blog-banner

Conheça os diferentes tipos de corda

Publicado em: 24/02/2023 14:07 | Atualizado em: 03/03/2023 13:49

 

Conheça os diferentes tipos de corda

 

As cordas são itens que podem ser utilizados em diversas atividades, por isso, é ideal saber qual o material de corda certo para a sua necessidade.

 

No blog de hoje, vamos falar mais sobre esse item, te mostrando qual a corda ideal para cada necessidade.

 

Grupos e tipos de corda mais usados pelos consumidores

 

Vários tipos de matéria-prima são usadas na fabricação da cordas e, por isso, há um amplo mix de cordas disponíveis no mercado, com benefícios diferentes e de acordo com o tipo de material.

 

Essa variedade de opções se resume em três grupos principais de cordas:

 

  •         Naturais

 

Esse tipo de corda é produzida com materiais extraídos da natureza, a exemplo do sisal, muito usado em artesanato. Possui aparência estética mais rústica e são excelentes em resistência e durabilidade.

 

  •         Algodão

 

É bem resistente e possui alta variedade de cores e espessuras . Está presente em cordas de artesanato, acessórios de roupas, entre outros.

 

  •         Sintética

 

Diferente das naturais, as cordas sintéticas são fabricadas com elementos naturais que já passaram por algum processo de manipulação ou refinamento industrial, a exemplo do nylon, poliéster e polipropileno.

 

Agora que já conhece os principais grupos de cordas, confira os detalhes dos modelos procurados pelos consumidores.

 

Corda sisal

 

A corda de sisal recebe o nome da mesma matéria-prima usada na sua fabricação, a sisalana, uma planta típica da região semiárida do Brasil.

 

Em suas características, a planta possui alta resistência ao sol intenso e à aridez, sendo considerada a fibra vegetal mais dura que existe. Por isso, seu aspecto é mais áspero e rústico, ideal para decorar objetos em ambientes industriais e para confecção de peças de artesanato (tapetes, cestos, bolsas e até vasos).

 

A corda de sisal também é muito usada na agricultura para enlaçar os grandes fardos de produtos retirados do campo, e nas embarcações por conta da sua alta resistência à umidade e a intempéries.

 

No quesito funcional, as cordas de sisal são bem resistentes aos raios U.V. e contam com a vantagem de serem biodegradáveis. Contudo, quando ficam muito expostas ao tempo, podem estragar.

 

Quanto às opções desse modelo, existem diferentes espessuras para o cliente escolher que podem variar de 6 a 25MM, com tamanhos bem extensos. Já sua cor, sempre mantém o tom original do material cru e o aspecto mais natural da corda.

 

Características:

 

  •         Recomendada e muito usada em artesanatos;
  •         Uso comum na agricultura e navegações;
  •         Ótimo custo x benefício, com preço bem acessível;
  •         Alta resistência à umidade;
  •         Boa capacidade de carga.

 

Corda de nylon

 

A corda de Nylon é considerada a corda mais forte e flexível entre todos os tipos de cordas. Possui ótima qualidade, com alta resistência a cargas e umidade, não apodrecendo mesmo em contato com áreas de mofo ou fungos.

 

Essas características principais surgem a partir da sua matéria-prima, que utiliza em seu processo de fabricação resinas termoplásticas com excelente resistência a abrasão. Durante a produção, esse material passa por um processo que forma a estrutura do nylon com fibras contínuas e bem largas, o que favorece sua boa elasticidade.

 

É muito comum ver a corda de nylon em atividades de resgate dos bombeiros e, por isso, também é chamada de corda de bombeiro. Também é muito usada para amarração de cargas, elevação de materiais e equipamentos e até mesmo em brinquedos como balancins, além de diversas outras aplicações.

 

Embora seja bem resistente, deve-se evitar o contato da corda de nylon com produtos químicos, pois isso pode gerar danos e até mesmo destruir o material. Além disso, quando muito expostas aos raios ultravioletas e altas temperaturas, são facilmente degradadas.

 

Características:

  •         Considerada o tipo de corda mais forte;
  •         Possui alta resistência e durabilidade;
  •         Muito usada em resgates e amarrações em geral;
  •         Baixa resistência a altas temperaturas, produtos químicos e raios ultravioletas.

 

Corda de poliéster

 

 

 

Fabricada com garrafas PET recicladas, esse modelo é bem versátil, sendo usado para várias aplicações do dia a dia em casa ou no trabalho e até mesmo na produção de peças de artesanato. Entre as diversas possibilidades de uso, é comum sua presença em:

 

  •         Móveis e acessórios moveleiros;
  •         Amarrações da agropecuária e pesca;
  •         Operações na indústria e comércio;
  •         Obras de construção civil;
  •         Áreas de Transporte;
  •         E amarrações em geral.

 

A corda de poliéster pertence à mesma família das cordas de nylon, fibras sintéticas, mas possui algumas características distintas, a começar pelas fibras mais pesadas e sua menor resistência. Por outro lado, diferente do nylon, tem boa resistência à exposição de raios ultravioleta.

 

Por conta dessas características opostas, é muito comum encontrar cordas mistas, fabricadas com esses dois materiais ao mesmo tempo. Nesses casos, a capa da corda é feita em poliéster e o núcleo em nylon.

 

Quando isso acontece, o lado externo protege contra os raios ultravioletas e a parte interior garante maior capacidade de carga de choque.

 

Características:

 

  • Possui boa resistência ao atrito;
  • Alta capacidade de carga e abrasão;
  • Boa resistência à exposição de raios ultravioleta;
  • Baixa capacidade de absorção de carga de choque.

 

Corda de polipropileno

 

Também pertencente ao grupo de cordas sintéticas, a corda de polipropileno é popularmente chamada de PP e possui excelente resistência à ruptura por fadiga ou flexão, garantindo também boa resistência a impacto.

 

Seu processo de fabricação com Polipropileno e o Polietileno produz uma corda bem leve, com peso muito baixo dos demais modelos, o que facilita sua flutuação. Possuem boa resistência a produtos químicos e ácidos e ao calor, o que também proporciona uma ótima absorção ao choque.

 

 

Além da pesca e atividades em água, a corda de polipropileno é muito usada para amarração de carga, sendo muito conhecida como corda de caminhoneiro. Sua estrutura é ideal para amarrar cargas e fixar lonas, por conta da sua boa fixação de nó e eficiência na amarração.

 

Características:

 

  • Mais frágeis que o nylon;
  • Alta resistência à tração;
  • Excelente absorção ao choque;
  • Excelente capacidade de flutuação;
  • Possui material leve e de fácil manuseio.

 

As cordas são itens de utilidade com alta multifuncionalidade, facilmente usadas em atividades do dia a dia, seja para reparo, manutenção e até mesmo decoração. Elas estão presentes em diversas áreas como construção civil, decoração, artesanato, esporte e vários outros setores.

 

Toda essa versatilidade se transforma em variedade quando se trata dos modelos de corda disponíveis no mercado. Para atender cada atividade das diferentes áreas as cordas estão divididas em três grupos: naturais, sintéticas e algodão.

 

Essa divisão gera vários modelos de cordas, com diferentes aplicações, cores e espessuras, sendo que as principais você já conheceu aqui:

 

  • Corda de sisal;
  • Corda de Nylon;
  • Corda de Poliéster;
  • Corda de Polipropileno.

 

Embora diferentes, todas possuem boa resistência e durabilidade quando aplicadas da forma correta.

 

Aproveite a oportunidade e conheça os modelos de cordas disponíveis na Completa.

 

DESTAQUES

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

No blog de hoje, vamos trazer os principais materiais utilizados na fabricação de móveis e fornecer dicas práticas para os clientes escolherem os produtos mais adequados para suas necessidades e orçamento.

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024