blog-banner

Você conhece os tipos de abraçadeira?

Publicado em: 12/08/2022 14:37 | Atualizado em: 18/08/2022 13:22

Você conhece os tipos de abraçadeira? 

 

Na hora de fixar e organizar cabos, fios e mangueiras, a abraçadeira faz toda diferença. Embora seja pequena no tamanho, ela se torna gigantes quando o assunto é versatilidade, por conta da capacidade de utilização nas mais diversas demandas do dia a dia. 

 

As abraçadeiras são tão multifuncionais, que podemos atribuir a ela ao menos três funções específicas: fixar objetos, lacrar embalagens e conectar peças estruturais. Dessa forma, elas garantem melhor fixação e conexão de objetos em diferentes estruturas e superfícies, além de maior estabilidade no transporte dos itens. 

 

Quer descobrir que tipo de abraçadeira usar em cada situação? 

 

Confira abaixo os principais modelos de abraçadeira, suas funções e formas de uso. 

 

Abraçadeiras: principais modelos, funções e aplicações 

 

Como o nome do acessório sugere, a abraçadeira “abraça” um objeto e, junto com seu sistema de fixação, prende-o à uma determinada estrutura ou superfície. Elas surgiram no final da década de 50, inicialmente para amarrar cabos numa fábrica de aviões. 

 

Nessa época, as abraçadeiras chegaram para substituir os antigos cordões de cera da época. Hoje, elas são indispensáveis em todo tipo de setor, atendendo desde demandas industriais a pequenos reparos em casa. 

 

O uso desse tipo de ferragem pode ser feito tanto para agrupamentos de fios quanto para coisas mais complexas, como fixação de chapas e organização do sistema de tubulação. Para saber como usar as abraçadeiras nessas situações, é importante conhecer as características de cada modelo. 

 

Confira abaixo os principais modelos de abraçadeiras disponíveis na Completa: 

 

Abraçadeira antena 

 

A abraçadeira antena serve para fixar tubulações de com tamanho 3/4” até 1.1/4” e antenas em tubos de metal Galvanizado. Por conta disso, seu uso costuma ser mais voltado para residências e comércios, seja em prédios ou casas. 

 

Fabricada em metal, conta com produção em aço carbono e acabamento bicromatizado. Como vantagem, possui grande resistência a corrosão atmosférica. 

 

Sua instalação é muito fácil. A abraçadeira antena é vendida com conta porcas e arruelas justamente para facilitar sua fixação. Basta afrouxar as porcas até poder encaixar a tubulação, depois de passar ela entre haste e o suporte, é só apertar as porcas até fixar o tubo. 

 

Principais características: 

 

- Indicada para fixação de tubulações 3/4” até 1.1/4; 

- Ideal para instalação de antenas; 

- Boa durabilidade do material; 

- Alta resistência a corrosão.  

 

Abraçadeira hidráulica 

 

É a mais indicada para instalações de tubo hidráulico, devido sua alta capacidade para suportar maiores pressões na hora do aperto. Seu uso é muito comum no setor da construção civil, mas também pode ser encontrado em aplicações da indústria, comércio, hospital, embarcação, nos equipamentos em plataformas de petróleo, entre outros. 

 

Além da tradicional função de fixação de estruturas e organização, as abraçadeiras hidráulicas também são capazes de reduzir os níveis de vibrações e ruídos de máquinas. 

 

Outra grande vantagem desse modelo é sua boa adequação aos variados tamanhos de canos. Por conta do seu formato que possui um pedaço extra de metal, a abraçadeira hidráulica facilmente se adapta as estruturas tubulares e ajuda a garantir uma fixação bem apertada, independentemente do tamanho do tubo. 

 

Quanto ao material, a peça pode ser fabricada a partir de três matérias-primas: polipropileno, nylon, alumínio ou aço inoxidável. Também é possível encontrar modelos feitos de polímeros, um material flexível e leve. A maioria deles costuma contar com acabamento galvanizado, o que garante maior resistência à corrosão e aumenta a durabilidade. 

 

Na Completa, os modelos de abraçadeira hidráulica mais procurados possuem uma estrutura metálica, acabamento galvanizado e cor zincada. 

 

Principais características: 

 

- Possui grande resistência às variações de temperaturas; 

- Facilitam a organização e limpeza dos tubos; 

- Maior capacidade para suportar pressões; 

- Boa durabilidade e resistência à corrosão; 

- Excelente fixação. 

 

 Abraçadeira tipo U 

 

Ela é recomendada para instalação em estruturas mais complexas e pesadas, além da fixação em escapamentos de automóveis, caminhões, tratores e máquinas agrícolas. O uso da Abraçadeira tipo U é muito comum na área automobilística, devido a alta resistência mecânica e alto torque da peça. Porém, esse modelo também pode ser utilizado em residências e comércios para: 

 

- Organizar e dar suporte a cabos e fios suspensos em paredes; 

- Garantir maior fixação nas instalações de tubulações ; 

- Dar maior apoio e sustentação às antenas.

 

Fabricada em metal, conta alta qualidade e resistência, sendo uma de suas principais características a excelente capacidade para suportar temperaturas altas. Essa vantagem traz muito mais segurança nas instalações e, por isso, esse modelo costuma ser muito usado em aplicações com esse requisito. 

 

Para fazer a instalação da abraçadeira U é bem simples, com o uso de uma chave de fenda aplica-se a peça no local desejado e com o uso de dois parafusos aperta a abraçadeira. O uso dos dois parafusos é fundamental para garantir uma firmeza maior na aplicação.  

 

Principais características: 

 

- Alta resistência mecânica; 

- Boa durabilidade e qualidade; 

- Maior segurança nas instalações; 

- Recomendada para uso automobilístico; 

- Excelente capacidade para suportar temperaturas altas. 

 

Abraçadeira irrigação mangote 

 

Muito comum na indústria e na construção civil, a abraçadeira de irrigação mangote é frequentemente usada em serviços mais pesados feitos em tubos e materiais rígidos. Por isso, sua principal função é dar suporte a esses serviços e, para isso, conta com excelente suporte a grandes pressões e alta capacidade de aperto (torque). 

 

Com o deslocamento lateral da rosca e a otimização do peso, a abraçadeira mangote promove maior resistência às instalações e dá mais segurança aos trabalhadores, suportando grandes pressões. 

 

Seu uso não está limitado aos serviços pesados. Pelo contrário, a abraçadeira irrigação mangote é bem versátil e pode ser aplicada em diversas outras situações, tais como: amarrações de canos e fios, na montagem de estruturas altas de trabalho, na vedação de tubos e até na fixação de mangueiras dos automóveis. 

 

Principais características: 

 

- Indicada para instalações mais pesadas; 

- Boa qualidade, resistência e durabilidade; 

- Aplicada com mais frequência em tubos e materiais rígidos. 

 

Abraçadeira auto fixável  

 

Esse modelo é fabricado em Poliamida e Nylon e conta com acabamento em velcro, funcionando como um enforca gato. Ela também conta com um seu sistema de amarração reutilizável que torna a peça super fácil de ser instalada e uma excelente indicação para aplicações temporárias. 

 

Dessa forma, a grande vantagem da abraçadeira auto fixável é que poderá abrir e fechar o acessório sempre que quiser, sem grandes esforços. 

 

A abraçadeira auto fixável conta com variadas cores, sendo as mais comuns: azul, preto, verde, branco, vermelho. Essas variações atribuem ao acessório uma nova função: servir como marcador de produtos e equipamentos. Isso ajuda na identificação dos itens e facilita a localização mais rápida no dia a dia. 

 

A principal função das abraçadeiras autofixáveis é organizar cabos e fios de fibra ótica ou em redes de computadores nas residências e estabelecimentos comerciais. Sua versatilidade permite que seu uso seja feito em diversos contextos: residências, comércios, indústria, área automobilística, entre outros. 

 

Principais características: 

 

- Boa resistência e durabilidade;  

- Possibilidade de reaproveitamento; 

- Indicada para instalações temporárias; 

- Boa opção para organizar cabos e fios; 

- Facilidade de instalação, sendo feita de forma manual. 

 

Abraçadeira rosca sem fim 

 

Popularmente, este é o acessório mais prático, rápido e seguro para prender exaustores, mangueiras canos hidráulicos, conexões de encaixe e dutos de ar. Ela também é usada para vedação de mangueiras com baixo torque. 

 

No dia a dia, a Abraçadeira Rosca-sem-Fim pode ser usada em vários tipos de fixação nas residências, indústrias e estabelecimentos comerciais. Para isso sua estrutura conta com , sempre com o objetivo de fixar melhor os objetos e estruturas em espaços pequenos. Para isso, sua estrutura é composta por uma fita com rosca e parafuso. Assim, quanto mais o parafuso é apertado, mais a abraçadeira rosqueia e se prende à superfície. 

 

Para fazer sua instalação, é necessário usar uma chave de fenda ou chave canhão para fixar a peça à estrutura. Depois de fixada, é muito difícil que a peça seja rompida com tanta facilidade. 

 

Principais características: 

 

- Ideal para fixações com pequenos espaços de diâmetro; 

- Excelente resistência a oxidação e corrosão; 

- Boa fixação e vedação de mangueiras; 

- Boa durabilidade do material. 

 

 

Abraçadeira rosca sem fim aperto manual 

 

Em relação ao modelo anterior, a única diferença da abraçadeira rosca sem fim aperto manual é sua forma de instalação. Na aplicação desse modelo, a fixação é feita com a mão, não sendo necessário qualquer tipo de ferramenta.  

 

Composta por uma extremidade com desenho de borboleta, a abraçadeira aperto manual facilita o aperto. Qualquer consumidor realiza facilmente o aperto ou soltura da abraçadeira. Com isso, a instalação se torna muito mais prática do que as anteriores. 

 

Outra vantagem desse modelo é a compensação nas variações de diâmetros de mangueiras e bocais, o que impede vazamentos e previne contra acidentes. 

 

Mais conhecida como abraçadeira para gás, a abraçadeira rosca sem fim aperto manual é mais indicada para instalação de mangueiras dos mais variados tipos: de gás, hidráulicas, de jardim (conectando mais de uma, por exemplo), para irrigação e também para a área automotiva. 

 

Principais características: 

 

- Ideal para fixação de mangueiras dos mais diversos tipos; 

- Torna possível a compensação de diâmetros na instalação; 

- Super fácil de fazer a instalação; 

- Boa resistência e durabilidade. 

 

Como você pode perceber, a abraçadeira é uma peça de ferragem fundamental para fixar objetos e estruturas, garantindo maior firmeza, aperto e estabilidade às instalações. Elas são aplicadas nos mais variados tipos de superfícies: parede, chão, tubulações, canos, entre outros. Saber identificar qual modelo usar em cada situação é muito importante para o desempenho do acessório. 

 

Agora que você já conhece todos os tipos de abraçadeira disponíveis no mercado e para que serve cada uma, chegou a hora de escolher o seu modelo. 

DESTAQUES

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

No blog de hoje, vamos trazer os principais materiais utilizados na fabricação de móveis e fornecer dicas práticas para os clientes escolherem os produtos mais adequados para suas necessidades e orçamento.

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024