blog-banner

Materiais elétricos essenciais para você ter em sua loja e aumentar suas vendas

Publicado em: 14/10/2022 13:28 | Atualizado em: 28/10/2022 13:18

Materiais elétricos essenciais para você ter em sua loja e aumentar suas vendas

 

Os materiais elétricos estão presentes em residências e estabelecimentos comerciais garantindo o pleno funcionamento da eletricidade. 

 

Eles desempenham um papel muito importante na segurança das residências, ajudando a detectar os picos de energia, controlar e distribuir a corrente elétrica, evitando sobrecargas na rede e danos nas residências.

 

Por conta disso, são acessórios que devem ser muito bem selecionados, para garantir sua alta qualidade e resistência nas instalações.

 

No blog de hoje, você vai ficar por dentro de tudo sobre os materiais elétricos essenciais para você ter em sua loja e assim aumentar suas vendas, atendendo às diferentes necessidades de seus clientes. 

 

Principais materiais elétricos para sua loja 

 

Na Completa, você encontra as principais peças usadas no planejamento da parte elétrica das edificações. Se você quer atender todos os públicos, incluindo eletricistas e engenheiros elétricos, elas não podem faltar no seu mix de produtos.

 

Confira abaixo as características, aplicações e vantagens de cada material elétrico!

 

Tomada

 

As tomadas servem para ligar eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos à rede elétrica. Elas facilitam a conexão da energia para os equipamentos e, por isso, é muito comum encontrá-las espalhadas em quase todas as paredes das casas.

 

Quantos aos modelos, existem três tipos de tomadas para alimentação dos variados equipamentos

 

Tomada com plug Tipo C

 

Contam com plug de dois fios e pinos redondos para facilitar o encaixe de qualquer equipamento que exija 2,5 A ou menos.

 

Possui entrada para até dois pinos e são mais limitados no uso por conta da capacidade de resistência. Esse modelo tem sido substituído pelos acessórios de três pinos, os chamados plugs do tipo N .

 

Tomada com plug tipo N

 

Existem duas variações: de 10 amps, com 2 pinos redondos de 4 mm e 1 pino de aterramento; e outra de 20 amps, utilizada para aparelhos mais pesados, composta por 2 pinos redondos e 1 pino de aterramento. Em ambos os modelos funcionam perfeitamente o plug tipo C.

 

Vale ressaltar que a corrente elétrica que circula nessas instalações segue o padrão brasileiro de voltagem e conta com 110 e 220 volts, com variações de acordo com a região.

 

Interruptores

 

Os interruptores servem para controlar a passagem da eletricidade, podendo direcionar ou interromper o fluxo da corrente para outro local.

 

Sua aplicação garante a ativação da energia, facilitando o acender ou apagar das lâmpadas dentro dos ambientes. Por conta dessa função, ele está presente em todos os cômodos de uma residência ou comércio.

 

Existem diversos modelos de interruptores elétricos:

 

Interruptor simples: o mais popular, usado apenas para o liga/desliga de lâmpadas e que pode conter um ou mais interruptores. Os que contam com apenas um botão também são chamados de pólo único, já que controlam apenas um ponto de energia.

 

Interruptor 2 polos: considerados unipolares separados, ele permite o controle de dois aparelhos, sem a necessidade de instalar caixa separada. Geralmente é composto por um botão para acender a lâmpada e uma tomada de até 3 pinos.

 

Interruptor 3 polos: conhecido como interruptor de pólo duplo com tomada, eles servem para controlar luzes com até dois interruptores e uma tomada para conexão de aparelhos.

 

Interruptor 4 polos: usado em salas grandes para garantir maior controle das luzes. Esse modelo conta com 3 ou mais interruptores.

 

Além dessas opções simples, existe ainda o modelo multi-localização que interconecta 2 ou mais interruptores e controla a energia em mais de um local.

 

Todos esses componentes são extremamente funcionais nos projetos de eletricidade e de uma construção. Por isso, não podem ficar de fora do seu mix de materiais elétricos.

 

 

Campainha

 

A campainha elétrica é usada para que pessoas sinalizem sua chegada para quem está dentro de residências. Quando ele é acionado, emite um som na parte interna da casa, avisando que tem alguém na porta. Portanto, sua principal função é facilitar a comunicação entre as pessoas que estão dentro de casa com quem está do lado de fora.

 

Ela também pode ser usada apenas dentro dos imóveis, para que pessoas com problemas de locomoção ou idosos se comuniquem com os moradores da residência.

 

Existem diferentes versões de campainha, que variam no formato (quadrada, redonda, ou mais personalizada), com e sem fio, até sendo que algumas com a opção de personalização de música para o toque. Os principais modelos vendidos no mercado são:

 

Campainha cigarra

 

Por conta do som emitido quando acionada, esse modelo recebe o nome de campainha cigarra e é um dos mais procurados pelos consumidores. A intensidade sonora dela é excelente e seu som é reproduzido sempre que o pulsador for pressionado.

 

Produzida em termoplástico, conta com acabamento em brilho que proporciona um visual agradável e prático para limpar. Ela é bem versátil, fácil de instalar e resistente. Inclusive, na Completa, você encontra esse produto com preços imperdíveis. 

 

Campainha sem fio

 

Diferente do modelo anterior, a campainha sem fio é mais fácil de ser instalada, pois não precisa de fios para isso. Ela conta com um interruptor externo que funciona à bateria e do lado de dentro da casa, a caixa de alerta fica conectada a uma tomada.

 

Para quem busca por facilidade na hora da instalação, é um modelo muito mais prático de ser usado.

 

Campainha wireless

 

Por ser um modelo também sem fio, a campainha wireless é super fácil de ser instalada. Entre suas vantagens, destacam-se: o longo raio de alcance, a maior resistência às variações climáticas e seu sistema de vedação do transmissor.

 

Além desses três, também é possível encontrar no mercado, modelos do tipo congo, eletrônica, com conjunto montado e o pulsador. Pode variar seu estoque entre todos eles para diversificar as opções de campainha na sua loja e atrair mais pessoas.

 

Caixa de luz

 

Mais usada em inícios de obra, a caixa de luz concede o suporte necessário para a instalação dos pontos de conexão de energia. Ela marca os locais onde os interruptores, tomadas e aparelhos de iluminação serão fixados. 

 

Fabricada em plástico com cores que variam entre cinza, laranja e amarelo, as caixas de luzes possuem marcações laterais circulares, por onde os cabos elétricos devem passar. Assim auxilia na transmissão da energia para os interruptores e tomadas e interruptores. 

 

Entre os modelos disponíveis, existem 4 formatos principais:

 

  • Retangular 4”x2”: usada para tomadas e interruptores simples;
  • Quadrada 4”x4”: aplicada em duplos interruptores ou tomadas;
  • Redonda 3”x3”: instalado no teto para fixação dos itens de iluminação;
  • Octogonal 4”x4”: também fixado no teto, tem como diferencial o fundo, que pode ser móvel ou fixo.

 

Sua instalação é feita dentro da parede, tornando a peça totalmente invisível, mas super funcional. 

 

Disjuntores

 

Em 2020, os curtos foram uma das principais causas de incêndios de origem elétrica nas casas brasileiras. Por isso, é imprescindível manter esse item na sua loja, pois todas as edificações precisam ter um disjuntor. Muitos consumidores procuram por essa peça na hora de executar o planejamento elétrico.

 

Os disjuntores servem para proteger as instalações elétricas e evitar o agravamento de acidentes elétricos. Sua principal função é facilitar o desligamento automático da energia em caso de sobrecargas ou curtos-circuitos.

 

Além de proteger, os disjuntores também facilitam o manuseio da rede elétrica, ao permitir o ligamento e desligamento manual, nos casos de manutenções ou instalações elétricas de luminárias, lâmpadas, chuveiros, entre outros.

 

Plafonier

 

Também chamado de plafon, esse acessório é um tipo de luminária que serve tanto para iluminação direta quanto indireta. Ele é super eficiente e funciona muito bem para espaços de trabalho ou ambientes de descanso.

 

Também utilizado como luminária de transição, o plafonier é um tipo de luminária clássica que consegue substituir temporariamente pendentes e lustres.

 

Existem variados modelos de plafon no mercado, que variam no tamanho, formato, cor e materiais. É possível encontrar versões para uso de lâmpadas mais compactas ou em bulbo (LED, fluorescente). Outras são mais práticas, apenas em LED e sem o uso de lâmpadas.

 

Sua instalação é feita no teto, de forma embutida ou sobreposta. Se sobreposta , sua fixação se adequa em qualquer tipo de teto. Porém, no caso do embutido, é preciso um forro tipo o gesso que permita o recorte e encaixe do plafonier.

 

Para quem quer investir no projeto de iluminação sem gastar muito, o plafon pode ser uma boa escolha.

 

 

Além dos itens mais básicos que ficam na parte interna da parede, tais como, caixa de luz, fios e cabos, existem também os produtos de conexão que acionam a energia dentro dos ambientes, a saber: tomadas, interruptores, disjuntores, entre outros.

 

Esses são os principais itens que fazem parte do grupo de materiais elétricos usados para a instalação e manutenção da rede de eletricidade de residências e comércios. São eles que garantem o funcionamento adequado dos equipamentos eletrodomésticos, eletroportáteis e eletrônicos.

 

Ao ampliar o estoque com esses acessórios elétricos, sua loja poderá atrair novos consumidores e melhorar as vendas.

 

Conheça o catálogo de produtos elétricos da Completa e aproveite para aumentar seu mix de produtos.

 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024