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Como atrair mais clientes para a sua loja? Aprenda com nossas dicas!

Publicado em: 02/04/2020 09:03 | Atualizado em: 05/09/2022 22:08


 

Qual lojista não pensa em atrair mais clientes para o seu comércio? Apesar de esse ser um desejo bastante comum, nem todo mundo se atenta para ações que ajudam a tornar o seu ponto de venda mais interessante e a sua marca mais conhecida.

 

Como esse é um assunto de extrema importância para qualquer negócio (afinal, sem clientes não existem vendas) preparamos um conteúdo bem completo com dicas preciosas para a sua loja. Confira!

 

Por que devo investir em ações para atrair clientes?

Estamos passando por uma fase complicada na economia brasileira, com alta de preços, desemprego e flutuações que afetam negativamente o comércio.

 

Muitos comerciantes estão sentindo essa baixa e, com menos pessoas dispostas a comprar, o trabalho do lojista se torna ainda mais difícil, exigindo criatividade na hora de atrair clientes.

 

Oferecer um ambiente agradável para o seu consumidor, com funcionários bem treinados e preparados é o mínimo que se pode esperar. Além disso, é fundamental que o comerciante esteja atento a outras possibilidades, buscando diferenciar o seu negócio da concorrência.

 

As ações de atração de clientes são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio, porque permitem que você faça mais vendas, seja mais lembrado quando seus consumidores precisarem de itens que você vende, aumente a sua margem de lucro e lhe dê mais segurança para conseguir trabalhar com um bom caixa.

 

É claro que a propaganda “boca a boca” continua sendo importante, mas é preciso também fazer com que o seu negócio se torne mais conhecido e interessante, despertando a atenção das pessoas que passam próximas ao seu ponto de venda e também daquelas mais distantes, por meio de ações de propaganda, por exemplo.

 

Como atrair clientes para o seu comércio?

Como você viu, atrair clientes é algo imprescindível, mesmo que o seu negócio já seja bastante conhecido e tenha uma rede de consumidores fiéis. Veja 6 dicas que separamos e que podem lhe ajudar a atingir esse objetivo.

 

1. Torne sua loja agradável e atrativa expondo bem seus produtos

Um ambiente de loja aconchegante é essencial para que seus clientes se sintam bem dentro da sua loja. Isso significa, por exemplo, pensar na iluminação adequada, que permita enxergar todos os produtos. Além disso, vale destacar os produtos com margem de lucro maior, organizar adequadamente os seus expositores de produtos, deixar o preço de cada item visível, possuir uma loja sempre limpa, entre outros pontos.

 

Uma forma de tornar o seu comércio mais atrativo para as pessoas que estão passando na rua, por exemplo, é investindo na decoração correta da vitrine, afinal, ela pode ser o cartão de visitas da sua loja.

 

A vitrine precisa ser capaz de “conversar” com quem está transitando na rua. Por isso, dê um destaque maior àqueles produtos exclusivos que você oferece, que estejam em alta ou que tenham um apelo maior com seus consumidores.

 

Lembre-se que também é muito importante facilitar a vida do seu cliente, trabalhando corretamente a organização e tornando fácil que tudo seja encontrado. Uma boa ideia é agrupar produtos de categorias semelhantes ou que tenham relação em gôndolas próximas, por exemplo.

 

Outra sugestão muito bacana é educar os seus clientes, ensinando-os a usarem os produtos que você vende. Para isso, uma demonstração funciona muito bem, facilitando para que seus clientes entendam e vejam na prática o produto em uso.

 

Se você vende puxadores de móveis, por exemplo, poderá criar uma área dentro da sua loja com esses objetos expostos dentro de uma cena decorativa, ou com vários móveis com puxadores diferentes.

 

Esse apelo visual deixa o seu produto muito mais interessante para o consumidor, fazendo com que as vendas desses itens aumentem. Além disso, seus clientes sentem-se mais “instigados” a compra já que podem tocar o produto e interagir com o ambiente, aguçando outros sentidos nesse processo de compra.

 

2. Tenha preços competitivos

Principalmente em uma época de recessão como a que estamos vivendo, preços atrativos ainda são uma ótima maneira de fazer o seu negócio conseguir atrair mais clientes. E, para isso, trabalhar com bons fornecedores é primordial.

 

Se o seu fornecedor também trabalha com preços melhores, você consegue realizar promoções e oferecer descontos sem que isso implique demasiadamente na sua margem de lucro, mantendo a sua vida financeira mais organizada.

 

Por isso, é sempre importante conseguir variar os seus fornecedores e encontrar aqueles que ofereçam bons preços e qualidade. Afinal, ninguém deseja levar para casa um produto barato, mas que não funciona corretamente ou é um de material de baixa qualidade, por exemplo.

 

3. Faça eventos na sua loja

Os eventos são ótimos chamarizes, fazendo com que novos clientes acabem descobrindo a sua marca e conhecendo o seu espaço. Pense sobre o mix de produtos que você oferece e as principais dúvidas dos seus clientes e crie eventos atrativos e interessantes.

 

Você poderá, por exemplo, pensar em eventos simples, que caibam na sua realidade, mas que ajudem a diferenciar o seu comércio. Uma palestra para poucas pessoas com arquitetos ou decoradores, por exemplo, pode ajudar os seus clientes a pensarem em novas soluções para suas obras e reformas e ainda diferenciar o seu estabelecimento.

 

Outra ideia que você pode apostar é estreitando a sua relação com os fornecedores. Um novo produto está sendo lançado no mercado? Tente solicitar uma demonstração na loja e faça uma boa divulgação.

 

Além de um tema atrativo, você também poderá oferecer outros itens que tornem o seu evento um sucesso, como brindes gratuitos, sorteio de produtos, descontos especiais para quem comprar determinado produto no evento, entre outros.

 

4. Faça parcerias que agreguem valor ao seu negócio

As parcerias são ótimas formas de tornar a sua marca mais conhecida e de atrair novos clientes. Você poderá pensar em profissionais do ramo da construção, eletricistas ou outros que tenham relação com os itens que você vende e fechar parcerias, oferecendo descontos nas compras por indicação ou até uma porcentagem nas vendas.

 

O importante para uma parceria de sucesso é que ela seja vantajosa para os dois lados. Além dos profissionais, você também poderá pensar em outros negócios que estejam em setores correlatos ao seu e que possam ajudar a movimentar sua loja.

 

5. Ofereça comodidades e diferenciais

Quando os seus clientes sentem-se mais confortáveis na sua loja, eles tendem a passarem mais tempo nela, aumentando o ticket médio de consumo. Para isso, invista em cores agradáveis, climatização, estacionamento próprio, som adequado, café e água e funcionários bem treinados.

 

Além disso, pense em alguns diferenciais exclusivos do seu negócio e foque neles. Se você possui um mix variado de produtos, por exemplo, lembre-se de incluir esse detalhe nas suas promoções e também na comunicação dentro da sua loja, ou caso você trabalhe com marcas exclusivas.

 

Pense em quem é o seu cliente e o que ele gostaria de encontrar no seu comércio e foque nesses diferenciais, que podem ser vários, como: entrega rápida ou em horários alternativos, grande variedade de produtos, pagamento facilitado, entre outros.

 

E, então, com essas dicas, ficou fácil atrair mais clientes para o seu negócio e transformá-lo em sucesso de público e de vendas?

 

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