blog-banner

Conheça os tipos mais usados de fixadores e parafusos

Publicado em: 10/06/2022 19:42 | Atualizado em: 01/07/2022 08:16

fixadores e parafuso

 

Conheça os tipos mais usados de fixadores e parafusos

 

Reformas e construções, assim como confecção de móveis, demandam sempre muito cuidado na hora de escolher componentes, dentre eles, fixadores e parafusos. Você sabe qual tipo de parafuso é o mais adequado para o seu projeto?

 

Tendemos a imaginar que os parafusos não influenciam diretamente no resultado final de um projeto pois “são todos iguais”, o que não poderia ser uma ideia mais equivocada. Ao usar um fixador inadequado, a estrutura proposta pode correr sérios riscos, desde o de não fixação correta, até o comprometimento de componentes.

 

Os fixadores estão presentes em diversos meios e em uma série de usos, auxiliando na fixação de painéis, conserto de máquinas e eletrodomésticos, montagem de móveis e diversos outros objetos. 

 

Para não cometer mais esse tipo de erro, selecionamos um guia de parafusos e fixadores e seus usos mais comuns, te auxiliando a oferecer as melhores opções ao cliente final para que todo tipo de projeto seja executado com qualidade e segurança.

 

Tipos de fixadores e seus usos

 

Em termos de fixação, há uma grande variedade de pregos e parafusos disponíveis no mercado, pensados para solucionar diversos tipos de problemas de fixação, consertos e construção de estruturas.

 

Para saber escolher o parafuso ideal, é necessário identificar o tipo de material de aplicação e entender em que tipo de ambiente ele ficará exposto - interno ou externo - antes de adquirir os fixadores, pois existem no mercado opções mais resistentes para locais expostos à umidade e a condições climáticas mais extremas.

 

Nesse artigo, você poderá conferir os modelos mais usados e em que projetos e setores eles se encaixam de forma mais adequada.

 

parafusos

 

Parafuso Auto Atarraxante

 

O parafuso auto atarraxante possui extremidade afiada e é comumente utilizado para furar superfícies, principalmente aquelas de madeira. Sua rosca fina proporciona melhor fixação no furo e dispensa o uso de porca para fixação.

 

Tendo uma performance de alta resistência, dispensa também roscas maiores, pois seu formato fino e cortante se “agarra” melhor à estrutura de fixação. 

 

Recomendado para: Os parafusos auto atarraxantes são normalmente utilizados em chapas metálicas, podendo também ser usados em outros materiais como plástico, móveis, MDF, madeira, aglomerado e também fibra de vidro.

 

Utilizado por: Profissionais na fixação de acabamentos e montagem de móveis.

 

Parafuso Auto Brocante

 

Também conhecido como parafuso ponta-broca por sua extremidade muito semelhante às de brocas de furadeiras, esse tipo de fixador exerce duas funções em um só utilitário: fura e rosqueia ao mesmo tempo, evitando o uso de dois tipos de ferramentas em sua utilização.

 

Eliminando a necessidade de um pré-furo, o parafuso auto brocante pode perfurar, atarraxar e vedar em uma só operação, economizando tempo e esforço ao profissional. Além de serem tipos de fixadores baratos, são, sem dúvida, das opções mais eficazes no mercado.

 

Recomendado para: Os parafusos auto brocantes são o xodó do mercado na fixação de telhas e chapas de metal.

 

Utilizado por: Profissionais em obras de grande, médio e pequeno porte.

 

 

Parafuso Chipboard Panela

 

Os parafusos chipboard panela, ou seja, com a cabeça em formato panela,  não permitem aprofundar sua cabeça na estrutura a serem fixados, ao mesmo tempo que permitem uma fixação firme e segura por seu corpo contendo rosca total.

 

São parafusos com extração mais dificultada - isso pelo design da sua rosca - que possuem um corpo que se adequa a estruturas mais maleáveis. O parafuso chipboard foi inicialmente desenvolvido e usado em peças de madeira, mas ao longo do tempo, percebeu-se que sua utilização era efetiva e muito mais ampla.

 

Recomendado para: O parafuso chipboard panela tem como recomendação principal de uso em madeira, paredes de alvenaria (necessário o uso de bucha de nylon para fixação) e alguns usos em placas metálicas (com o uso de porcas).

 

Utilizado por: Marceneiros.

 
Parafuso Chumbador

 

O parafuso chumbador é uma categoria de fixador mais ampla, possuindo dois tipos diferentes: chumbadores químicos e chumbadores mecânicos. Pode-se dizer que, dentre eles, há um maior destaque ao parafuso chamado parabolt, bastante conhecido e apreciado por engenheiros e mestres de obra.

 

Por conter propriedades que oferecem sustentação de qualidade de montagem rápida e simples, são os preferidos para uso específico em concreto. Sua utilização restringe-se a este material como uso adequado e seguro.

 

O parafuso chumbador parabolt possui alguns componentes: o parafuso em si, a porca com arruela, a capa (também chamada de jaqueta) e o cone, conhecido também por cunha. Sua expansão tem controle pelo torque.

 

Os componentes podem assustar um pouco quem não entende bem a funcionalidade desse tipo de parafuso, mas, na verdade, seu funcionamento é bem simples: à medida em que o parafuso vai sendo apertado, o cone (posicionado na outra extremidade) empurra e expande a jaqueta, proporcionando firmeza na fixação da parede de concreto.

 

Recomendado para: O parafuso chumbador é o tipo mais comumente usado em obras de maior porte, pois suportam altos pesos e são resistentes a cargas elevadas. Seu uso geralmente se dá em fixação de portões, elevadores, janelas, grades, escadas, fachadas e outros.

 

Utilizado por: Mestres de obra e profissionais das áreas de instalação de componentes como portões e grades.

 

 

Parafuso para Cama

 

Se engana quem lê esse nome e tira conclusões limitadas sobre o uso desse tipo de fixador. Ainda que seja amplamente usado na montagem de camas, o parafuso para cama possui variadas finalidades.

 

Funcionando perfeitamente na montagem de camas e sofás, é um tipo de parafuso alongado que possui porca para fixação mais firme e extremidades retas. Sua função é atravessar a madeira e usar a porca para garantir uma fixação firme e sem riscos.

 

Possui componentes resistentes a pesos consideráveis e vai além do uso óbvio. 

 

Recomendado para: Os parafusos para cama são recomendados para montagem de móveis com uso constante e que possam resistir a peso, com durabilidade e longa vida.

 

Utilizado por: Montadores de móveis.

 

Parafuso para Puxador Colonial

 

Assim como o nome sugere, para fixar puxadores, ainda mais aqueles em estilo colonial, é usado um tipo de parafuso com rosca M4, bicromatizado, com corpo alongado e rosca total, além de uma porca que auxilia na fixação.

 

É possível encontrar esse tipo de parafuso em diferentes cores - a Completa oferece na coloração preta - pensando no design mais arrojado e elegante para combinar com o estilo colonial dos puxadores.

 

Geralmente, é encontrado com cabeça do tipo phillips e não fica aparente em sua instalação.

 

Recomendado para: Os parafusos para puxador colonial são, claramente, a melhor opção para fixação de puxadores, principalmente aqueles que possuem estilo antigo e mais conservador, como de antigas penteadeiras e armários de louça.

 

Utilizado por: Montadores de móveis e clientes finais que desejem trocar puxadores.

 

Parafuso Segmentado

 

O parafuso segmentado é um modelo de parafuso que atende diversas funções, oferecendo fixação firme e duradoura, além de alta resistência.

 

É um parafuso alongado que pode ter rosca por todo o corpo, com pequenas intersecções iguais ou de tamanhos distintos, ou ainda pode ter rosca parcial, mas ainda com pequenas interrupções até sua extremidade.

 

Recomendado para: O parafuso segmentado é indicado em montagem de móveis de cozinha planejada, móveis de escritório, armários, estantes e mobiliário que necessite alguns tipos específicos de puxadores.

 

Utilizado por: Montadores de móveis e designers de mobiliário, além de clientes finais que fazem instalação de móveis adquiridos.

 

 

 

Parafuso Sextavado Rosca Soberba

 

Quando falamos de parafuso sextavado, nos referimos ao modelo da sua cabeça: contém seis faces, em formato hexagonal. Já quanto à rosca soberba, fazemos referência a uma rosca parcial, porém, bastante firme.

 

Por sua aplicação com chaves padrão, permite um serviço rápido e proporciona um torque mais intenso, garantindo muita firmeza na junção de componentes. 

 

O parafuso sextavado com rosca soberba tem um diferencial perante a outros parafusos do universo moveleiro: ele é capaz de conectar madeiras pesadas e suportar cargas intensas.

 

Recomendado para: Seu uso é altamente recomendado em projetos de madeira, mesmo aqueles mais pesados que contenham madeira de lei ou sejam de grandes proporções. Também é possível ser usado em concreto, com buchas de nylon, na instalação de cercas, portões, redomas e outras estruturas de madeira.

 

Utilizado por: Marceneiros em geral.

 

Parafuso Telha

 

O parafusos telha não tem muito mistério: foram desenvolvidos para fixação de telhas diretamente nas madeiras que compõem o telhado. São parafusos longos que possuem anilhas (As porcas especiais para isolar e proteger a fixação de forma firme.).

 

Esse parafuso ajuda a prevenir infiltrações em telhados, coberturas e outros tipos de instalações e superfícies, além de resistir muito bem às mudanças de temperatura.

 

Pode ser usado em telhas de fibra de vidro, plástico, metálicas e de alvenaria comum. O parafuso de telha geralmente é fabricado em aço inox ou carbono, materiais resistentes à condições climáticas adversas.

 

Recomendado para: O parafuso telha tem uso recomendado para fixação de telhas, coberturas, tetos e superfícies.

 

Utilizado por: Profissionais que trabalham diretamente com construção e reformas.

 

Parafuso União para Móveis

 

Esse tipo de parafuso tem um design perfeito e bem pensado para fazer a junção de estruturas em móveis, proporcionando um acabamento elegante. 

 

Consiste em um parafuso com dois lados iguais, sendo um a parte da rosca e outro a parte do parafuso em si, proporcionando firmeza e boa resistência a impactos. O parafuso de união é transpassado de uma estrutura de madeira à outra no momento da fixação.

 

Sua funcionalidade possui um mecanismo diferenciado: o parafuso de união cria uma “trava” forte entre uma parte e outra, mantendo firme a tensão sem que haja desconexão. 

 

Recomendado para: É possível utilizar o parafuso de união entre móveis para conectar paredes e portas de armários, bem como conectar peças e outros itens.

 

Utilizado por: Montadores de móveis.

 

Parafuso Barra Roscada

 

A principal característica de um parafuso barra roscada é sua resistência à tensão. Outra característica importante dos parafusos de barra roscada é que eles se adaptam conforme a necessidade do cliente: na falta de um parafuso específico, eles podem ser cortados conforme a necessidade do projeto.

 

Recomendado para: O parafuso barra roscada é o tipo de fixador mais usado na construção civil. Pode ser usado em tubulações hidráulicas, suspensão de ventiladores, eletrocalhas, instalações diversas, soluções de engenharia e várias outras aplicações, já que é feito de aço carbono inoxidável e resiste a variações bruscas de temperatura.

 

Utilizado por: Profissionais da área de construção civil.

 

Agora que você já sabe os principais usos dos modelos mais populares de parafusos, você tem nas mãos tudo que é necessário para fazer a escolha certa e fixar objetos com segurança e responsabilidade, sem risco de inadequação e, por consequência, acidentes.

 

Para manter um estoque sempre variado de fixadores a fim de atender a qualquer tipo de demanda que o cliente final possa ter, conte com a Completa!

 

parafuso e fixadores

DESTAQUES

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Neste guia, vamos explorar dicas e práticas essenciais para se destacar e alcançar o sucesso em vendas nas redes sociais no mercado de peças de móveis.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024