blog-banner

O acabamento perfeito: fita borda PVC

Publicado em: 05/08/2022 14:14 | Atualizado em: 05/09/2022 22:15

 

O acabamento perfeito: fita borda PVC  

 

Uma das primeiras coisas que vem à mente quando se pensa em móveis planejados é a beleza dos acabamentos. É justamente nessa hora que a fita borda PVC ganha seu protagonismo na cena, sendo a responsável por conceder aquele toque de sofisticação às mobílias. 

 

Quando os consumidores pensam em um móvel bem atrativo, imaginam que o design do produto seja o ponto de maior destaque, afinal, depois da matéria-prima, esse é o aspecto que mais chama a atenção do cliente na hora da compra. 

 

A fita de borda PVC é um a peça que faz toda diferença nos móveis, por isso, se tornou peça indispensável na indústria moveleira. Sua aplicação atribui grande diferencial às mobílias, tornando-se muito procurado para fabricação de móveis com acabamento mais preciso e aspecto visual mais elegante. 

 

Para você entender melhor como a fita borda PVC promove a transformação nos ambientes, preparamos este artigo com as principais informações sobre o produto. 

 

Aqui você vai descobrir todas as características dos modelos de fita borda PVC para móveis e suas principais vantagens e aplicações. 

 

Características e vantagens da fita borda PVC 

 

A fita borda PVC é um produto muito usado na fabricação de móveis planejados, tanto por marceneiros quanto escritórios de design de interiores, para fazer o acabamento nos mais variados tipos de móveis e ambientes. Ela garante que a aparência dos espaços fique ainda melhor, gerando também maior requinte e valorização da peça. 

 

É possível dividir as funções da fita borda em duas: estética e proteção.  

 

Na parte estética, a fita PVC é responsável por agregar mais sofisticação ao móvel, podendo combinar diferentes estilos no design, para fornecer o aspecto visual que cada espaço precisa. Com a colagem da fita, as gavetas, tampos e portas de mobiliários contam com um acabamento praticamente perfeito, sem qualquer tipo de elevação ou soltura da peça.  

 

Já no quesito proteção, a fita PVC serve para proteger a superfície do atrito, impacto e umidade, aumentando assim o tempo de vida útil da peça. 

 

Disponível em várias cores e tamanhos, a fita PVC concede um toque especial ao ambiente, garantindo maior sofisticação, elegância e destaque aos seus móveis e ambientes.  

 

A aplicação da fita borda pode ser feito em: 

 

  • Móveis fabricados em MDF e MDP (portas, gavetas, módulos); 
  • Divisórias, tampos e painéis; 
  • Nichos e módulos; 
  • Entre outros.

 

Sua fabricação é feita em policloreto de vinila, também conhecido como PVC, sendo impressas com tintas e revestidas com vernizes resistentes aos raios UV do sol. Por isso, a fita borda PVC possui alta durabilidade, baixa densidade, boa resistência e ainda permite uma colagem rápida que evita a soltura de lascas do material. Além disso, esta fita não alimenta a combustão, o que evita acidentes em áreas inflamáveis. 

 

O uso da fita PVC no acabamento dos móveis também traz benefícios como: 

 

  • Renovação de móveis; 
  • Proteção contra umidade; 
  • Maior valorização dos móveis; 
  • Excelente resultado no acabamento;
  • Vedação de móveis contra umidade;
  • Resistência mecânica e contra impactos;
  • Colagem rápida e sem deixar “lascas” na fita. 

 

 

Quanto aos modelos disponíveis no mercado, é possível achar fitas borda PVC nas mais variadas cores, espessuras, larguras e acabamentos, para melhor adequação aos diversos modelos de móveis.  

 

Nas medidas, a largura varia entre 64 mm a 12 mm e a espessura entre 3,5 mm a 0,4. Já o acabamento pode ser liso, madeirado, fantasia e/ou texturizada. Existem também opções com verniz, realces metálicos, tons de madeira in natura e até modelos em vidro. 

 

As cores da fita borda PVC podem variar entre as tradicionais (branco, preto, madeira e cinza), além de outras mais diferenciadas como prata, colorida, texturizada, entre outros. Em geral, os modelos do produto são bem variados.  

 

Confira alguns modelos abaixo. 

 

Modelos de fita borda PVC e tipos de acabamento 

 

Na Completa você encontra modelos com diferentes tamanhos e superfícies lisas nas cores: branco, preto, madeirado.

 

A fita borda PVC branca combina muito bem com os móveis de ambientes onde esse tom é priorizado, a exemplo da cozinha e banheiro. Nesses espaços, o produto pode ser aplicado para acabamento dos móveis como armários, nichos, bancadas, entre outros. 

 

A fita borda PVC madeirada simula o tom e algumas texturas da madeira in natura, garantindo aos móveis um aspecto praticamente igual aos dos móveis com acabamento no próprio compensado.  

 

A aplicação desse modelo é bem comum no mercado e pode ser visto em várias mobílias, tanto residenciais quanto comerciais, a exemplo de peças como racks, estantes, armários, guarda-roupas, etc. 

 

Muito comum em projetos de móveis para escritórios e closets, a fita borda PVC preta tem um tom bem sólido e marcado no preto que combina super bem em ambientes com estilo industrial. 

 

Além desses modelos tradicionais, também é possível encontrar no mercado modelos de fita borda mais inovadores com acabamento em metálico, cortiça e até vidro.  

 

 

Como fazer a aplicação da fita borda PVC 

 

A instalação pode ser feita de forma manual ou automática. 

 

Na instalação manual, a aplicação é feita com o uso do primer sendo aplicado sobre a superfície. Essa aplicação com a cola promove melhor aderência do acessório no móvel, garantindo uma boa fixação.  

 

Nesse caso é preciso ter atenção na hora de passar a cola, para que ela seja colocada uniformemente na superfície e dentro do tempo sugerido pelo fabricante. Isso vai evitar danos e elevações após a instalação. Logo em seguida a colagem, será preciso usar uma ferramenta para esfregar a fita e garantir maior aderência sobre a superfície. 

 

Depois de concluída a aplicação, pode retirar as sobras da fita na lateral do móvel e fazer o devido acabamento com lixamento e limpeza da superfície. 

 

Na instalação automática, o processo torna a colagem mais criteriosa, com um refilo preciso e a boa limpeza dos restos da cola. Nesse tipo de aplicação o segredo do sucesso está em seguir à risca as etapas da instalação, composta por: 

 

  1. Aquecimento da cola na temperatura certa; 
  2. Aplicação da fita e regulagem do equipamento conforme espessura do painel; 
  3. Corte de topos, colagem e retirada de excessos do material e da cola; 
  4. Por fim, limpeza com o uso do polidor para promover acabamento mais fino. 

 

Ambos os modelos, geram um acabamento excelente, evitando que pontas fiquem sem o devido ajuste e gere “lascas”. 

 

Dicas para instalação 

 

Caso opte por fazer manualmente, é importante: 

 

  • Verificar se o painel e a fita estão limpos antes da colagem; 
  • Fazer o corte das sobras com calma para garantir um bom acabamento; 
  • Limpar após a instalação, usando apenas sabão neutro e água. 

 

Se fizer a instalação automática, regule a temperatura da máquina conforme as instruções do fabricante.

 

Caso prefira contratar mão-de-obra especializada para fazer aplicação, como forma de garantir o bom resultado da montagem, o ideal é encontrar os profissionais que já conhecem os materiais e sabem como fixar a fita PVC. 

 

Vale ressaltar que para obter um resultado mais destacado no ambiente, a fita PVC pode ser aplicada apenas nas áreas onde o acabamento terá maior evidência. Isso gera mais harmonia e diferenciação nas combinações estéticas. 

 

Como cuidar da borda PVC no dia a dia 

 

O cuidado diário com a fita borda PVC é muito parecido com o processo de limpeza dos painéis revestidos, já que ambos são produzidos através da impressão em verniz e com revestimento resistente contra os raios UV. Eles não precisam de cuidados especiais além daqueles já utilizados nos móveis em geral. 

 

Nada de utilizar solventes ou outros produtos mais pesados. O bom e velho sabão neutro e a água acompanhados de um pano úmido resolvem bem a limpeza. 

 

Para quem precisa de sofisticação nos projetos moveleiros a fita borda PVC é uma excelente opção. Ela é ideal para agregar mais elegância e modernidade ao design dos móveis e, claro, compor o aspecto visual dos ambientes. Além disso, seu material é super resistente e confere aos móveis maior proteção contra umidade e atritos. 

 

A fita borda PVC tem o poder de transformar completamente a aparência dos móveis planejados.

 

DESTAQUES

Guia prático: como escolher o rodízio ideal

Guia prático: como escolher o rodízio ideal

Estes pequenos componentes desempenham um papel significativo na funcionalidade e na mobilidade dos móveis, influenciando diretamente na experiência de uso e na preservação dos pisos. Diante da diversidade de opções disponíveis no mercado, a tarefa de selecionar o rodízio ideal pode parecer desafiadora. No blog de hoje, preparamos um guia prático sobre os principais aspectos a serem considerados ao escolher os rodízios, oferecendo orientações úteis para facilitar sua decisão e garantir a funcionalidade e durabilidade dos seus móveis.

Saiba tudo sobre os diferentes tipos de puxadores disponíveis no mercado

Saiba tudo sobre os diferentes tipos de puxadores disponíveis no mercado

A variedade de tipos de puxadores disponíveis no mercado é vasta e diversificada, indo desde os mais simples e discretos até os mais elaborados e sofisticados. No blog de hoje, vamos explorar os diferentes estilos, materiais e funcionalidades dos puxadores, proporcionando uma visão abrangente sobre os itens para auxiliar na escolha certa para cada ambiente e necessidade.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024