Informe seu estado para receber
as ofertas personalizadas para a sua região.
*A geolocalização do seu navegador está desabilitada! Para que a seleção seja feita automaticamente, acesse as configurações do seu navegador e permita que o site da completa acesse a sua localização.
Publicado em: 24/02/2023 14:07 | Atualizado em: 03/03/2023 13:49
As cordas são itens que podem ser utilizados em diversas atividades, por isso, é ideal saber qual o material de corda certo para a sua necessidade.
No blog de hoje, vamos falar mais sobre esse item, te mostrando qual a corda ideal para cada necessidade.
Vários tipos de matéria-prima são usadas na fabricação da cordas e, por isso, há um amplo mix de cordas disponíveis no mercado, com benefícios diferentes e de acordo com o tipo de material.
Essa variedade de opções se resume em três grupos principais de cordas:
Esse tipo de corda é produzida com materiais extraídos da natureza, a exemplo do sisal, muito usado em artesanato. Possui aparência estética mais rústica e são excelentes em resistência e durabilidade.
É bem resistente e possui alta variedade de cores e espessuras . Está presente em cordas de artesanato, acessórios de roupas, entre outros.
Diferente das naturais, as cordas sintéticas são fabricadas com elementos naturais que já passaram por algum processo de manipulação ou refinamento industrial, a exemplo do nylon, poliéster e polipropileno.
Agora que já conhece os principais grupos de cordas, confira os detalhes dos modelos procurados pelos consumidores.
A corda de sisal recebe o nome da mesma matéria-prima usada na sua fabricação, a sisalana, uma planta típica da região semiárida do Brasil.
Em suas características, a planta possui alta resistência ao sol intenso e à aridez, sendo considerada a fibra vegetal mais dura que existe. Por isso, seu aspecto é mais áspero e rústico, ideal para decorar objetos em ambientes industriais e para confecção de peças de artesanato (tapetes, cestos, bolsas e até vasos).
A corda de sisal também é muito usada na agricultura para enlaçar os grandes fardos de produtos retirados do campo, e nas embarcações por conta da sua alta resistência à umidade e a intempéries.
No quesito funcional, as cordas de sisal são bem resistentes aos raios U.V. e contam com a vantagem de serem biodegradáveis. Contudo, quando ficam muito expostas ao tempo, podem estragar.
Quanto às opções desse modelo, existem diferentes espessuras para o cliente escolher que podem variar de 6 a 25MM, com tamanhos bem extensos. Já sua cor, sempre mantém o tom original do material cru e o aspecto mais natural da corda.
Características:
A corda de Nylon é considerada a corda mais forte e flexível entre todos os tipos de cordas. Possui ótima qualidade, com alta resistência a cargas e umidade, não apodrecendo mesmo em contato com áreas de mofo ou fungos.
Essas características principais surgem a partir da sua matéria-prima, que utiliza em seu processo de fabricação resinas termoplásticas com excelente resistência a abrasão. Durante a produção, esse material passa por um processo que forma a estrutura do nylon com fibras contínuas e bem largas, o que favorece sua boa elasticidade.
É muito comum ver a corda de nylon em atividades de resgate dos bombeiros e, por isso, também é chamada de corda de bombeiro. Também é muito usada para amarração de cargas, elevação de materiais e equipamentos e até mesmo em brinquedos como balancins, além de diversas outras aplicações.
Embora seja bem resistente, deve-se evitar o contato da corda de nylon com produtos químicos, pois isso pode gerar danos e até mesmo destruir o material. Além disso, quando muito expostas aos raios ultravioletas e altas temperaturas, são facilmente degradadas.
Características:
Fabricada com garrafas PET recicladas, esse modelo é bem versátil, sendo usado para várias aplicações do dia a dia em casa ou no trabalho e até mesmo na produção de peças de artesanato. Entre as diversas possibilidades de uso, é comum sua presença em:
A corda de poliéster pertence à mesma família das cordas de nylon, fibras sintéticas, mas possui algumas características distintas, a começar pelas fibras mais pesadas e sua menor resistência. Por outro lado, diferente do nylon, tem boa resistência à exposição de raios ultravioleta.
Por conta dessas características opostas, é muito comum encontrar cordas mistas, fabricadas com esses dois materiais ao mesmo tempo. Nesses casos, a capa da corda é feita em poliéster e o núcleo em nylon.
Quando isso acontece, o lado externo protege contra os raios ultravioletas e a parte interior garante maior capacidade de carga de choque.
Características:
Também pertencente ao grupo de cordas sintéticas, a corda de polipropileno é popularmente chamada de PP e possui excelente resistência à ruptura por fadiga ou flexão, garantindo também boa resistência a impacto.
Seu processo de fabricação com Polipropileno e o Polietileno produz uma corda bem leve, com peso muito baixo dos demais modelos, o que facilita sua flutuação. Possuem boa resistência a produtos químicos e ácidos e ao calor, o que também proporciona uma ótima absorção ao choque.
Além da pesca e atividades em água, a corda de polipropileno é muito usada para amarração de carga, sendo muito conhecida como corda de caminhoneiro. Sua estrutura é ideal para amarrar cargas e fixar lonas, por conta da sua boa fixação de nó e eficiência na amarração.
Características:
As cordas são itens de utilidade com alta multifuncionalidade, facilmente usadas em atividades do dia a dia, seja para reparo, manutenção e até mesmo decoração. Elas estão presentes em diversas áreas como construção civil, decoração, artesanato, esporte e vários outros setores.
Toda essa versatilidade se transforma em variedade quando se trata dos modelos de corda disponíveis no mercado. Para atender cada atividade das diferentes áreas as cordas estão divididas em três grupos: naturais, sintéticas e algodão.
Essa divisão gera vários modelos de cordas, com diferentes aplicações, cores e espessuras, sendo que as principais você já conheceu aqui:
Embora diferentes, todas possuem boa resistência e durabilidade quando aplicadas da forma correta.
Aproveite a oportunidade e conheça os modelos de cordas disponíveis na Completa.
As ferragens anticorrosivas são uma solução essencial para proteger móveis e estruturas contra os danos causados pela umidade, prolongando sua vida útil e mantendo sua estética.
No blog de hoje, abordaremos os principais indicadores a serem acompanhados e como eles podem ajudar na tomada de decisões estratégicas.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
PRODUTOS
© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024