Informe seu estado para receber
as ofertas personalizadas para a sua região.
*A geolocalização do seu navegador está desabilitada! Para que a seleção seja feita automaticamente, acesse as configurações do seu navegador e permita que o site da completa acesse a sua localização.
Publicado em: 25/11/2022 14:31 | Atualizado em: 09/12/2022 10:42
Chaves manuais: diferentes tipos de chaves para o mix de produtos
As chaves manuais são ferramentas que não podem faltar em casa ou comércios. Elas são verdadeiros coringas e são bem versáteis, servindo para fazer pequenos reparos residenciais, mecânicos, elétricos, entre outros.
Para uma dessas atividades, existe um tipo de chave específica e com função diferente. A mais comum e popular é a chave de fenda, muito usada para instalação de parafusos. Contudo, a variedade de modelos de chaves é enorme e engloba opções como: chave combinada, chave estrela, chave biela, chave fixa e até chave canhão, além de diversos outros modelos.
No blog de hoje você vai conhecer mais sobre os principais tipos de chave e suas funções, para que você possa oferecer aos seus clientes uma grande variedade de produtos que atendam às suas necessidades.
Principais tipos de chaves manuais indispensáveis no mix de produtos
As chaves manuais são acessórios usados para vários tipos de reparos, manutenções e serviços. Por isso, existe uma variedade enorme de produtos nessa categoria. Geralmente, as chaves possuem um formato que combina com o parafuso e/ou broca que vai manusear. Dessa forma cada modelo atende a uma demanda específica e tem particulares bem diferentes.
A maioria das pessoas conhecem apenas a chave de fenda simples que conta com função bem generalista e serve para inúmeras atividades de giro, aperto e/ou afrouxamento de parafusos, na montagem e desmontagem de móveis. Afinal, existem vários modelos e dos mais variados tamanhos.
Sua estrutura tem uma ponta achatada e estreita que se encaixa bem em parafusos de fenda simples. Quanto aos tamanhos, eles variam conforme a medida para a fenda e o comprimento da haste, sendo comum encontrar cabos mais curtos para espaços de difícil acesso e outros cabos mais longos.
Outro modelo muito comum entre os consumidores é a chave phillips. Ela é uma das chaves manuais mais usadas pelas pessoas em geral para reparos em casa e por profissionais, sobretudo os mecânicos que utilizam em manutenções veiculares.
A chave Phillips ou estrela serve para soltar e/ou apertar os parafusos com fendas cruzadas, geralmente instaladas em aparelhos eletrônicos e eletrodoméstico. Também é usada em diferentes estruturas metálicas e nos mais diversos segmentos (indústria, construção, serviços de reparo, etc.).
Por isso, sua principal vantagem é a versatilidade, garantindo o uso da chave phillips útil para praticamente todo tido de tarefa com fixadores. Além disso, ela possui:
Qual a diferença entre chave de fenda e chave phillips?
A diferença entre elas está na estrutura. Enquanto que a Chave de Fenda simples tem uma ponta larga e achatada, a Chave Phillips possui uma ponta mais fina, com formato similar a um cone.
Ambas são usadas para girar, apertar ou afrouxar parafusos, sendo que a primeira é usada para parafusos de fenda simples em formato de I; e a segunda para fixadores com fenda cruzada, em forma de X.
Além dessas duas principais chaves manuais, existem diversos modelos importantes que auxiliam nas tarefas domésticas e profissionais. Entre eles: chave fixa, chave estrela, chave combinada, chave biela, chave canhão, entre outras.
Confira abaixo as informações sobre as principais chaves manuais!
Chave fixa
Mais conhecida como chave de boca, essa chave conta com uma estrutura diferente das citadas anteriormente. Seu formato se assemelha a uma boca e conta com uma abertura em traços retos para encaixe de parafusos sextavados e/ou quadrados.
Alguns modelos de chave fixa possuem pontas estreitas para facilitar o uso em locais de difícil acesso. Existem também versões com uma ou duas bocas, sendo cada boca da chave fixa com tamanho diferente. Nesses casos, ela se torna multiuso e proporciona mais praticidade nos reparos.
Muitos consumidores preferem comprar a chave com duas bocas, pois assim ganham mais opções na hora de apertar e afrouxar os parafusos.
Como usar uma chave de boca?
Para usar uma chave de boca é muito simples. Basta encaixar a extremidade no parafuso ou porca que deseja manusear e realizar o movimento de aperto ou afrouxamento.
Caso o encaixe fique muito folgado, o ideal é buscar uma chave de outro tamanho para que o procedimento seja bem sucedido.
Chave Estrela e chave fixa fazem a mesma coisa?
A chave estrela tem uma função muito parecida com a chave boca, contudo com uma diferença na estrutura: suas extremidades são mais fechadas. Isso exige que o tamanho do parafuso seja exatamente igual à medida da chave estrela.
Essa é uma das ferramentas que não pode faltar na rotina do mecânico e dos profissionais que realizam manutenções em casa, por conta da sua versatilidade e praticidade no uso.
Outro ponto positivo da chave estrela é que ela possui mais pontos de fixação, o que ajuda a distribuir de modo uniforme a força aplicada sobre o parafuso. Isso facilita a instalação e evita danificações nos fixadores.
Chave combinada
Como o nome indica, a Chave Combinada mistura dois tipos de chaves manuais em uma só: a chave estrela e a chave boca, sendo uma ponta para cada uma. Por isso, ela é considerada uma peça polivalente, ou seja, com dupla função.
A principal função dessa chave é auxiliar o manuseio de porcas e parafusos sextavados e quadrados, sendo que a chave estrela se encaixa melhor em peças com a medida exata do seu tamanho.
Para que serve a chave combinada?
Por conta da sua versatilidade, a chave combinada serve, principalmente, para o setor automotivo e hidráulico que busca mais praticidade na hora de prender ou soltar os parafusos e porcas das peças dos veículos e canos. Mas ela também serve para serviços de marcenaria, construção civil, consertos em residências, entre outros.
Suas principais características são:
Por que comprar uma chave combinada?
Quem tem em mãos uma chave combinada conta com maior praticidade nos reparos domésticos e nos trabalhos profissionais. Por conta da sua versatilidade, ela permite que os parafusos e porcas sextavados e quadrados sejam soltos ou apertados com mais rapidez e facilidade.
Chave biela
A chave biela é a ferramenta perfeita para usar em reparos residenciais, em maquinários, automóveis e afins. Para isso, conta com duas bocas nas extremidades para apertar e desapertar parafusos e porcas em veículos, maquinas, bicicletas e diversas outras estruturas com fixadores.
Nas principais lojas de materiais de construção a venda da chave biela é feita tanto de forma individual, apenas de uma chave, ou em conjunto, através de um jogo de chaves com modelos de diferentes tamanhos e formatos, para os mais variados tipos de fixadores.
Seu principal modelo é a chave biela L, cujo formato é capaz de reduzir a força aplicada sobre a chave para mover com mais facilidade os parafusos. Nessa versão reta, ela é utilizada em parafusos mais rígidos e com formatos sextavados e quadrados.
Quais são os tamanhos de chave de biela?
Os tamanhos de chave biela são bem variados, podendo ser encontrados opções menores, médias e grandes.
Os modelos de 8mm são mais usados em peças menores para parafusar peças em brinquedos e equipamentos de lazer, como skates, bicicletas e patins. Já as versões com 10 mm são usadas para automóveis e peça indispensável no dia a dia das mecânicas.
Além desses também tem modelos de 12 mm e de 13 mm, também usados para mecânica e em manutenções industriais e reparos gerais.
Chave canhão
A chave canhão é uma ferramenta manual de cabo reto que conta com uma ponta parecida com um canhão. Mas seu nome não é apenas por causa do design!
Esse modelo de chave manual conta com um mecanismo que armazena o parafuso ou a porca dentro da chave. Esse tipo de funcionamento lembra a forma como o canhão guarda as munições. Logo, seu nome tem relação tanto com o formato da chave quanto o mecanismo de uso.
Para que serve uma chave tipo canhão?
A chave canhão serve para retirar e colocar porcas e parafusos com cabeça sextavada em áreas de difícil acesso ou em locais com fixadores embutidas. Por conta dessa praticidade, a chave canhão é muito usada em oficinas e mecânicas.
Em sua estrutura, a chave conta com fabricação em cromo vanadium aço cromado , além da sua haste maciça. Na ponta, conta com a uma chave vazada que garante que parafusos mais longos sejam retirados com mais facilidade.
Quanto aos modelos e formatos, ela conta com duas versões: convencional com formato padrão de uma chave manual e aplicação em parafusos sextavados; e tubular cuja extremidade é mais eficiente com parafusos mais compridos.
Agora, você já conhece um pouco do mundo das chaves manuais, pode garantir um mix de produtos mais completo para seus clientes e toda assistência técnica que ele precisa na hora de escolher sua ferramenta.
Lembre-se de diversificar bem os modelos para conseguir atender às mais diferentes necessidades do seu cliente. Na montagem do estoque de chaves, escolha distintos tamanhos e versões para perfeito encaixe com os parafusos e porcas.
No blog de hoje, abordaremos os principais indicadores a serem acompanhados e como eles podem ajudar na tomada de decisões estratégicas.
No blog de hoje, vamos discutir os principais elementos de um plano de marketing eficaz e como aplicá-los à sua loja.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
PRODUTOS
© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024