blog-banner

Fecho: tudo o que você precisa saber sobre esse item

Publicado em: 10/02/2023 12:16 | Atualizado em: 14/02/2023 11:39

Fecho: tudo o que você precisa saber sobre esse item

 

Os fechos são itens que aumentam a proteção de diversos móveis e objetos, permitindo seu trancamento seguro.

 

No blog de hoje, vamos mostrar os variados modelos de fecho existentes para que você entenda qual deles se encaixa melhor às suas necessidades, vem conferir!

 

A importância do fecho para os mobiliários e estruturas

 

Os fechos são acessórios do grupo de ferragens, geralmente aplicados em sistemas de abertura e fechamento nas laterais de janelas e portas, para garantir maior segurança das residências e ou comércios. Também pode ser usado em artesanatos para promover o completo travamento dos objetos.

 

Sua fabricação é feita em alumínio ou aço carbono, com acabamento cromado zincado ou cromado. Essas características atribuem à peça alta durabilidade, bom design e boa resistência à corrosão e tração.

 

Em objetos de artesanato, esses acessórios podem ser encontrados com o mesmo material de fabricação ou em zamac (uma liga de metais) com diferentes banhos: niquelado, dourado, ouro envelhecido ou prata envelhecida.

 

 Por conta desses aspectos mais estéticos, os fechos também desempenham um papel importante na composição visual dos ambientes e das peças.

 

O acabamento cromado, por exemplo, é ideal para usar em portas, cujos ambientes são mais clássicos e modernos. Já os acabamentos em outro velho, combinam melhor em objetos instalados com estilo mais industrial e rústico.

 

Principais tipos de fecho usados pelos consumidores

 

Existe uma variedade de opções de fecho que você pode escolher. Para entender melhor como funciona cada modelo, suas características e vantagens, listamos abaixo todos os detalhes sobre os principais tipos de fechos.

 

Continue a leitura e descubra o modelo ideal para sua necessidade!

 

Fecho rolete: ideal para quem busca mais praticidade na abertura dos móveis

 

Pertencente ao grupo de fechos de sobrepor, o fecho rolete também é chamado de fecho trinco e serve para facilitar o sistema de abertura dos mobiliários e estrutura através de apenas um toque no local da instalação.

 

No sistema de fechamento dos móveis, sua utilização garante maior controle das portas das mobílias fixadas com roldanas laterais, deixando o fechamento mais firme.

 

Com essas funcionalidades os consumidores ganham mais comodidade, segurança e praticidade no dia a dia, além de poder dispensar o uso de puxadores para abrir os móveis.

 

Sua estrutura é composta por duas partes: encaixe e base. A peça da base é formada por duas roldanas pequenas que compõem o rolete e funciona fixada no móvel. Já o encaixe é instalado na porta da mobília e tem o formato de pino, atuando como uma espécie de gancho preso no interior das roldanas.

 

Os principais benefícios promovidos pelo fecho rolete são:

 

  • Eliminação do uso de puxadores na porta das mobílias;
  • Abertura com um toque simples no local da instalação;
  • Alta durabilidade com material resistente à ferrugem e oxidação;
  • Facilidade de instalação e remoção da peça. 

 

 

Fecho rápido: sistema de abertura e fechamento dos móveis mais intuitivo e rápido.

 

O nome dessa peça reflete exatamente sua principal funcionalidade: proporcionar mais rapidez durante a abertura e fechamento dos móveis, tornando o processo mais prático e intuitivo.

 

É muito comum ver o fecho rápido sendo usado para garantir melhor fechamento de itens como:

 

  •         Baús;
  •         Maletas;
  •         Caixas de madeira;
  •         Caixas de instrumentos musicais.

 

A fabricação desse acessório é feita em aço, sendo o fecho em aço carbono e a haste de engate com aço mola. Isso torna o trancamento mais resistente e seguro, além de promover mais durabilidade à peça.

 

Para fazer sua instalação, basta fixar os parafusos nos locais indicados no próprio acessório e já pode começar a desfrutar dos benefícios do fecho rápido.

 

Fecho pega-ladrão: reforço especial para a proteção das portas

 

Mais conhecido como trinco com corrente, o fecho pega ladrão impede que a porta seja aberta, caso algum invasor consiga destrancá-la. Logo, sua principal função é reforçar a segurança das portas, complementando a função das fechaduras.

 

Composto por uma estrutura metálica, o fecho pega-ladrão possui um suporte com correntes que mantêm a porta travada nos casos de entradas forçadas. Depois que a peça é fixada na porta, a abertura total da porta só ocorre depois que o acessório estiver destrancado.

 

Por conta desse funcionamento, esse acessório é muito usado em apartamentos por pessoas que moram sozinhas. Contudo, seu uso é bem vasto, podendo ser instalado em diversas residências e comércios.

 

As principais características e benefícios do fecho pega-ladrão são:

 

  • Maior segurança para os moradores;
  • Mais proteção em apartamentos;
  • Facilidade de instalação;
  • Design discreto;
  • Alta durabilidade.

 

Na Completa você encontra o modelo ideal para residências e comércios. Visite o site e confira nosso catálogo!

 

 

Fecho segurança: reforço na proteção de portas

 

Similar ao modelo anterior, o fecho de segurança serve como reforço a mais na proteção das portas dos ambientes residenciais ou comerciais. Ele funciona como uma barreira complementar, caso alguém force o sistema de fechamento para entrar no espaço.

 

Sua estrutura é feita de metal com alta capacidade de resistência a impactos, o que garante a boa durabilidade da peça. Seu acabamento cromado além de prolongar seu tempo de uso, também promove uma excelente composição visual nos ambientes, harmonizando bem com as portas.

 

Por conta da sua estrutura, ele é mais usado com mais frequência em portas dos mais variados tipos de materiais: alumínio, madeira ou vidro. Suas cores variam bastante, sendo as mais comuns em tons dourado, metalizado, prata e ouro envelhecidos.

 

Para fazer a instalação, a peça deve ser fixada na parte superior das portas, considerando a média de altura das pessoas que circulam no espaço.

 

Caso o consumidor prefira, ele também pode instalar dois fechos na porta, um na parte inferior e o outro na superior. Muitos preferem essa opção, pois aumenta a sensação de proteção.

 

Principais características:

 

  • Maior proteção para as portas;
  • Boa composição de ambientes;
  • Boa resistência e durabilidade do material;
  • Possibilidade de utilizar duas peças em uma mesma porta.

 

Fecho magnético: super recomendado para móveis sob medida

 

O fecho magnético é muito usado em portas de armário, mas funciona muito bem em móveis planejados. A função desse acessório é manter as portas das mobílias sempre fechadas, impedindo que elas se abram com tanta facilidade, seja por movimentos bruscos ou ventos fortes.

 

Esse modelo possui duas partes: uma base com imã para prender na estrutura dos móveis e a presilha de metal que é fixada na porta. Dessa forma, o ímã atua mantendo a conexão entre as partes, mantendo a porta fechada e protegendo os itens guardados do contato com crianças, por exemplo.

 

Essas características fazem do fecho magnético um acessório muito prático e funcional, capaz de promover mais segurança e comodidade nos ambientes como cozinha, sala de estar e home office.

 

A peça é fabricada em metal e sua parte externa é feita em polímero, podendo ser encontrado modelos nas cores marrom, branco, cinza e preto.

 

Entre as características do fecho magnético, vale destacar algumas:

 

  • Recomendado para móveis planejados;
  • Possui sistema de imã para manter a porta sempre fechada;
  • Mais praticidade no fechamento dos móveis;
  • Maior proteção aos itens guardados;
  • Boa durabilidade e variedade de opções.

 

 

Outro modelos de fechos para portas de entrada e artesanato

 

Além dos fechos citados acima, alguns modelos se destacam pela segurança e praticidade do uso em portas de entrada e janelas e pela especificidade do modelo para uso no nicho de artesanato.

 

Confira abaixo os detalhes de cada acessório!

 

O primeiro deles é o Fecho Janela Aliança, um acessório bem leve e simples que serve para travar janelas sem que seja necessário usar cadeados ou chaves. Seu funcionamento é bem prático, feito a partir do encaixe de uma peça na outra. Possui estrutura metálica e bem resistente.

 

Outro modelo muito demandado para segurança de ambientes como quartos e salas é o fecho automático com aba. Ele possui dupla função: serve como puxador para as folhas de janelas de correr do estilo veneziana; e como sistema de travamento para garantir maior segurança no fechamento dessas peças.

 

Fabricado em metal, o fecho automático tem um pequeno puxador nas extremidades que facilita o manuseio das janelas. Por isso, ele funciona tanto para puxar as janelas quanto para aumentar a segurança.

 

Essa peça é fixada nas laterais da janela e quando essas duas partes se encaixam, acionam o sistema de fechamento que trava a janela, impedindo que ela seja aberta até desativar o fecho automático.]

 

Por fim, mas não menos importante, tem o grupo de fechos para artesanato. Nele, estão os principais modelos para fabricação de peças artesanais:

 

  • Fecho clássico: ideal para promover o fechamento de pequenas peças de artesanato e objetos de madeira, tais como: agendas, caixas de madeira, porta-joias e diversos outros objetos personalizados. Também funciona como peça decorativa, atribuindo mais valor aos artesanatos.
  • Fecho Mini: mais recomendado para fixação em pequenos baús e caixas, por conta da sua estrutura mais delicada.
  • Fecho cadeado: com entrada para uso do cadeado, esse modelo garante maior proteção aos objetos guardados nas caixas de artesanato.

 

 

Agora você já está por dentro de tudo sobre os fechos e já pode comprar o modelo correto para sua demanda!

 

O uso de fechos melhora a funcionalidade e segurança dos objetos, promovendo o adequado travamento dos mobiliários e estruturas. Sua instalação pode ser feita em portas e janelas residenciais e comércios ou em móveis planejados e artesanatos.

 

Para isso, conta com um vasto número de modelos, cada um voltado para demandas específicas dos consumidores. Entre as opções de fechos estão: fecho rápido, fecho clássico, fecho pega-ladrão, fecho magnético, fecho automático com aba, fecho aliança, fecho segurança e fechos para artesanatos.

 

Na Completa, todos esses modelos estão disponíveis para você. Confira os nossos produtos!

 

DESTAQUES

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

No blog de hoje, vamos trazer os principais materiais utilizados na fabricação de móveis e fornecer dicas práticas para os clientes escolherem os produtos mais adequados para suas necessidades e orçamento.

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024