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5 estratégias e 3 ferramentas de tecnologia para o varejo

Publicado em: 01/03/2024 13:23 | Atualizado em: 01/03/2024 13:26

5 estratégias e 3 ferramentas de tecnologia para o varejo

 No contexto atual do mercado, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental na transformação dos negócios, os lojistas enfrentam o desafio constante de se manterem relevantes e competitivos. Nesse cenário, é essencial que os comerciantes adotem estratégias inteligentes e façam uso das ferramentas tecnológicas disponíveis para impulsionar o sucesso de seus negócios.

 

No blog de hoje vamos explorar cinco estratégias eficazes, bem como três tipos de ferramentas de tecnologia, que os lojistas podem aplicar em suas operações comerciais para aumentar a eficiência, melhorar a experiência do cliente e alcançar resultados mais sólidos.

 

Conectividade com o varejo

Como será o futuro do varejo? Provavelmente, você já se questionou sobre esse assunto, entretanto, esse futuro já está presente. O varejo é caracterizado como tipo de venda realizado diretamente para o consumidor final, sem intermediários, onde as mercadorias são comercializadas em pequenas quantidades.

 

Diversas empresas varejistas de diferentes tipos de mercados estão buscando criar uma integração entre o ambiente físico e o digital, trazendo experiências únicas ao consumidor, a fim de proporcionar excelente atendimento, agilidade e praticidade.

 

Essa estratégia é um mix de tecnologia com finalidades específicas trazendo melhorias significativas nas vendas, além de trazer credibilidade à marca no ambiente digital, mostrando ao cliente que a experiência de compra é única e exclusiva para ele. Existem diversas possibilidades de aplicação da tecnologia no varejo.

 

5 estratégias para o varejo

Na busca por integrar o ambiente físico com o digital e fazer com quem o varejo se destaque ainda mais, trazendo diversos benefícios à loja, e fortalecimento a marca, algumas estratégias são essenciais, entre elas:

 

  • Padrão de atendimento: Diante do crescimento do comércio eletrônico, as lojas físicas precisam se reinventar, pois muitas vezes o consumidor chega à loja com prints ou pdfs de produtos que deseja. A escolha de comprar na loja física já demostra que ele busca um atendimento diferenciado, principalmente para esclarecer dúvidas. Deste modo, é uma forma eficaz de oferecer excelência para que o cliente esteja satisfeito com a compra e atendimento.

 

  • Soluções para pagamento: Oferecer diversas opções e formas de pagamento para o cliente é uma excelente estratégia para fideliza-lo. Aceitar cartões de crédito e débito é o básico para qualquer empresa. Além disso, hoje, com a possibilidade de pagamento no pix, é importante oferecer também essa opção.

 

  • Observe as gerações Y e Z: De acordo com diversos estudos, as gerações Y e Z são mais conectadas ao processo de venda on-line e, consequentemente, podem ser uma ponte de indicação para os amigos, já que há gostos parecidos.

 

  • Automação de atendimento ao cliente e pedidos: Muitas empresas buscam ferramentas de automação de atendimento, entretanto, o próprio WhatsApp é uma ferramenta eficaz de atendimento e pedidos varejistas.

 

  • Múltiplos canais: A junção entre o e-commerce e a compra em loja traz uma experiência diferenciada e conectada à compra no varejo. É possível introduzir tecnologias digitais nos pontos de vendas físicos.

 

3 ferramentas tecnológicas para o varejo

Algumas ferramentas tecnológicas contribuem para o fortalecimento da marca no varejo, entre elas:

 

  • Aposte em e-commerce: O conceito de e-commerce faz jus às ações satisfatórias de compra e venda no mercado online. Todo o processo de escolha, finalização do pedido e pagamento são realizados por meios digitais. No ambiente físico, só existe apenas uma etapa, a logística para as entregas das encomendas. Invista em um bom atendimento para que o cliente esteja satisfeito com o processo de compra.

 

  • Automatize o marketing: Para atuar em diversos canais de comunicação, é importante ter um ótimo time de marketing que saiba explorar todas as estratégias. Hoje em dia, é possível programar posts no Instagram e Facebook, além de escolher os melhores horários para publicações de acordo com os dados que mostram os picos de engajamento. Outro fator importante é sempre responder os directs e as mensagens que os clientes enviam, inclusive, os comentários nas publicações. A identidade visual é fundamental para chamar a atenção do cliente. Por isso, o design é essencial para que posts atrativos sejam desenvolvidos com layouts diferenciados.

 

  • Inteligência de merchandising: Através dessa estratégia é possível acompanhar a circulação de pessoas dentro do estabelecimento. Com esse controle, sua loja pode adotar medidas de contingências, como realocação de funcionários em determinados setores, abertura de novos caixas para reduzir filas, além de criar ações promocionais. Outro benefício é saber quais são os departamentos mais visitados e criar companhas para eles. A contagem de clientes também define as melhores datas para promoções, inclusive, quais são os produtos mais vistos e vendidos, organizando também as gôndolas e mostruários.

 

 

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 Agora que você já sabe quais as principais estratégias para o varejo, trazemos a principal dica: a Completa disponibiliza material digital para que você utilize nas suas redes sociais. Além disso, compre os produtos na Completa. Confira nosso catálogo

 

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