blog-banner

Guia Prático de como instalar corrediças telescópicas

Publicado em: 28/07/2021 16:23 | Atualizado em: 28/09/2021 15:32

Dedo apontando corrediça telescopica

 

Muitas pessoas não sabem como fazer a instalação da corrediça telescópica. Alguns até se assustam com o acessório e acham complicado demais usá-lo sem a ajuda de um profissional de marcenaria.

 

Por isso, hoje vamos mostrar como esse processo é mais simples do que você imagina. Através do passo a passo para a fixação das corrediças, vai estar pronto para fazer sua própria instalação sem depender de outras pessoas na hora de fixar essa ferragem.

 

Mas antes disso, você vai conhecer o que é e como funciona as corrediças. Afinal. Quanto mais estiver por dentro da estrutura e função, melhor será sua aprendizagem sobre a instalação.

 

O que é e para que serve as corrediças telescópica

 

A corrediça faz parte do grupo de ferragens para móveis e sua principal função é garantir o bom funcionamento do sistema de abertura e fechamento das gavetas ou prateleiras extensíveis. Por isso, seu principal uso é no segmento moveleiro, especificamente em projetos de móveis planejados.

 

Esse tipo de ferragem também costuma ser chamado de trilo telescópico por conta da sua estrutura que é fabricada em 3 partes, que formam o sistema de rolamento no trilho metálico. São elas:

 

  • Peça 1: barra fina de metal com tamanho maior que fica presa ao móvel, na parte lateral onde a gaveta será instalada.
  • Peça 2: barra também de metal com tamanho intermediário, fixado na parte interna do trilho preso à mobília.
  • Peça 3: barra de metal com tamanho menor que é presa na lateral da gaveta

 

Com essa combinação de trilhos, sendo um encaixado dentro do outro, é possível ter um sistema com mecanismo silencioso para abertura e fechamento das gavetas. Com isso, esse movimento de abrir e fechar fica muito mais fluído e sofisticado para o usuário.

 

No quesito estético, a corrediça telescópica também corresponde bem aqueles que um estilo mais sofisticado. Suas ferragens não ficam tão aparentes no móvel, deixando o aspecto visual mais limpo. Já o acabamento, pode ser feito com zinco ou As estruturas metálicas metálico pode contar com uma finalização.

 

Por conta dessa Vantagens e desvantagens

 

  • requer mais atenção por conta das medidas exigidas para instalação.
  • sistema com travamento que torna mais difícil a retirada do compartimento.
  • excelente ganho na abertura, pois permite a extração total da gaveta, sem o risco de cair.
  • ideal para gavetas com tamanho médio a grande, cuja capacidade máxima seja de 45 kg
  • possui diferentes sistemas de abertura: convencional, sistema de toque ou pressão.

 

Corrediças telescópicas na mesa

 

Passo a passo de como usar a corrediça telescópica

 

Existem dois métodos para fazer a instalação das corrediças:

 

  • Simples: a corrediça é fixada no meio da gaveta, usando como base a medida do centro do compartimento.

 

corrediça simples

 

  • Complexo: onde a corrediça é fixada na parte de baixo da gaveta, cujas etapas exigem mais atenção por conta dos pequenos detalhes da instalação.

 

corrediça complexa

 

Caso prefira simplificar o processo de instalação, o melhor método para você fazer em casa é a fixação da corrediça no meio da gaveta. Inclusive é este que vamos ensinar aqui!

Para facilitar sua compreensão, dividimos a instalação em 3 partes: preparação, fixação da corrediça na gaveta e fixação da corrediça na parede dos móveis.

 

Confira o passo a passo!

 

Etapa 1: Preparação para instalação

 

  1. Retire a corrediça da embalagem e estenda o braço telescópico por completo, até o máximo permitido. O lado menor será fixado na gaveta e, portanto, deve ser retirado antes de fazer a instalação.

    Trilho telescópico esticado
  2. Para retirá-la, existe um mecanismo entre as duas partes feito justamente para extrair a peça da corrediça. Aperte ele e retire a peça menor que será instalada na gaveta.

    mecanismo corrediça telescopica

  3. Agora você terá nas mãos duas peças: a menor que vai instalar na gaveta e as outras duas já conectadas para fixar na parte do armário.

    peça menor corrediça telescopica

  4. Para a instalação das gavetas no armário ou estrutura de madeira, certifique-se que em cada lado haverá uma distância de 13 mm entre a lateral da gaveta e a parede, bem como a distância de 1 cm na parte de baixo, entre a base do móvel e a gaveta, ou entre gavetas (quando for instalar o segundo compartimento).

    espaçamento para a gaveta

Etapa 2: Instalação da corrediça na gaveta

 

  1. Com a gaveta em mãos, utilize uma fita métrica para encontrar o centro exato da altura da lateral da gaveta. Depois, faça a marcação do centro na lateral da gaveta usando uma régua.

    Centro da gaveta

  2. Utilize a parte menor da corrediça, aquele que já retirou, para fixar na gaveta.

  3. Lembre-se de deixar a parte da frente da corrediça direcionada para a parte frontal da gaveta, em cima da linha marcadora da lateral.

    Menor peça no centro da gaveta

  4. Localize os furtos oblongos, conforme a imagem, faça a marcação com o lápis e depois fure com chave de fenda ou furadeira.

    Localizando furos oblongos

  5. Fixe os parafusos e repita o mesmo processo na outra lateral.

 

Etapa 3: Corrediça na parede do armário

 

  1. Antes de fixar a segunda peça, deve medir o centro novamente, agora na parede do armário, com o acréscimo de 1 cm do centro da gaveta. Por exemplo, se a metade da gaveta foi 7,5 mm, a medida para instalação da corrediça no armário será de 8,5 mm.

    Tamanho 8,5cm parede gaveta

  2. Faça a marcação do centro e coloque a corrediça, deixando um espaço de 2 mm na parte frontal da parede do armário.

    espaçamento corrediça telescopico

  3. Marque os furos oblongos e fixe os parafusos com chave de fenda ou parafusadeira.

    Marcando furos oblongos

  4. Repita o mesmo procedimento na outra lateral. Depois de instalada as corrediças, é hora de encaixar a gaveta e testar o nivelamento. Para isso, instale a gaveta sobre no armário e avalie seu alinhamento. Se após a inserção da gaveta, você verificar a necessidade de algum alinhamento, faça isso ajustando os parafusos nos furos oblongos ou através da “orelha” que existe na corrediça e ser para correções manuais, caso a gaveta esteja menor do que o previsto.

 

Se após a inserção da gaveta, você verificar a necessidade de algum alinhamento, faça isso ajustando os parafusos nos furos oblongos ou através da “orelha” que existe na corrediça e ser para correções manuais, caso a gaveta esteja menor do que o previsto.

 

Por isso, NUNCA faça a fixação definitiva sem antes testar as gavetas!

 

Através dessas suas formas, furos oblongos e orelhas, você vai conseguir compensar essa medida, antes de fixar completamente a gaveta.

 

Caso o seu móvel tenha mais de uma gaveta, deve seguir os mesmos passos, mas lembrando de acrescentar 1 cm à metade da altura da gaveta. É fundamental manter esse espaçamento para não gerar atrito entre as gavetas.

 

Agora que você já aprendeu a instalar as corrediças telescópicas, basta escolher o modelo que melhor se adequa ao seu projeto e colocar a mão na massa.

 

Catalogo corrediças telescópicas

DESTAQUES

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

No blog de hoje, vamos trazer os principais materiais utilizados na fabricação de móveis e fornecer dicas práticas para os clientes escolherem os produtos mais adequados para suas necessidades e orçamento.

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024