blog-banner

6 tipos de ferragens necessárias para a sua loja

Publicado em: 09/09/2022 12:56 | Atualizado em: 11/10/2022 12:08

 

6 tipos de ferragens necessárias para a sua loja  

 

Os acessórios de ferragens geralmente são peças pouco notadas pelas pessoas, mas são elas que fazem toda diferença para uma instalação mais segura e firme. 

 

Esses itens estão presentes nos mais variados tipos de objetos e superfícies, com funções também muito diferentes. Por isso, uma das principais características desse tipo de produto é a versatilidade. São inúmeras situações em que o consumidor pode precisar do acessório e, claro, sua loja precisa ter para oferecer. 

 

No artigo de hoje vamos falar sobre diferentes itens de ferragem para você entender a importância de mantê-los em sua loja, sempre atendendo às necessidades de seus clientes e aumentando seu volume de vendas. 

 

A importância das ferragens para o mix de produtos das lojas  

 

Para começar, vamos revelar algumas curiosidades sobre esse universo de ferragens e deixar você por dentro das suas características, benefícios e tipos de uso. 

 

Tudo que é fabricado tendo como matéria-prima o ferro ou metais é considerado ferragem. Por conta dessa característica, esse tipo de peça está presente em praticamente tudo, desde grandes estruturas até móveis e objetos do a dia. 

 

Para cada tipo de uso, as ferragens desempenham uma função diferente. Geralmente suas aplicações proporcionam dois papéis: 

 

  • Funcional: tornando mais prático o funcionamento e manuseio das estruturas onde está instalada, seja conectando as partes ou gerando mais mobilidade e articulação entre elas. 
  • Estético: com diferentes acabamentos, formatos e tamanhos, contribui para a composição visual dos espaços e mobílias onde está presente. 

 

Tipos de ferragens 

 

As ferragens estão divididas em dois grupos: técnico e decorativo. 

 

No lado técnico engloba-se todas as ferragens que cumprem um papel mais funcional. Ou seja, são peças metálicas que interferem diretamente no desempenho, durabilidade e resistência de uma estrutura. Dessa forma, as ferragens técnicas são aquelas que garantem a funcionalidade do móvel ou objeto, mantendo sua boa sustentação e proteção. 

 

Já o grupo decorativo, conta com todas as ferragens que têm uma função mais estética. São peças cujo acabamento, design e estilo complementam o aspecto visual do ambiente. Inclusive, muitas vezes elas são escolhidas justamente para compor a decoração dos espaços. 

 

Vale ressaltar que algumas ferragens cumprem, ao mesmo tempo, essas duas funções. É o caso dos puxadores, das cantoneiras, dobradiças, ponteiras, pés para móveis, entre outros acessórios. 

 

Usos e aplicações 

 

Por conta da sua excelente durabilidade e resistência as ferragens são muito utilizadas pelos consumidores em geral. É muito comum ver sua aplicação nos mais variados segmentos, entre eles: 

 

  • Serralheria, na fabricação de estruturas ou componentes de articulação;
  • Marcenaria ou indústria moveleira, produzindo peças para fazer abertura, articulação e sustentação de móveis (armário, gaveteiros, racks, guarda-roupa, etc.), bem como na instalação de portas e janelas de madeira;
  • Vidraçaria, seja compondo estruturas de vidro ou como elemento de articulação e proteção; 
  • Decoração, com objetos decorativos compondo os ambientes (puxadores, pezinhos, entre outros); 
  • Utilidades domésticas, a exemplo de utensílios de cozinha e de organização;
  • Publicidade, na montagem de estruturas e suportes para peças de comunicação; 
  • Entre outros.

 

Diante de tantas possibilidades, o segmento de ferragens é um dos setores que mais merece investimento na definição do mix de produtos. É um setor que sua empresa pode diversificar bastante o estoque, atingir diferentes públicos para a loja e ainda melhorar suas vendas. 

 

As ferragens indispensáveis para manter na sua loja 

 

Agora que já conhece a importância e vantagens de investir no mix de ferragens, fique por dentro dos principais acessórios do setor que não podem faltar a sua loja. 

 

  1. Tarjeta Aliança

 

As tarjetas são acessórios usados nas portas e/ou portões de entrada ou de fundos de residências e estabelecimentos comerciais. Seu uso é indicado para promover o travamento dessas estruturas, garantindo maior segurança nesses locais. 

 

Sua utilização é feita quando há necessidade de trancar com mais firmeza as portas, impedindo a entrada indevida de pessoas. Assim, mesmo alguém com a chave, não conseguirá abrir completamente a porta. 

 

É comum ver essa peça sendo aplicada em portas de madeira, vidro ou alumínio. Em todas elas seu desempenho é o mesmo, com eficácia e resistência, mantendo a boa proteção dos espaços. Ela é uma peça pequena e com formato bem simples, o que contribui para um design discreto que harmoniza com a decoração de qualquer ambiente. 

 

A estrutura da tarjeta aliança pode ser dividida em duas partes, a chapa com 4 furos que faz o encaixe da peça nas superfícies e a lingueta responsável pela trava da porta. Já seu acabamento é mais fosco por conta da sua fabricação em aço, que garante essa tonalidade para a tarjeta. 

 

Para fazer sua instalação é muito fácil. Basta encaixar a chapa na superfície que deseja, parafusar nos locais indicados e pronto. O reforço na segurança já está montado! 

 

Por ser um produto de fácil instalação e com boa proteção às portas, é um produto com boa saída nas lojas de materiais de construção. Por isso, é uma peça que não pode faltar no seu mix de ferragens. 

 

Principais características: 

 

  • Promove o travamento de portas e portões de forma simples; 
  • Possui material resistente e com boa durabilidade; 
  • Indicado para portas de madeira, alumínio ou vidro; 
  • É de fácil Instalação. 

 

  1. Mosquetão com girador

 

Por definição, o Mosquetão é um equipamento de segurança que pode ser usado de forma profissional por pessoas que realizam trabalhos em altura ou de modo esportivo para uso em atividades recreativas. 

 

A partir dessa divisão, existem diferentes categorias que definem o uso dos mosquetões. Este modelo de mosquetão com girador classifica-se na categoria B, sendo muito usado para conectar equipamentos como chapas, cordas, toldos, arreio, entre outros que não necessitam de sistema de travamento de segurança. 

 

Também conhecido como Conector de Base, esse acessório é fabricado em aço zincado, o que torna o mosquetão com excelente resistência. Já seu acabamento pode ser natural com tonalidade mais fosca, ou niquelado com resultado mais brilhante à peça. Seu formato pode ser encontrado em diversas formas: oval, formato D, assimétrico ou simétrico, entre outros. 

 

É importante ressaltar que essa ferragem não é a mesma usada para ancoragem. Ele serve para conexões mais simples e, portanto, é mais indicada para tarefas menos complexas do dia a dia. 

 

Por conta do seu uso comum, frequentemente os consumidores buscam pelo acessório nas lojas. Logo, é um item que não pode faltar no setor de ferragens das lojas. 

 

Principais características: 

 

  • Indicado para conectar equipamentos simples (cordas, toldos, chapas, etc.); 
  • Não recomendado para ancoragem; 
  • Variedade de modelos; 
  • Material resistente. 

 

 

  1. Gonzo

 

Quase imperceptível, o gonzo é um acessório de rolamento mecânico que serve para conectar peças sólidas. Ele atua como um eixo de rotação fixa que permite que duas peças girem com um pouco mais de liberdade uma em relação a outra. 

 

Sua aplicação é muito comum na serralheria para fabricação de dobradiças de portões, bem na rotina de marceneiros para montagem de móveis e peças. Sua principal função é permitir um ângulo de rotação limitado entre as peças, de modo que o giro das peças seja mais fácil. 

 

Fabricado em aço inoxidável, o gonzo é super resistente e conta com proteção contra corrosão, o que garante mais durabilidade à peça. 

 

A presença do gonzo no mix de ferragens é fundamental para atrair os profissionais de marcenaria e serralheiros para sua loja. Afinal, esse é um os principais itens de trabalho no dia a dia deles. 

 

Principais características: 

 

  • Presente na montagem de mobílias e peças; 
  • Muito usado por serralherias para fabricação de dobradiças; 
  • Fabricado em metal resistente e com boa durabilidade. 

 

  1. Clip cabo de aço

 

Também conhecido como grampos para cabos de aço, esse acessório é muito usado para confeccionar lingas de cabos de aço de forma prática e rápida. Essas lingas são peças usadas para prender ou amarrar objetos que são elevados mecanicamente. Os clips também são utilizados em operações de locomoção horizontal, a exemplo do reboque. 

 

Esses usos exigem uma ferragem de aço, já que é um material super resistente e ideal para essas tarefas. Por isso, a fabricação do clip cabo de aço é feita em aço fundido e com haste de fixação também em aço um pouco mais maleável. Isso garante ao rosqueamento maior resistência. 

 

Entre os modelos disponíveis, existem dois tipos de clip ou grampo para cabo de aço: 

 

  • Grampos leve (DIN-741): com acabamento galvanizado eletrolítico, sendo mais usado em redes de pesca, atividades de transporte horizontal de objetos e fabricação de lingas. 
  • Grampos pesados: com galvanização a fogo, é indicado para produção de lingas de cabo de aço que formam os olhais para firmar o cabo. Eles são super resistentes e os ideais para suporte na fixação dos cabos. 

 

Esse acessório é ideal para manter no mix de ferragens, pois costuma ser muito procurado por clientes que buscam por segurança nos sistemas de ancoragem. 

 

Principais características 

 

  • Indicado para operações de locomoção horizontal; 
  • Usado na fabricação de lingas de cabo de aço; 
  • Super resistente e com alta durabilidade; 
  • Possui modelos leves e pesados, ambos.  

 

 

  1. Cantoneira com capa

 

A cantoneira com capa é muito usada para a fixação de armários presos diretamente na parede e para emendas de gavetas, estantes, módulos aéreos e prateleiras. Seu principal diferencial está na capa que proporciona mais sutileza ao acabamento metálico da peça. Por isso, este acessório é uma excelente escolha para quem busca mais discrição no uso das cantoneiras.

 

A cantoneira com capa foi criada pensando apenas nas aplicações para alvenaria. Contudo, seu sucesso no mercado ampliou seu uso para instalação de móveis em MDF, MDP, compensados e madeiras em geral. Atualmente, sua instalação é indicada para ambientes com maior exigência estética. 

 

Semelhante às cantoneiras tradicionais, esse modelo serve para dar sustentação às estruturas, sem comprometer o aspecto visual do ambiente. Ele também pode ser usado para fazer o arremate de ângulos parede e de degraus, evitando assim o desgaste dessas superfícies causados por atritos com objetos. 

 

Em sua estrutura, a cantoneira com capa possui um corpo metálico, sendo fabricada emaço, ferro ou alumínio. Por fora, na parte da capa, conta com plástico rígido de alta qualidade que garante maior durabilidade e resistência à peça. 

 

Principais características 

 

  • Indicada para quem busca esconder as ferragens; 
  • Maior proteção à ferragem da cantoneira; 
  • Variedade de capas com diferentes cores; 
  • Excelente acabamento estético; 
  • Facilidade de instalação; 
  • Alta resistência e qualidade.

 

  1. Dobradiça de ferro Silvana

 

A dobradiça de ferro Silvana é um tipo de dispositivo mecânico usado para conectar duas estruturas. Seu uso permite que duas partes fixas sejam articuladas, possibilitando a rotação dessas peças. É muito comum ver sua aplicação em portas, janelas e portões, garantindo uma abertura e fechamento suavizada e sem barulho. 

 

Em sua estrutura, as dobradiças de ferro contam com dois módulos conectados por um eixo central que pode ser fabricado com anel ou pino (gonzo). Cada um desses módulos é instalado nas diferentes superfícies, uma no portão/porta e o outro fixado na parede que vai sustentar as portas.

 

Quanto aos modelos, existem dois tipos de dobradiça de ferro para portas:

 

  • Com anel: por ser mais resistente, é mais indicada para portas de entrada e estruturas mais pesadas.  
  • Pino: mais comum no mercado e presente na maioria das casas e estabelecimentos comerciais. Ela é mais usada em portas leves instaladas em áreas internas. 

 

A dobradiça de ferro Silvana pode ser instalada por qualquer pessoa. Basta fazer as marcações nos locais de perfurações, fixar o módulo da porta com parafusos e depois fixar a dobradiça na parede. Isso vai garantir segurança e mais firmeza e segurança nas instalações. 

 

Principais características: 

 

  • Indicado para uso em portas, janelas e portões; 
  • Promove a abertura e fechamento suavizado das portas; 
  • Garante a boa sustentação e articulação das estruturas. 

 

 

Todos esses acessórios já estão presentes na sua loja? 

 

Os estabelecimentos que mantêm essas ferragens em seu mix de produtos se destacam frente à concorrência. Quando o cliente entende que na sua empresa ele encontra tudo que precisa, dificilmente vai buscar o produto em outro lugar. 

 

Dessa forma investir na diversificação dos seus produtos é fundamental para fidelizar os consumidores. Por isso, invista no seu mix e potencialize suas vendas! 

 

Caso queira entender mais e se aprofundar no assunto das ferragens, aprenda os diferenciais das 5 maiores marcas de ferragens para marcenaria no nosso blog

 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024