Informe seu estado para receber
as ofertas personalizadas para a sua região.
*A geolocalização do seu navegador está desabilitada! Para que a seleção seja feita automaticamente, acesse as configurações do seu navegador e permita que o site da completa acesse a sua localização.
Publicado em: 10/06/2022 19:42 | Atualizado em: 01/07/2022 08:16
Reformas e construções, assim como confecção de móveis, demandam sempre muito cuidado na hora de escolher componentes, dentre eles, fixadores e parafusos. Você sabe qual tipo de parafuso é o mais adequado para o seu projeto?
Tendemos a imaginar que os parafusos não influenciam diretamente no resultado final de um projeto pois “são todos iguais”, o que não poderia ser uma ideia mais equivocada. Ao usar um fixador inadequado, a estrutura proposta pode correr sérios riscos, desde o de não fixação correta, até o comprometimento de componentes.
Os fixadores estão presentes em diversos meios e em uma série de usos, auxiliando na fixação de painéis, conserto de máquinas e eletrodomésticos, montagem de móveis e diversos outros objetos.
Para não cometer mais esse tipo de erro, selecionamos um guia de parafusos e fixadores e seus usos mais comuns, te auxiliando a oferecer as melhores opções ao cliente final para que todo tipo de projeto seja executado com qualidade e segurança.
Em termos de fixação, há uma grande variedade de pregos e parafusos disponíveis no mercado, pensados para solucionar diversos tipos de problemas de fixação, consertos e construção de estruturas.
Para saber escolher o parafuso ideal, é necessário identificar o tipo de material de aplicação e entender em que tipo de ambiente ele ficará exposto - interno ou externo - antes de adquirir os fixadores, pois existem no mercado opções mais resistentes para locais expostos à umidade e a condições climáticas mais extremas.
Nesse artigo, você poderá conferir os modelos mais usados e em que projetos e setores eles se encaixam de forma mais adequada.
O parafuso auto atarraxante possui extremidade afiada e é comumente utilizado para furar superfícies, principalmente aquelas de madeira. Sua rosca fina proporciona melhor fixação no furo e dispensa o uso de porca para fixação.
Tendo uma performance de alta resistência, dispensa também roscas maiores, pois seu formato fino e cortante se “agarra” melhor à estrutura de fixação.
Recomendado para: Os parafusos auto atarraxantes são normalmente utilizados em chapas metálicas, podendo também ser usados em outros materiais como plástico, móveis, MDF, madeira, aglomerado e também fibra de vidro.
Utilizado por: Profissionais na fixação de acabamentos e montagem de móveis.
Também conhecido como parafuso ponta-broca por sua extremidade muito semelhante às de brocas de furadeiras, esse tipo de fixador exerce duas funções em um só utilitário: fura e rosqueia ao mesmo tempo, evitando o uso de dois tipos de ferramentas em sua utilização.
Eliminando a necessidade de um pré-furo, o parafuso auto brocante pode perfurar, atarraxar e vedar em uma só operação, economizando tempo e esforço ao profissional. Além de serem tipos de fixadores baratos, são, sem dúvida, das opções mais eficazes no mercado.
Recomendado para: Os parafusos auto brocantes são o xodó do mercado na fixação de telhas e chapas de metal.
Utilizado por: Profissionais em obras de grande, médio e pequeno porte.
Os parafusos chipboard panela, ou seja, com a cabeça em formato panela, não permitem aprofundar sua cabeça na estrutura a serem fixados, ao mesmo tempo que permitem uma fixação firme e segura por seu corpo contendo rosca total.
São parafusos com extração mais dificultada - isso pelo design da sua rosca - que possuem um corpo que se adequa a estruturas mais maleáveis. O parafuso chipboard foi inicialmente desenvolvido e usado em peças de madeira, mas ao longo do tempo, percebeu-se que sua utilização era efetiva e muito mais ampla.
Recomendado para: O parafuso chipboard panela tem como recomendação principal de uso em madeira, paredes de alvenaria (necessário o uso de bucha de nylon para fixação) e alguns usos em placas metálicas (com o uso de porcas).
Utilizado por: Marceneiros.
O parafuso chumbador é uma categoria de fixador mais ampla, possuindo dois tipos diferentes: chumbadores químicos e chumbadores mecânicos. Pode-se dizer que, dentre eles, há um maior destaque ao parafuso chamado parabolt, bastante conhecido e apreciado por engenheiros e mestres de obra.
Por conter propriedades que oferecem sustentação de qualidade de montagem rápida e simples, são os preferidos para uso específico em concreto. Sua utilização restringe-se a este material como uso adequado e seguro.
O parafuso chumbador parabolt possui alguns componentes: o parafuso em si, a porca com arruela, a capa (também chamada de jaqueta) e o cone, conhecido também por cunha. Sua expansão tem controle pelo torque.
Os componentes podem assustar um pouco quem não entende bem a funcionalidade desse tipo de parafuso, mas, na verdade, seu funcionamento é bem simples: à medida em que o parafuso vai sendo apertado, o cone (posicionado na outra extremidade) empurra e expande a jaqueta, proporcionando firmeza na fixação da parede de concreto.
Recomendado para: O parafuso chumbador é o tipo mais comumente usado em obras de maior porte, pois suportam altos pesos e são resistentes a cargas elevadas. Seu uso geralmente se dá em fixação de portões, elevadores, janelas, grades, escadas, fachadas e outros.
Utilizado por: Mestres de obra e profissionais das áreas de instalação de componentes como portões e grades.
Se engana quem lê esse nome e tira conclusões limitadas sobre o uso desse tipo de fixador. Ainda que seja amplamente usado na montagem de camas, o parafuso para cama possui variadas finalidades.
Funcionando perfeitamente na montagem de camas e sofás, é um tipo de parafuso alongado que possui porca para fixação mais firme e extremidades retas. Sua função é atravessar a madeira e usar a porca para garantir uma fixação firme e sem riscos.
Possui componentes resistentes a pesos consideráveis e vai além do uso óbvio.
Recomendado para: Os parafusos para cama são recomendados para montagem de móveis com uso constante e que possam resistir a peso, com durabilidade e longa vida.
Utilizado por: Montadores de móveis.
Assim como o nome sugere, para fixar puxadores, ainda mais aqueles em estilo colonial, é usado um tipo de parafuso com rosca M4, bicromatizado, com corpo alongado e rosca total, além de uma porca que auxilia na fixação.
É possível encontrar esse tipo de parafuso em diferentes cores - a Completa oferece na coloração preta - pensando no design mais arrojado e elegante para combinar com o estilo colonial dos puxadores.
Geralmente, é encontrado com cabeça do tipo phillips e não fica aparente em sua instalação.
Recomendado para: Os parafusos para puxador colonial são, claramente, a melhor opção para fixação de puxadores, principalmente aqueles que possuem estilo antigo e mais conservador, como de antigas penteadeiras e armários de louça.
Utilizado por: Montadores de móveis e clientes finais que desejem trocar puxadores.
Parafuso Segmentado
O parafuso segmentado é um modelo de parafuso que atende diversas funções, oferecendo fixação firme e duradoura, além de alta resistência.
É um parafuso alongado que pode ter rosca por todo o corpo, com pequenas intersecções iguais ou de tamanhos distintos, ou ainda pode ter rosca parcial, mas ainda com pequenas interrupções até sua extremidade.
Recomendado para: O parafuso segmentado é indicado em montagem de móveis de cozinha planejada, móveis de escritório, armários, estantes e mobiliário que necessite alguns tipos específicos de puxadores.
Utilizado por: Montadores de móveis e designers de mobiliário, além de clientes finais que fazem instalação de móveis adquiridos.
Quando falamos de parafuso sextavado, nos referimos ao modelo da sua cabeça: contém seis faces, em formato hexagonal. Já quanto à rosca soberba, fazemos referência a uma rosca parcial, porém, bastante firme.
Por sua aplicação com chaves padrão, permite um serviço rápido e proporciona um torque mais intenso, garantindo muita firmeza na junção de componentes.
O parafuso sextavado com rosca soberba tem um diferencial perante a outros parafusos do universo moveleiro: ele é capaz de conectar madeiras pesadas e suportar cargas intensas.
Recomendado para: Seu uso é altamente recomendado em projetos de madeira, mesmo aqueles mais pesados que contenham madeira de lei ou sejam de grandes proporções. Também é possível ser usado em concreto, com buchas de nylon, na instalação de cercas, portões, redomas e outras estruturas de madeira.
Utilizado por: Marceneiros em geral.
O parafusos telha não tem muito mistério: foram desenvolvidos para fixação de telhas diretamente nas madeiras que compõem o telhado. São parafusos longos que possuem anilhas (As porcas especiais para isolar e proteger a fixação de forma firme.).
Esse parafuso ajuda a prevenir infiltrações em telhados, coberturas e outros tipos de instalações e superfícies, além de resistir muito bem às mudanças de temperatura.
Pode ser usado em telhas de fibra de vidro, plástico, metálicas e de alvenaria comum. O parafuso de telha geralmente é fabricado em aço inox ou carbono, materiais resistentes à condições climáticas adversas.
Recomendado para: O parafuso telha tem uso recomendado para fixação de telhas, coberturas, tetos e superfícies.
Utilizado por: Profissionais que trabalham diretamente com construção e reformas.
Parafuso União para Móveis
Esse tipo de parafuso tem um design perfeito e bem pensado para fazer a junção de estruturas em móveis, proporcionando um acabamento elegante.
Consiste em um parafuso com dois lados iguais, sendo um a parte da rosca e outro a parte do parafuso em si, proporcionando firmeza e boa resistência a impactos. O parafuso de união é transpassado de uma estrutura de madeira à outra no momento da fixação.
Sua funcionalidade possui um mecanismo diferenciado: o parafuso de união cria uma “trava” forte entre uma parte e outra, mantendo firme a tensão sem que haja desconexão.
Recomendado para: É possível utilizar o parafuso de união entre móveis para conectar paredes e portas de armários, bem como conectar peças e outros itens.
Utilizado por: Montadores de móveis.
Parafuso Barra Roscada
A principal característica de um parafuso barra roscada é sua resistência à tensão. Outra característica importante dos parafusos de barra roscada é que eles se adaptam conforme a necessidade do cliente: na falta de um parafuso específico, eles podem ser cortados conforme a necessidade do projeto.
Recomendado para: O parafuso barra roscada é o tipo de fixador mais usado na construção civil. Pode ser usado em tubulações hidráulicas, suspensão de ventiladores, eletrocalhas, instalações diversas, soluções de engenharia e várias outras aplicações, já que é feito de aço carbono inoxidável e resiste a variações bruscas de temperatura.
Utilizado por: Profissionais da área de construção civil.
Agora que você já sabe os principais usos dos modelos mais populares de parafusos, você tem nas mãos tudo que é necessário para fazer a escolha certa e fixar objetos com segurança e responsabilidade, sem risco de inadequação e, por consequência, acidentes.
Para manter um estoque sempre variado de fixadores a fim de atender a qualquer tipo de demanda que o cliente final possa ter, conte com a Completa!
Empresas que investem em ferragens de qualidade garantem mais conforto, satisfação e fidelização do cliente. No blog de hoje, você irá saber mais sobre esse assunto.
No blog de hoje, você vai conhecer dicas sobre como substituir puxadores antigos por modernos.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
PRODUTOS
© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2025