Informe seu estado para receber
as ofertas personalizadas para a sua região.
*A geolocalização do seu navegador está desabilitada! Para que a seleção seja feita automaticamente, acesse as configurações do seu navegador e permita que o site da completa acesse a sua localização.
Publicado em: 04/11/2022 14:35 | Atualizado em: 11/11/2022 13:20
Afinal, o que são EPI’s
A segurança é essencial para a vida, mas ela se torna ainda importante nos ambientes de trabalho cujo risco de acidente tende a ser maior. Nesses casos, o uso de EPI’s se torna indispensável!
Chamados de Equipamento Individual de Proteção, os EPI´s, são os itens responsáveis por contribuir com o aumento da segurança e proteção dos profissionais em atividades que apresentem qualquer tipo de risco, seja ele baixo, moderado ou alto.
Mas será que todos os profissionais liberais e até as empresas já sabem disso?
No blog de hoje você vai entender a importância desses equipamentos para o dia a dia dos trabalhadores e ficar por dentro dos principais modelos de EPI´s , bem como suas funções e vantagens para o seu mix de produtos.
Boa leitura!
EPI: história, função e vantagens
A sigla EPI representa o termo Equipamento de Proteção Individual e, como o próprio nome aponta, esse grupo de itens engloba os equipamentos usados para proteger individualmente cada profissional nos mais diversos ambientes em que sua saúde esteja em risco.
Embora o uso desses equipamentos esteja muito atrelado à chegada da revolução industrial, seu surgimento é muito anterior a esse período. Se considerarmos seu conceito de proteção, é possível compreender que até mesmo os primeiros ancestrais já utilizavam EPI´s. Afinal, o que é a pele de animal senão um equipamento de proteção que usavam contra o frio?
Cada época da história contou com equipamentos de proteção específico e adequado para o momento. Com a evolução da sociedade e o boom industrial, a Segurança no Trabalho se tornou um tema central e esses itens foram sendo transformados para melhor adequação às necessidades e, finalmente, se tornou os EPI´s que conhecemos hoje.
No Brasil, essa conscientização chegou de fato somente 35 anos depois da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quando as Normas Regulamentadoras de Segurança no Trabalho (NR’s) surgiram e foi estabelecida uma norma específica sobre os EPI´s.
Com o estabelecimento da NR 06, todas as empresas se tornaram obrigadas a fornecer gratuitamente os EPI para seus funcionários, sempre que as medidas gerais não fornecerem segurança completa ao trabalhador. Nesse caso, ela deve disponibilizar o equipamento em perfeito estado de uso e adequado ao risco que ele está exposto.
Mas essa preocupação não deve ser apenas nos âmbitos formais de trabalho?
Os profissionais que lidam com atividades de risco no dia a dia, como por exemplo, pintores em altura, marceneiros, pedreiros e diversos outros, também devem usar EPI´s.
Proteção é um assunto importante para todos os trabalhadores, sejam eles formalizados ou não. Por isso, manter um mix de EPI´s na sua loja é fundamental para ajudar esses profissionais a cuidarem de sua segurança e saúde.
No dia a dia, o uso dos equipamentos de proteção individual ajuda a:
Tipos de proteção e os modelos principais de EPI´s
Antes de conhecer os principais modelos de EPI´s, entenda como eles são agrupados. Assim vai poder orientar melhor o seu cliente na hora da compra!
Você já sabe que esses equipamentos servem para proteger o trabalhador do risco de acidentes. Essa proteção é feita às mais diversas áreas do corpo e, por isso, existem diversos tipos de proteção.
Vamos explicar melhor cada um deles para você !
Proteção visual e facial
A proteção visual e facial engloba todo tipo de proteção contra qualquer impacto causado nos olhos ou na face. Os equipamentos desse tipo servem para proteger contra os impactos causados nessas regiões ou possíveis partículas provocadas pela manipulação de equipamento, objetos e/ou substâncias.
É muito comum que ao manipular substâncias ou equipamentos, pequenas partículas, poeira e respingos caiam nos olhos ou alcancem a pele do rosto, causando danos à visão ou à face. Para evitar que isso aconteça, é fundamental usar os EPI´s visuais e faciais, sendo os principais itens:
Óculos de proteção
Serve para proteger os olhos de acidentes nos olhos e das partículas danosas à visão. Para isso, os óculos de proteção são desenvolvidos com material resistente, podendo ser fabricados em acrílico translucido para garantir maior proteção aos globos oculares, ou produzidos em modelos escurecidos para impedir os efeitos da radiação UV e de iluminações muito intensa.
Principais vantagens:
Máscara de proteção
Fabricado em placa de acrílico transparente, a máscara de proteção serve para proteger contra respingos de substâncias e ou partículas que podem danificar a pele do rosto. Por isso, sempre é usada à frente do rosto e conta com uma alça para prender na cabeça. Profissionais de serralheria e ferreiros costumam usar esse tipo de EPI, principalmente na fabricação de peças metálicas que liberam pequenas partículas durante o processo de produção.
Principais vantagens:
Proteção Auditiva
Todo trabalhador muito exposto a barulhos e ruídos altos e constantes, devem usar os equipamentos de proteção auditiva. Eles protegem os ouvidos dos efeitos causados na audição.
Os EPI´s auditivos servem para eliminar ou neutralizar os ruídos nos ambientes, mantendo os níveis do som abaixo do limite de tolerância recomendada para cada pessoa. O principal equipamento que desempenha esse papel é o protetor auditivo.
Protetor auditivo
O protetor auditivo, também chamado de protetor auricular, é o EPI auditivo mais comum para a proteção dos ouvidos. Alguns dos principais modelos de protetores conta com um tipo plug moldável e tampões para o encaixe no canal auditivo. Também existem outros formatos bem similares ao fone intra-auricular, por exemplo, que serve como modelo abafador, eliminando totalmente o som externo.
Principais vantagens:
Proteção Respiratória
A proteção respiratória engloba todas as medidas contra a inalação de agentes químicos danosos à saúde dos trabalhadores, entre eles: poeiras minerais, partículas tóxicas, gases, vapores, entre outros.
Essas substâncias são inaladas pelo trabalhador enquanto executa sua tarefa e, dependendo do grau de perigo das partículas, ele pode sofrer intoxicação ou até envenenamento, podendo levar à morte. Por isso, é fundamental utilizar proteções respiratórias para impedir que isso aconteça.
Portanto, os equipamentos de proteção respiratória servem para proteger os trabalhadores dos agentes orgânicos ou químicos que ao ser inalados causam danos à saúde.
Os EPI´s desse tipo são indicados para quem atua com produtos químicos fortes ou até mesmo pintores e serralheiros profissionais que frequentemente inalam o cheiro de tintas e produtos de acabamento.
Máscara
A máscara facial é o principal EPI respiratório recomendado aos trabalhadores.
Mas atenção, essa não é a mesma utilizada na prevenção contra a COVID-19!
O modelo de máscara indicado para proteção contra agentes químicos é bem diferente daquelas vendidas em farmácias. Os EPI´s desse tipo são fabricados em TNT e contam com tratamento eletrostático e alta retenção de partículas. Outros modelos, chamados de respiradores com filtros, além de impedir o contato com as partículas, também retém bactérias dispersas no ar.
Principais vantagens:
Proteção das mãos
A mão é a principal parte do corpo usada para manusear os equipamentos. Por isso, costumam estar mais expostas a acidentes de trabalho e até domésticos. O uso de EPI´s para as mãos vai garantir sua maior proteção no dia a dia. O modelo mais usado pelos profissionais e até consumidores finais em pequenos reparos em casa é a luva.
Luvas
Ela serve para garantir maior proteção das mãos, pulsos e braços quando em contato com agentes mecânicos, químicos ou biológicos, como por exemplo: cortes, choques, queimaduras, substâncias prejudiciais à pele, contato com bactérias e fungos, entre outros. Sua principal função é proteger essa que é uma das partes mais atingidas nos acidentes de trabalho.
Seus modelos possuem diversos tamanhos, texturas e até formatos para melhor adequação aos variados tipos de mãos e atividade profissional.
Principais vantagens:
Proteção da Cabeça
Os EPI´s para proteção de cabeça são fundamentais para evitar impactos contra essa parte do corpo e proteger o trabalhador de pancadas, contusões e traumas. O principal equipamento usado para isso é o capacete.
Capacetes
Fabricado com material sintético, os capacetes são bem resistentes e ajudam a proteger a região da cabeça e da face contra os fortes impactos causadas por acidentes em altura, a exemplo das quedas. Também protege o trabalhador de pancadas, perfurações, acidentes com objetos e até choques elétricos.
Seus modelos são produzidos em diferentes classes para garantir proteção contra os principais riscos elétricos ou de impacto. Por isso, existem diferentes opções de capacete no mercado.
Principais vantagens:
Quando o assunto é segurança no trabalho, os EPI´s devem ser os primeiros itens a serem escolhidos pelos profissionais. Aproveite essa oportunidade de mercado e incentive seu cliente a adquirir esses itens de proteção!
Os EPI´s promovem a proteção completa dos trabalhadores: visual, fácil, auditiva, respiratória e nas mais diversas partes do corpo (mãos, pés e pernas). Eles garantem que qualquer profissional realize seu trabalho com todo cuidado, minimizando significativamente o agravamento de possíveis acidentes.
Agora que você já sabe o que são EPI’s e entende mais sobre a sua importância, conheça os produtos disponíveis na Completa e amplie o seu mix de produtos!
No blog de hoje, abordaremos os principais indicadores a serem acompanhados e como eles podem ajudar na tomada de decisões estratégicas.
No blog de hoje, vamos discutir os principais elementos de um plano de marketing eficaz e como aplicá-los à sua loja.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
PRODUTOS
© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024