blog-banner

Conheça os diferentes tipos de colas e suas funções

Publicado em: 10/03/2023 13:28 | Atualizado em: 17/03/2023 13:39

Conheça os diferentes tipos de colas e suas funções 

 

As colas são produtos indispensáveis no dia a dia, pois auxiliam e contribuem para diversas atividades, fixando, vedando e colando vários itens.  

 

Em geral, elas exercem um papel essencial na resolução de problemas, por exemplo, quando peças quebram ou racham e necessitam de reparos rápidos, além de outras funções, como a aplicação de papéis de parede na residência, vedagem de vãos em janela, etc.  

 

Muitas vezes, o uso inadequado de tipos de colas que não são indicadas para determinadas aplicações, prejudicam produtos ou utensílios, causando danos que podem ser irreversíveis.  

 

No blog de hoje, vamos te mostrar alguns dos diferentes tipos de cola para você entender mais sobre esse produto.  

 

Por que a colagem é importante? 

 

Para cada aplicação e necessidade, existe um tipo de cola. A colagem é uma solução eficiente, sobretudo, quando é preciso colar algum objeto danificado ou no processo de produção de materiais que exigem fixar ou vedar o item. É fundamental atentar-se em relação às particularidades e composição dos produtos, evitando erros de utilização que prejudicam os produtos.  

 

Antes de definir qual é o tipo de cola recomendada, é importante entender suas aplicações: 

 

  • Colar  

Processo responsável por grudar e unir os objetos; 

 

  • Vedar 

A aplicação da cola para vedar é indicada para fechar frestas, impedindo a passagem de ar, água, insetos e outros elementos desagradáveis para o ambiente; 

 

  • Colar e vedar 

Neste caso, ocorre uma dupla função, ou seja, há a união dos objetos, além de vedar os vãos que estão entre as superfícies.  

 

Agora que você já compreendeu as aplicações, confira quais são os principais tipos de colas.  

 

Cola de artesanato 

 

Os artesãos são profissionais que utilizam as colas como produtos essenciais para o desenvolvimento de seus trabalhos. As colas de artesanato realizam a união de diversos substratos, entre eles, madeira balsa, tecido, papel, papelão, MDF, cortiça, PVC, entre outros.

 

Diferentemente de uma cola padrão, as de artesanato são extremamente resistentes à água e óleos convencionais.

 

Deste modo, é possível desenvolver trabalhos de excelente qualidade, com montagens e colagens sem danos e riscos de desmontagem.  

 

Cola de contato 

 

A cola de contato também é conhecida no mercado como adesivo de contato. Trata-se de um produto recomendado para unir duas peças de materiais, geralmente, peças grandes de madeira, plástico, compensado, entre outros.

 

Após a aplicação do adesivo, o item não poderá ser removido, portanto, antes de aplicá-lo, é essencial verificar se tudo está correto. Esse tipo de material promove a fixação com precisão, e garante um excelente resultado final.  

 

 

Cola instantânea  

 

A cola instantânea é caracterizada por adesivo à base de cianoacrilato, cuja função é indicada para colagens de alta velocidade de cura, além de ser possibilitar extrema resistência com qualidade. Trata-se de um produto monocomponente, sem a necessidade de qualquer tipo de mistura.

 

Ao aplicar a camada fina de adesivo nas superfícies, o produto entra em contato com a umidade do ar atmosférico, possibilitando a colagem com excelente fixação, ou seja, sem qualquer tipo de risco para danos.  

 

 

Cola selante 

 

Esse tipo cola é fundamental a para o uso no dia a dia de construção civil, pois possibilita realizar a junção de dilatação, calhas, pisos internos, juntas sanitárias e também pias.

 

Outro setor que se beneficia com a utilização da cola selante é o da indústria automobilística. Neste caso, a cola é aplicada em carrocerias e baús de caminhões, quando há calafetagem, trepidações, câmaras frigoríficas e outras funções importantes para reparos.

 

Vale a pena destacar que as colas selantes utilizadas em automóveis são essenciais para minimizar os riscos de outros tipos de danificações que resultarão em danos financeiros posteriores.  

 

 

Cola silicone 

 

Indicada para realizar ótimos acabamentos ao ser aplicada em peças de decorações, laços e outros adereços, a cola de silicone pode ser utilizada em vários materiais, como tecidos sintéticos, EVA, madeira, feltro, couro, isopor e metais.

 

Profissionais que trabalham com decorações de festas e outros eventos necessitam da cola silicone com frequência.  

 

 

Utilize colas adequadas para a sua necessidade 

 

Em nenhuma hipótese, utilize um tipo de cola que não é indicada para a sua necessidade. É comum ouvirmos que para tudo existe um ‘jeitinho’, porém, quando o assunto é colagem, principalmente para o desenvolvimento de trabalhos, caso a cola não seja específica para a determinada função, o resultado não será agradável e o seu cliente trará queixas sobre a qualidade do produto que a sua empresa ou você oferece. 

 

O uso adequado do tipo específico de cola para cada função evita danificações e outros problemas no material. Por isso, existe vários tipos de composições de colas que são produzidas, testadas e indicadas para o uso que é descrito em sua embalagem.

 

Por exemplo, ao utilizar em vidros colas indicadas apenas para tecidos ou plásticos, há o risco de causar manchas que, em alguns casos, podem ser difíceis de remover.  

 

Em relação aos artesanatos, os produtos devem ser de qualidade para que sejam vendidos. Deste modo, a colagem é a peça-chave para o desenvolvimento dos itens, afinal, o artesão deve se preocupar com a fixação correta dos elementos para que durem por um longo período, além de evitar que ao exibir o trabalho, o cliente perceba que partes do item estão descoladas.  

 

Colas na residência  

 

No dia a dia da residência, as colas também exercem um papel importante para reparos em eletrodomésticos e revestimentos. Muitas vezes, a pessoa só percebe a necessidade da cola quando algum problema ocorre e não encontra o produto em casa.  

 

As colas também auxiliam nos objetos de decoração, como a aplicação de papéis de parede nos ambientes. Devido ao custo reduzido em comparação com as tintas, os papéis de parede podem ser customizados e trazem um ar de renovação ao ambiente.  

 

Neste caso, é essencial que haja o investimento em cola específica para este tipo de uso, com excelente fixação do material na parede, visando evitar que os papéis sejam descolados a curto ou médio prazo, necessitando da retirada e compra de outro item para repor no local.  

 

Compre a sua cola na Completa 

 

Você já identificou qual é o tipo de cola indicado para a sua necessidade e do seu cliente? Então, aproveite a oportunidade para conhecer as colas disponíveis na Completa. Oferecemos produtos de alta qualidade que atenderão com eficiência a demanda da sua loja. 

 

Com certeza você ficará satisfeito com o resultado e os seus clientes também receberão materiais com qualidade. Verifique em nosso catálogo todas as colas e marcas para que você faça uma escolha assertiva ao comprar os produtos para a sua loja.  

 

Lembre-se: investir em bons produtos é a chave para grandes resultados. Compre conosco e evite dores de cabeça com produtos de baixa qualidade e reclamações de clientes. A Completa te oferece o melhor, sempre.  

 

DESTAQUES

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

No blog de hoje, vamos trazer os principais materiais utilizados na fabricação de móveis e fornecer dicas práticas para os clientes escolherem os produtos mais adequados para suas necessidades e orçamento.

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024