blog-banner

A função dos diferentes tipos de martelo e porque você deve vendê-los em sua loja

Publicado em: 16/09/2022 12:59 | Atualizado em: 30/09/2022 13:00

A função dos diferentes tipos de martelo e porque você deve vendê-los em sua loja

 

O martelo é uma ferramenta manual indispensável em qualquer lugar. Por isso, ele está presente em praticamente todas as residências, indústrias, comércios, obras, oficinas, etc. 

 

Embora todos conheçam o modelo prego, um dos mais usados pelas pessoas, existe uma diversidade de opções deste item. Isto porque, em cada segmento o martelo pode ganhar formas, funções e aplicações bem diferentes. 

 

No blog de hoje, você vai conhecer as principais variações do martelo e entender qual é o ideal para a necessidade do seu cliente e que, por isso, não pode faltar na sua loja. 

 

Breve relato histórico sobre os martelos 

 

Ainda nos primórdios da civilização, alguém decidiu unir um cabo de madeira a uma pedra, formando assim o primeiro martelo da história, que também representa a primeira ferramenta manual da sociedade. 

 

Essa estrutura base, formada por uma cabeça metálica e corpo com material sólido, foi se replicando ao longo da história e sofrendo inúmeros ajustes para melhor adequação do acessório a cada profissão e demanda do dia a dia. 

 

As principais modificações foram feitas na cabeça do martelo, que passou a ser produzida de acordo com o tipo de uso. Desse modo, foram surgindo martelos específicos para cada área (carpintaria, industrial, residência). 

 

Estrutura e material de fabricação 

 

Começando pela estrutura, o martelo conta com um corpo semelhante ao formato da letra T, sendo formado por uma haste no meio e por duas extremidades na ponta. Essas partes são popularmente conhecidas como cabo, cabeça e unha, respectivamente. 

 

Fabricado em diferentes materiais, é comum encontrar entre suas variações, modelos produzidos todo em ferro, aço, plástico e madeira ou combinando alguns desses materiais. 

 

Tipos de martelo, funções e aplicações 

 

Atualmente, existem diversos tipos de martelos que variam conforme a função, aplicação e profissão. Conheça abaixo os principais! 

 

Martelo unha 

 

O martelo unha é o mais conhecido e usado entre os modelos. Sua estrutura é composta por um cabo e uma cabeça dividida em duas partes. Sua fabricação pode variar muito no tipo de material. 

 

Os cabos podem ser fabricados na tradicional versão em madeira ou em opções mais modernas, com fibra de vidro ou aço. Já a extremidade é composta geralmente por metal e tem sua estrutura dividida em duas partes: de um lado, conta com uma espécie de “garra” para puxar e remover pregos; do outro, conta com uma parte cilíndrica que auxilia na aplicação dos fixadores. 

 

Sua principal função é prender e/ou remover fixadores como grampo, parafuso e prego, facilitando tanto sua aplicação quanto extração. Sendo assim, é uma peça bem versátil e utilizada em, praticamente, todo tipo de demanda: doméstica, comercial, industrial, marcenaria, construção civil, entre outros. 

 

Principais características: 

 

  • Prende e extrai fixadores com mais facilidade; 
  • Material de fabricação variado; 
  • Versatilidade no uso; 
  • Estrutura robusta. 

 

 

Martelo carpinteiro 

 

Esse modelo conta com cabo em madeira e na sua extremidade conta com um lado composto pela cabeça com formato mais tradicional e no outro uma unha larga mais achatada e sem garra. 

 

Seu uso é indicado para trabalhos que não precisam de tanta força ou são mais delicados, servindo também para facilitar a extração de fixadores. Ele é uma peça essencial no kit de ferramentas. 

 

Principais características: 

 

  • Alta versatilidade; 
  • Material de qualidade; 
  • Usado para trabalhos sem tanta exigência de força. 

 

Martelo de borracha 

 

O martelo de borracha serve para martelar superfícies mais delicadas e frágeis, cujo ato de martelar não pode danificar ou arranhar o que está sendo fixado.

 

Por isso, sua indicação e uso é muito comum para fazer troca de pneus, montagem de móveis, assentamento de azulejos, cerâmicas e pisos, entre outras aplicações mais sensíveis.

 

O martelo borracha está sempre presente na rotina de profissionais como pedreiros, mecânicos e consumidores em geral, cujas aplicações exigem toques mais suaves, devido ao alto risco de quebra do material instalado.

 

Como o nome aponta, seu corpo é composto por um cabo de madeira e extremidade em borracha, cujo formato da cabeça semelhante a um cilindro e não conta com unhas.

 

Principais características: 

 

  • Indicado para instalações que exigem toque suave; 
  • Usado na fixação de estruturas frágeis; 
  • Não causa danificações às superfícies. 

  

Martelo de pedreiro 

 

O nome desse modelo já indica para qual profissão ele serve: pedreiro.  

 

A principal função do martelo de pedreiro é assentar, cortar e/ou dar forma para pedras e tijolos nos projetos de edificações. Por isso, seu cabo de madeira conta com uma extremidade em aço, sendo uma ponta mais achatada, similar os modelos tradicionais, e outra mais pontiaguda. 

 

Sua estrutura é semelhante a talhadeiras. A parte achatada serve para o tradicional martelar, já a parte mais fina é usada para cortar os tijolos sem provocar danificações na peça e assim modelar melhor esses itens. 

 

Essa estrutura facilita o corte e modelagem dos blocos, buscando seu melhor encaixe no local desejado, mas sem destruí-lo completamente. Isso garante mais produtividade dentro dos projetos de obras. 

 

Diante dessas características, seu uso é altamente indicado para profissionais que trabalham com construção civil, alvenaria ou para o público geral que precisa fazer obras menores. 

 

Principais características: 

 

  • Indicado para profissionais da construção civil; 
  • Recomendado para quem realiza pequenas obras; 
  • Muito usado para cortar e assentar tijolos. 

 

Martelo bola 

 

O martelo bola é um modelo usado muito usado na área mecânica e para reparos em funilarias. Com ele é possível colocar ou remover rebites e criar formatos diferentes em metais flexíveis. 

 

Ele recebe esse nome por conta de uma extremidade metálica que conta com uma parte da cabeça com design similar a uma bola, mais arredondado que os modelos tradicionais. Isso facilita a formação de curvas nas distintas superfícies. 

 

Seu formato também conta com um lado da cabeça mais plano, no formato parecido com os martelos comuns, que permita uma batida firme e segura das peças metálicas. 

 

A aplicação do martelo bola é muito comum em áreas que trabalham com metal. Por isso, costuma ser muito usada por ferreiros na aplicação de rebites e modelagem de metal. Também é comum em setores como: carpintaria metálica, serralheria, forja e até encanadores. 

 

Principais características: 

 

  • Muito usado na área mecânica e por profissionais que lidam com metal; 
  • Indicado para aplicação e remoção de rebites; 
  • Muito comum em reparos automotivos; 
  • Ideal para modelagem de metais flexíveis. 

 

Marreta 

 

Com estrutura mais pesada e maior do que os martelos já citados, a marreta é uma ferramenta indicada para quem necessita demolir ou quebrar alguma superfície e, portanto, deve usar um material para potencializar a força.  

 

Sua estrutura é composta por um cabo de madeira mais robusto e com extremidade toda em metal (aço ou ferro) que pode chegar até 8 kg. Assim ela pode gerar mais impacto durante o uso.  

 

Neste modelo, a cabeça do acessório é bem grande, justamente para facilitar a quebra de partes da alvenaria ou superfícies mais rígidas. Seu uso é muito comum no dia a dia de pedreiros e profissionais de construção civil, já que eles lidam com muitas situações em que paredes precisam ser quebradas. Contudo, qualquer pessoa pode fazer uso da ferramenta. 

 

Principais características: 

 

  • Formato maior e mais pesado que martelos tradicionais; 
  • Indicado para quebras e demolições de alvenarias ou superfícies sólidas; 
  • Usado para potencializar a força; 
  • Estrutura mais robusta. 

 

 

Pronto! Agora já sabe: no seu mix de ferramentas não pode faltar o martelo. Ele é um acessório muito usado por diferentes profissionais e público em geral. 

 

Entre os modelos principais mais procurados pelo cliente nas lojas de materiais de construção estão: martelo prego, martelo unha, martelo de borracha, martelo de pedreiro, martelo bola e marreta. 

 

Mas se quiser dar um passo à frente e se diferenciar da concorrência, pode também incrementar seu catálogo de ferramentas com outros tipos de martelos. 

 

Outros modelos de martelo

 

O universo dos martelos é bem vasto e com modelos quase que infinitos.  

 

Além dos martelos citados na seção anterior, destacamos aqui algumas versões que podem complementar o seu mix de ferramentas: 

 

  • Martelo calceteiro – mais usado para construção de calçadas. 
  • Martelo Drywall – ideal para profissionais que trabalham com construção Drywall e precisam de ferramenta específica para fixação desse tipo de estrutura. 
  • Martelo de eletricista – como o nome indica é voltado para fixação de estruturas em instalações elétricas. Sua estrutura inclui um pescoço estendido na extremidade da cabeça. 
  • Machado martelo –  sua estrutura conta com uma extremidade amolada, ideal para fazer cortes. 
  • Martelo chapeador: usado para reparos em lataria e lanternas e, por isso, é um modelo mais popular na área de funilaria. Sua estrutura também conta com unha para remoção de fixadores. 

 

Além dos manuais, existem versões automáticas e elétricas que facilitam ainda mais a vida dos profissionais e consumidores. Entre eles: martelos pneumáticos, martelo elétrico para pregos, martelos rotativos, rompedores e marteletes. 

 

Esses são os principais tipos de martelo usados no dia a dia de profissionais e consumidores.  

 

Você sabia que esse universo era tão vasto assim? 

 

Até mesmo as ferramentas mais conhecidas têm diferentes modelos e funções. Agora que já conhece os principais modelos, tem a possiblidade de aumentar a variedade de opções na sua loja e atender melhor os diferentes perfis de consumidores.

 

Mas vale lembrar que, além do martelo, também existem outras ferramentas essenciais para a rotina dos clientes. Para entender mais do assunto, leia o nosso blog Kit de ferramentas básico para qualquer pessoa 

DESTAQUES

Ferragens anticorrosivas: a escolha certa para ambientes externos e úmidos

Ferragens anticorrosivas: a escolha certa para ambientes externos e úmidos

As ferragens anticorrosivas são uma solução essencial para proteger móveis e estruturas contra os danos causados pela umidade, prolongando sua vida útil e mantendo sua estética.

Análise de Desempenho: Indicadores de Sucesso

Análise de Desempenho: Indicadores de Sucesso

No blog de hoje, abordaremos os principais indicadores a serem acompanhados e como eles podem ajudar na tomada de decisões estratégicas.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024