Informe seu estado para receber
as ofertas personalizadas para a sua região.
*A geolocalização do seu navegador está desabilitada! Para que a seleção seja feita automaticamente, acesse as configurações do seu navegador e permita que o site da completa acesse a sua localização.
Publicado em: 25/05/2021 10:52 | Atualizado em: 28/09/2021 15:32
Talvez você não saiba, mas as corrediças telescópicas e com roldana são os principais modelos responsáveis por garantir a mobilidade de gavetas instaladas em armários, aparadores, gaveteiros, entre outros móveis da casa. Por isso, esse tipo de ferragem é tão importante para abertura e fechamento dos compartimentos.
Mesmo que não seja um marceneiro, é muito importante conhecer como foi construída a estrutura do seu móvel, pois assim conseguirá medir o seu tempo de vida útil, a qualidade da peça como um todo e se realmente o preço cobrado está valendo a pena.
Para avaliar a qualidade de um móvel de madeira, você deve considerar tanto a qualidade da matéria-prima usada quanto os tipos de ferragens instaladas nela, pois são elas que garantem a fluidez na hora de abrir e fechar os compartimentos das mobílias.
Então, não adianta comprar um móvel com madeira de qualidade, mas com facilidade para ter gavetas emperradas ou danificadas por conta do mau uso das corrediças.
Por isso, preparamos este artigo para você conhecer as corrediças mais recomendadas e indicadas no mercado: telescópicas e com roldana. Vai descobrir as principais vantagens e desvantagens desses modelos, as aplicações e tipos de usos, bem como o resultado proporcionado por cada uma.
Mas antes de falar das mais indicadas, vamos explicar rapidamente os principais tipos de corrediças, para que entenda sobre todo o universo de corrediça e esteja pronto para comprar na hora de repor uma peça ou montar seu móvel.
Se você é marceneiro, é aquela pessoa que gosta de consertar os próprios móveis ou simplesmente um consumidor, este artigo é para você! Aqui vai encontrar todas as informações que precisa saber sobre as corrediças para que saiba escolher o modelo ideal para o seu móvel.
Primeira coisa que precisa saber é a corrediça pertence ao grupo de acessórios de metal, especificamente no grupo de ferragens para móveis. A segunda coisa é sobre sua estrutura que geralmente é composta por uma base de metal, com aplicação ou não de roldanas ou esferas, alguns furos para aplicação de parafusos e uma capacidade de carga máxima de até 50 kg.
Seu processo de fabricação é feito em aço e possui acabamento zincado, cuja pintura geralmente é feita nas cores preta e branca ou preta. Tem alguns fabricantes que preservam o tom metálico das peças, o que também combina com qualquer móvel.
Quanto aos tipos, eles variam conforme o mecanismo de abertura e fechamento desejado para o móvel, cujos modelos podem ser:
Também é um modelo muito procurado no mercado pela facilidade da instalação e, sobretudo, por conta do seu sistema de rolamento no trilho metálico. Composto por esferas, esse tipo de trilho promove um mecanismo silencioso para abrir e fechar as gavetas. Com isso, passa a ter mais fluidez nesse sistema de abertura e mais sofisticação para o móvel.
É a mais difícil de ser instalada, porém conta com a vantagem de ser mais discreta, já que é fixada embaixo das gavetas e fica quase invisível. Contudo, a distância entre as gavetas segue uma medição muito precisa para não provocar o atrito entre os compartimentos. Por isso, sua fixação deve ser feita por um profissional e mais indicada em móveis com estilo alto padrão
Agora que já sabe quais são os principais tipos de corrediça para gaveta, vamos detalhar um pouco mais sobre os dois modelos mais usados no segmento moveleiro.
As corrediças telescópicas e com roldana costumam ser muito consumidas por fábricas do setor moveleiro, aquelas que produzem móveis mais populares, e por marceneiros ou designers de interiores que customizam espaços residenciais com projetos de móveis planejados.
Mas para entender melhor o que funciona bem com cada tipo de corrediça, entenda com mais profundidade cada um desses modelos e suas principais diferenças e vantagens.
A corrediça comum, também chamada de simples ou com roldana, é a mais barata e, por isso, é muito usada em mobílias de baixo custo, ou seja, é o tipo de móvel que costuma ser comercializado em lojas mais populares.
Já estrutura da ferragem é fabricada em metal, com furos ao longo do trilho para fixação simples com parafusos e em suas pontas conta com roldanas para facilitar a abertura e fechamento das gavetas.
Quanto aos tamanhos, variam de acordo com o tamanho da gaveta. Os produtos mais procurados possuem as seguintes dimensões: 30cm, 35cm, 40cm, 45cm, 50cm e 60cm.
Nesse tipo de sistema, a gaveta não abre totalmente, causando o que os profissionais chamam de perda de abertura. Outra desvantagem, é que mesmo com essa limitação, a gaveta pode acabar saindo do trilho, caso seja puxada além do seu limite.
Por isso, deve-se ter muita atenção na hora de usar esse modelo, já que ele não possui travas e o uso inadequado pode gerar danificações ao móvel. |
![]() |
Outro ponto muito importante sobre corrediça com roldana é sobre sua capacidade máxima que, decido ao tipo de estrutura da ferragem, não suporta cargas muito pesadas. Esse modelo aguenta até 25 kg, o que é pouco dependendo do tipo de móvel.
Resumindo, suas principais características são:
Agora chegou a hora de descobrir se essas características podem ser positivas ou negativas.
Começando pelas vantagens, podemos listar quatro pontos favoráveis para a escolha da corrediça com roldana:
Desvantagens da corrediça com roldana:
Também chamada de trilho telescópico, esse tipo de corrediça costuma ser muito usado em projetos de móveis planejados, por isso tende a ser mais procurada por profissionais da decoração, tais como, marceneiros, design de interiores e/ou arquitetos.
Sua estrutura é composta por esferas de aço e possuem três peças:
Através desses itens metálicos que são encaixados um dentro do outro é possível realizar a abertura e fechamento das gavetas com mais suavidade. Já na parte interna dessas peças, existem duas esferas que são as responsáveis pelo sistema de rolamento da corrediça. Além disso, ela conta com um amortecedor integrado que melhora o deslizamento na abertura e fechamento dos compartimentos, tornando esse movimento mais macio e suave.
A corrediça telescópica possui um excelente ganho na abertura, já que a gaveta pode ser puxada por completo, sem correr o risco de sair ou provocar danos ao móvel. Isso porque, o seu sistema possui um travamento que torna mais difícil a retirada do compartimento. Você só conseguirá tirar ela se realmente estiver com essa intenção e aplicando mais força. Se for por acidental, a gaveta não vai cair.
O uso desse tipo de corrediça é indicado para gavetas com tamanho médio a grande, cuja capacidade máxima seja de 45 kg, que pode ser menor a depender da marca escolhida.
Embora a instalação dessa corrediça seja fácil, é preciso ter atenção na hora de definir o local de fixação. É importante respeitar a distância de 1 cm nas laterais, entre a parede do armário e da gaveta, para garantir o bom funcionamento do sistema de abertura e fechamento.
Para conferir esse passo a passo de forma prática, leia o artigo “Como instalar as corrediças”.
Outra característica muito importante da corrediça telescópica é o seu sistema de abertura e fechamento. Ele pode ser feito de três formas:
Convencional: feita através de puxadores simples responsáveis por ativar e desativar o sistema de abertura e fechamento das gavetas.
Sistema de toque: é o sistema usado nas Corrediças Telescópicas One Touch, onde o usuário precisa empurrar levemente a gaveta para ativar o sistema de trava e destrava do compartimento.
Nesse tipo de sistema, também existem as mesmas características da convencional: facilidade de instalação, boa capacidade de cargas (até 45kg) e abertura total de gaveta. Uma vantagem é que não é necessário usar puxadores, o que deixa o móvel com aspecto mais moderno e sofisticado.
De pressão: é a chamada Corrediça Telescópica Slow Motion, cuja abertura é feita tanto pelo usuário, que basta abrir um pouco a gaveta e o próprio sistema termina o processo de uma forma bem inovadora e tecnológica.
Esse tipo de corrediça permite a abertura total do compartimento e um deslizamento bem suave, que protege a gaveta contra atritos. Assim como o modelo convencional, é fácil de instalar e pode ser usada em diferentes projetos moveleiros, como armários, mesas de escritório, prateleiras, entre outros. Do mesmo modo, sua capacidade também suporta cargas até 45 kg.
A escolha do tipo de sistema vai depender do seu desejo e orçamento disponível para o projeto de marcenaria. Afinal, quanto mais sofisticado, maior também é o custo.
No geral, as principais características da corrediça telescópica são:
Será que tudo isso é positivo?
Confira abaixo as vantagens e desvantagens da corrediça telescópica:
Agora que você já sabe tudo sobre as corrediças de roldana e telescópica, basta escolher o modelo mais adequado ao seu projeto e aproveitar as vantagens de cada uma.
Se não conseguir lembrar de todas as características que explicamos, aproveite nosso infográfico especial sobre as principais corrediças do mercado!
Baixe agora a imagem e tenha sempre à mão quando precisar!
Veja também nossa linha completa de de corrediças para móveis
No mercado de móveis, detalhes fazem a diferença. Lojistas e marceneiros que investem em ferragens premium garantem um acabamento superior, aumentando a durabilidade e agregando valor aos produtos.
Empresas que investem em ferragens de qualidade garantem mais conforto, satisfação e fidelização do cliente. No blog de hoje, você irá saber mais sobre esse assunto.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
PRODUTOS
© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2025