blog-banner

Segurança em sua casa: a importância do regulador de gás

Publicado em: 29/07/2022 13:19 | Atualizado em: 05/08/2022 14:14


Segurança em sua casa: a importância do regulador de gás 

 

Como o próprio nome indica, o regulador de gás é responsável por regular a passagem de gás pela mangueira que abastece os fogões, tanto o tradicional, quanto o modelo cooktop. Desta forma, é possível usar o gás da cozinha para preparar as refeições do dia a dia. 

 

O que muitos não sabem é que o regulador de gás funciona principalmente como um dispositivo de segurança. Afinal, ele garante a adequada pressão na passagem do gás, evitando acidentes e vazamentos. Por isso, é uma peça indispensável na cozinha dos brasileiros. 

Por ser um item de extrema importância, ele deve ser seguro e confiável, garantindo assim o pleno uso do botijão de gás. 

Para entender melhor sobre o funcionamento da válvula, leia o nosso blog e fique por dentro de todos os conhecimentos sobre o tema. 

Entendendo o funcionamento do regulador de gás 

 

Geralmente, a pressão do gás é muito forte, o que exige o uso de um dispositivo que possa regular a saída desse gás para níveis menores. Isso traz mais segurança para os consumidores e minimiza os riscos de acidentes. 

Ao cozinhar, as pessoas costumam abrir a boca do fogão e isso libera a saída do gás, e logo em seguida o fogo pode acender através de um sistema elétrico, com o botão que ativa a chama; ou através de um sistema manual, com o uso do fósforo.

O que muitos não sabem é que esse movimento comum no dia a dia esconde a complexidade que é a saída do gás do botijão.
 Caso o gás na saída não esteja na pressão adequada, sérios acidentes podem ocorrer.  É aqui que entra o papel do regulador, ao liberar o gás na pressão adequada para o uso das atividades diárias.

Por meio dos reguladores, os botijões, tanques e linhas de abastecimento de fluido com alta pressão passam a ter uma saída de gás reduzida a níveis mais seguros, cerca de 300 vezes abaixo do normal. Desta forma, o regulador de gás reduz a pressão para um volume aceitável nas saídas dos botijões, das tubulações, e de outros equipamentos desse segmento. Por isso, ele é tão importante para garantir a segurança dos consumidores, sem que o uso do gás gere riscos à vida. 

Para regular a pressão a níveis adequados de uso, o regulador conta com uma estrutura composta por uma válvula que controla de forma automática a passagem do líquido ou gás pela mangueira.

Mas, atenção! Os reguladores não são acessórios de medição do consumo e tampouco servem para bloquear o fluido. Eles apenas regulam a pressão, mantendo o gás em um volume correto para o uso. Para isso, os reguladores contam com dois sistemas de regulagem: 

- Único estágio: o equipamento regula a pressão direto do sistema de abastecimento para os equipamentos de consumo, não existindo entre eles qualquer outro tipo de dispositivo para reduzir o volume do gás. 

O melhor exemplo desse sistema é o famoso botijão de gás, que tem seu fluido regulado no próprio botijão antes de chegar ao fogão ou demais eletrodomésticos. Ou seja, ele regula em apenas uma etapa. 

- Segundo estágio: a redução da pressão é feita em dois estágios. No primeiro, o fluido ou gás é reduzido para níveis de segurança padrão. No segundo, regula-se a pressão para a entrada do gás nos equipamentos de consumo. 

Estamos falando, portanto, de uma saída de gás cujo volume é muito forte e que não pode ser feita de forma direta. Logo, só pode ser usado após duas reduções, a fim de garantir maior segurança aos usuários. 

Embora o uso diário seja apenas com reguladores de único estágio, é importante saber essa informação caso você precise  escolher o dispositivo para outros tipos de equipamentos de consumo. O que vai determinar o uso de um ou de outro é a necessidade de regular a pressão para diferentes faixas de trabalho ou não. 

 

Entre as principais vantagens do regulador de gás, podemos destacar: 

- Melhor regulação da pressão a níveis adequados 

- Boa qualidade, durabilidade e resistência do material 

- Maior controle da vazão do gás ao forno e fogão 

- Maior segurança no uso dos botijões de gás 

- Facilidade de instalação 

 

Principais modelos disponíveis no mercado 

 

Mais conhecido como registro em algumas cidades, o regulador de gás é utilizado tanto no ambiente doméstico, quanto no ambiente comercial e industrial, para regular a vazão do gás na preparação de refeições em lareiras, fogões, fornos, entre outros. 

 

Entre os modelos de reguladores de gás disponíveis, os mais procurados no mercado são os popularmente conhecidos pelas donas de casa como regulador click, devido ao dispositivo que possui logo após a entrada da mangueira. Eles são usados em botijões e saídas de fluido ou gás com baixa pressão. 

 

Na Completa você encontra os seguintes modelos: 

 

Regulador de gás Aliança

 

É um modelo muito procurado para instalações em residências e comércios, para regulagem da pressão do gás de cozinha ou GLP. Ele costuma ser usado em fogão a gás, fogão de embutir, cooktop, forno a gás, entre outros. 

O regulador de gás Aliança reduz a pressão da chama em até 250 vezes. Para isso, conta com um sistema de regulagem de estágio único, sendo ligado diretamente no botijão e transferido para a mangueira do fogão. 

 

Características: 

- Variedade de modelos, com capacidade de vazão entre 1 e 2kg/h 

- Blindado (possui um corpo lacrado e inviolável) 

- Alta qualidade e resistência 

 

Regulador de gás Papaiz

 

Muito usado também em fogões residenciais e comerciais, em estabelecimentos como restaurantes, padarias, pizzarias, entre outros espaços de alimento. É um modelo indicado para baixa pressão, com versões que variam a capacidade de vazão do gás em 1kg ou 2kg/h. 

 

O regulador de gás Papaiz é super resistente e conta com uma estrutura mais leve e compacta, com capacidade de vazão do gás até 2kg /h. Ele também conta com regulagem de estágio único e liga o fogão ao botijão de forma direta. 

 

Características: 

-  Corpo lacrado e inviolável, sendo alguns modelos com opção de ajuste na vazão 

- Capacidade de vazão entre 1 e 2kg/h 

- Alta qualidade e resistência 

 

Ambos os modelos contam com diferente capacidade de vazão do gás: 

- Regulador de 1kg: mais indicado para fogões de até 4 bocas  

-Regulador de 2kg: ideal para fogões industriais de baixa pressão e fogões residenciais com 2 a 6 bocas. 

A escolha da capacidade de vazão do gás vai influenciar diretamente na chama do forno e fogão, alterando inclusive o tempo gasto na assadura de algumas refeições. A capacidade de vazão afeta a intensidade das chamas, o que impacta o tempo de cozimento dos alimentos. 

Quanto à instalação, a dos dois modelos é bem fáci. Basta usar uma abraçadeira para conectar o dispositivo na mangueira e  rosquear manualmente a borboleta do regulador na válvula do botijão, e depois apertar. Não é indicado utilizar ferramentas, pois isso pode danificar o dispositivo. 

Passo a passo para instalar o regulador de gás e os principais cuidados

 

O regulador de gás foi projetado de um jeito simples e fácil, facilitando assim o uso do dispositivo por qualquer pessoa. 

 

Alguns passos importantes que você deve seguir na instalação : 

 

Passo 1 – Avaliar o local de instalação do botijão e verificar qual é o tamanho correto do regulador de gás que precisa para o seu sistema. Lembrando que deve escolher pelo modelo cuja capacidade de vazão melhor atender à necessidade. 

 

Passo 2 – Instalar o regulador à mangueira do fogão usando abraçadeiras. Com uma chave de fenda, deve-se apertar bem para fixar os dois acessórios. 

 

Passo 3 – Agora é hora de instalar o regulador no botijão de gás 

Antes, retire o plástico do lacre, verifique se o anel de borracha está em condições boas e se há algum resíduo na válvula. Depois coloque o regulador no local indicado, sempre com o registro fechado. Agora, é só rosquear a borboleta da válvula e apertar até sentir que está firme. 

 

Na hora de instalar o registro no botijão, não é preciso usar ferramentas, pois isso pode causar danos no regulador. Tudo deve ser feito de forma manual e através apenas da força manual. 

 

Passo 4 – Verifique vazamentos 

Depois de tudo instalado, é hora de fazer um teste de vazamento para garantir que não há risco de acidentes. Para isso, deve-se utilizar uma esponja e sabão líquido. 

 

Despeje um pouco de sabão na esponja, faça bastante espuma e coloque ao redor da válvula. Se houver bolhas nas espumas, é sinal de vazamento. Então, você deve repetir a instalação, apertando novamente tanto a abraçadeira da mangueira, quanto a borboleta. 

 

Caso o vazamento persista, retire o dispositivo e procure a assistência técnica do distribuidor de gás para verificar o problema. 

Recomendações de uso 

 

Para maior segurança, é importante que o uso do regulador de gás siga algumas recomendações: 

 

- Fechar a válvula do regulador ao sair de casa ou do estabelecimento 

- Manter o regulador fechado quando não estiver em uso 

- Manter o dispositivo em um local ventilado e protegido 

- Manter o equipamento fora do alcance das crianças 

- Não passar a mangueira atrás do fogão 

- Trocar o regulador a cada 5 anos 

 

Em qualquer espaço que tenha um botijão de gás instalado, seja para utilização comercial (pizzarias, padarias, restaurantes, entre outros), seja para utilização doméstica, é preciso fazer a instalação do regulador de gás. Ele funciona como um dispositivo de segurança que garante a redução da pressão do gás para níveis aceitáveis. 

Com o uso do regulador de gás, o volume dos fluidos para abastecimento de fogões (industriais e domésticos) é reduzido e o preparo das refeições é realizado com mais segurança. 

 

Para adquirir os modelos de reguladores de gás reconhecidos pelo INMETRO, acesse nossa página de produtos clicando aqui e conheça as opções que oferecemos. 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024