blog-banner

A importância da capa de chuva ideal para motociclistas

Publicado em: 07/07/2022 12:42 | Atualizado em: 11/07/2022 01:57

capa de chuva motoqueiro motoboy

 

A importância da capa de chuva ideal para motociclistas

 

As pessoas que andam de motocicleta todos os dias, seja para se locomover ou para trabalhar, não podem ser paradas por dias chuvosos. Nessas horas, a melhor opção para continuar o trajeto em segurança é usar as capas de chuva para motociclistas, já que elas impedem que o piloto tenha contato direto com a chuva e se molhe durante o percurso.

 

Além de ajudar na proteção contra a chuva e o vento, a capa de chuva ainda evita acidentes e o surgimento de doenças respiratórias, garantindo maior segurança e tranquilidade durante as viagens.

 

Neste blog você vai aprender mais sobre todas as características e vantagens desse importante equipamento de proteção individual que faz toda a diferença na vida do motociclista.

 

Benefícios causados pela capa de chuva para motociclista

 

Quando um motociclista enfrenta um tempo chuvoso, a primeira coisa que ele precisa fazer é parar. Se ele prosseguir o trajeto sem qualquer tipo de proteção, corre um grande risco de sofrer acidente ou ter uma doença respiratória depois.

 

Contudo, nos casos em que o motociclista não pode parar por conta do cumprimento de horário no trabalho ou prazo de entregas, a escolha mais segura é usar um equipamento de proteção individual (EPI) para manter seu corpo bem protegido.

 

A capa de chuva para motociclista é esse equipamento que protege o corpo inteiro do piloto, mantendo-o devidamente coberto e sem o contato direto com a chuva. Isso é possível graças ao seu material impermeável que impede o condutor de se molhar.

 

Desta forma, a capa de chuva para motoqueiros garante maior proteção e segurança do(a) motociclista durante o deslocamento em tempos chuvosos. Mas não é somente esse benefício que ela promove!

 

Existem diversas outras vantagens que o acessório concede ao piloto da moto:

 

1. Protege contra o vento e o frio

 

Todos os modelos de capas de chuva para pilotos de moto impedem tanto a passagem da água, como também cortam as correntes de vento que atingiriam o corpo do piloto. Isso ajuda a manter o aquecimento interno e reduzir o frio durante o trajeto na chuva.

 

Com essa proteção, o condutor previne doenças respiratórias e dirige melhor e com maior segurança.

 

2. Previne contra acidentes na estrada

 

Caso o piloto siga dirigindo a moto sem uso da capa de chuva, duas coisas costumam acontecer: obviamente ele vai se molhar e, consequentemente, ficará incomodado para dirigir.

 

O contato direito com a chuva, desconcentra totalmente o piloto e pode gerar sérios erros na condução da moto e danos à saúde física do motociclista. Portanto, usar capa de chuva enquanto dirige a moto é, sobretudo, uma forma de prevenir e reduzir acidentes na estrada.

 

3. Mais conforto e bem-estar

 

A maioria das capas de chuva para motociclista ajuda a manter o aquecimento do corpo, mesmo diante de todo vento e frio causado pela chuva. Isso deixa o piloto mais confortável para dirigir a moto, sem se preocupar com as condições climáticas.

 

Sem esse benefício, as pessoas acabariam se desconcentrando mais por causa do desconforto com a roupa molhada e o vento sobre o corpo.

 

4. Otimiza o tempo no dia chuvoso

 

Para os motociclistas que não podem perder tempo esperando a chuva passar, esse equipamento de proteção individual é uma excelente solução. Em poucos minutos você veste a roupa e rapidamente pode retomar seu itinerário, sem comprometer a chegada nos compromissos.

 

No dia a dia de uma empresa, por exemplo, o acessório contribui para otimizar o tempo de deslocamento dos motociclistas mesmo em dias chuvosos, se tornando a melhor opção para entregas.

 

Já para aqueles que usam a moto como meio de transporte, o acessório é “uma mão na roda”. Sem a capa de chuva para motoqueiros é impossível impedir que o condutor se molhe e chegue no trabalho com atrasos.

 

5. Ajuda na prevenção contra doenças respiratórias

 

Esse benefício é mais percebido a longo prazo, quando após o contato direto com a chuva e os ventos fortes, o piloto começar a notar os sinais de resfriados e/ou doenças respiratórias. Tudo pela simples ausência da capa de chuva.

 

Usar a capa de chuva para motociclista é também uma forma de promover a saúde do condutor e evitar absenteísmo no trabalho.

 

Além desses benefícios, vale destacar também a versatilidade dessa capa de chuva, que permite seu uso por outros profissionais que precisam proteger o corpo do contato com grandes volumes de água e/ou produtos tóxicos, por exemplo.

 

Por conta da sua estrutura e dos materiais de fabricação, o uso do acessório como um equipamento de proteção individual é estendido a qualquer pessoa que necessite desse tipo de proteção (seja na indústria, na vida cotidiana ou na atuação comercial).

 

Estrutura e tipos de capas de chuva para motociclista

 

Existem diversas capas de chuva disponíveis no mercado, sendo cada uma diferente no tipo de matéria-prima, tamanho e até cores.

 

Alguns modelos, por exemplo, podem ser mais compactos para caber no baú das motos e facilitar seu transporte. Outros contam com cores básicas e até indicadores fluorescentes para aumentar a visibilidade de outros condutores em relação ao piloto e assim melhorar a segurança na estrada.

 

No geral, as capas de chuva para motociclista são compostas por duas peças: a calça e a jaqueta. Elas são fabricadas em materiais do tipo PVC, nylon ou couro, podendo ou não ter um revestimento interno em poliéster. Na composição da capa, os requisitos básicos que não podem faltar são: impermeabilidade, resistência e durabilidade.

 

Se uma capa não for impermeável é impossível garantir a proteção do piloto das motos. É justamente a taxa de impermeabilidade que determina o quanto ela será capaz de reter a água. Quanto mais impermeável, menos encharcado ficará o equipamento.

 

Devido às condições que o piloto vai enfrentar, a resistência também é outro fator muito importante. Ela indica a probabilidade de rasgos e furos, facilitando assim a entrada de água e reduzindo o tempo de vida útil do equipamento. Quanto mais resistente, maior sua durabilidade.

 

No quesito resistência também está incluso o design da capa, cujo vestir deve proporcionar um bom encaixe aos punhos, pés e gola, garantindo a perfeita adequação ao corpo e evitando que a água entre por alguma brecha.

 

Para que essa adequação seja mais perfeita, é importante definir qual tamanho da capa usar. Isso fará toda diferença na movimentação do piloto durante a condução da moto. Como opção, existem duas possibilidades: adquirir modelos com tamanhos que se encaixam perfeitamente ao corpo do condutor ou preferir modelos maiores que as medidas corporais.

 

Na escolha do tamanho da capa de chuva para pilotos, o ideal é optar por um acessório com tamanho superior às medidas do corpo, para gerar mais conforto e mobilidade no dia a dia. Isso sem falar na praticidade de uso, já que fica mais fácil vestir e retirar.

 

Mas atenção: não é indicado comprar capas muito grandes. Elas vão facilitar a entrada de água e ainda atrapalhar a condução da moto em dias de chuva!

 

Do mesmo modo, modelos muito curtos podem prejudicas a mobilidade e gerar rasgos na capa, reduzindo sua durabilidade.

 

Modelos , conforme tipo de material

 

Quanto ao material, as capas de chuva para motociclista podem ser fabricadas em PVC, couro e nylon, atribuindo a cada equipamento as seguintes características:

 

- Capa de chuva em PVC

 

Esse modelo conta com uma boa taxa de impermeabilidade, além do maior tempo de vida útil quando comparado as capas fabricadas em nylon, por exemplo. Por outro lado, a capa de chuva em PVC costuma ser bem pesada e esquentar bastante, além de ocupar bastante espaço. Seu nível de circulação de ar dentro da capa de chuva é menor e, dependendo das condições do tempo, o piloto pode sentir mais calor e suar mais.

 

Para os dias de inverno, com chuvas mais rigorosas, esse é o modelo mais indicado. Mas atenção: o contato direto e contínuo com o sol tende a ressecar o material e reduzir sua durabilidade.

 

Principais características:

 

- Baixa durabilidade quando muito exposto ao sol;

- Boa impermeabilidade e resistência;

- Ideal para invernos mais rigorosos;

- Conta com pouca circulação de ar;

- Boa retenção da água da chuva;

- Material pesado.

 

- Capa de chuva em nylon

 

Por conta da alta taxa de impermeabilidade e da sua leveza, as capas de chuva fabricadas em nylon são as mais usadas pelos motoqueiros. Por conta do seu material, elas secam muito rápido e não retém a água da chuva. Seu nível de ventilação é bom e não esquenta tanto internamente. Contudo, se ela ficar muito tempo exposta ao sol ou a umidade, sua durabilidade pode diminuir consideravelmente.

 

Seu uso é ideal para dias mais quentes ou épocas amenas, quando a probabilidade de chuva é baixa ou por pouco tempo.

 

Principais características

 

- Boa durabilidade;

- Conta com boa circulação de ar;

- Ideal para períodos mais quentes;

- Material leve, maleável e fácil de armazenar e secar;

- Boa adequação ao corpo, sendo muito fácil de vestir;

- Sujeita a ressecamentos quando muito exposta ao sol.

 

- Capa de chuva em couro

 

Embora alguns achem esse modelo mais estiloso, por conta do tecido em couro, esse modelo de capa não promove proteção contra a chuva, além de ser muito pesada.

 

Por não conter qualquer tipo de impermeabilidade, a capa de chuva de couro absorve totalmente a água da chuva, deixando o tecido totalmente encharcado. Isso faz com que tanto a capa quanto a roupa do piloto fiquem molhadas, dificultando ainda mais a condução da moto em dias de chuva.

 

Por conta da falta de impermeabilização e baixa proteção, esse modelo que deve ser evitado por quem precisa andar de moto em dias de chuva.

 

Principais características

 

- Material com boa aparência estética, mas baixa proteção contra chuva;

- Peso elevado (principalmente quando molhado);

- Não possui impermeabilidade.

 

capa de chuva

 

Dicas para escolher o modelo ideal

 

Além de considerar as características de cada material de capa de chuva para motociclistas, na hora da escolha do modelo é importante observar com atenção a(o):

 

- Impermeabilidade: a capacidade de conter a água da chuva;

- Design: como o modelo se adequa o estilo visual do piloto e combina com a proposta da viagem;

- Conforto: avaliar se possui um vestir agradável e facilita a mobilidade do piloto;

- Durabilidade: quão duradouro é o material, diante dos intempéries do clima;

- Facilidade de armazenamento: quanto menor o espaço ocupado, melhor;

- Ventilação e aquecimento do corpo: se internamente ela refresca ou esquenta muito.

 

Outra dica muito importante é sempre manter a capa com você!

 

Como ninguém sabe o dia ou a hora que a chuva pode chegar, o ideal é sempre levar a capa com você. Se for fazer viagens longas  ou se ficar muitos dias fora de casa, com certeza esse acessório não pode faltar.

 

Por ser um acessório fácil de transportar, a capa de chuva para motoqueiro pode ser guardada na mochila ou no baú (para motos com essa opção) e sem ocupar tanto espaço. Alguns modelos possuem o próprio compartimento para transporte, tornando mais prático o armazenamento da capa.

 

Seja qual for a opção que preferir, manter a capa sempre com você é uma forma de garantir sua proteção e evitar problemas no caminho.

 

Na hora de comprar, é importante escolher material de qualidade e que possua boa impermeabilidade, resistência, design agradável e tamanho confortável ao corpo.

 

Agora que você já conhece todas as características e benefícios de uma capa de chuva para motociclista, chegou a hora de escolher o seu modelo!

 

Na Completa, você vai encontrar esses diferentes modelos de capa de chuva para o seu dia a dia. Acesse nosso catálogo e veja as opções de cores e tamanhos disponíveis para você!

 

catalogo completa

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024