blog-banner

Você sabe quais são os tipos de cadeado existentes?

Publicado em: 09/12/2022 10:40 | Atualizado em: 16/12/2022 13:11

 

Você sabe quais são os tipos de cadeado existentes? 

 

O cadeado é um dos principais itens de segurança usado pelos brasileiros , seja para proteger residenciais e comércios ou malas e objetos valiosos. Cada tipo de necessidade precisa de um modelo específico e, por isso, existem variadas opções com diversos mecanismos. 

 

No blog de hoje você vai aprender mais sobre o funcionamento dos cadeados e conhecer em detalhes os principais tipo, suas funções e vantagens. Vem conferir! 

 

Estrutura completa de um bom cadeado 

 

Os cadeados têm diferentes formas e características, mas as partes internas costumam ser as mesmas nos modelos tradicionais. Para você ficar por dentro de tudo que faz parte desse item, listamos suas principais características abaixo. 

 

Começando pela estrutura, o cadeado é composto por diversas partes, sendo as principais: haste, corpo, mecanismo de fechamento. Entenda melhor o papel de cada parte interna do cadeado:  

 

- Haste: composta por uma barra em formato de U fabricada nos diversos materiais do cadeado (plástico ou metal). Quando o cadeado é destravado, a haste é liberada permitindo a abertura do acessório. Seu tamanho e diâmetro variam conforme o tipo de cadeado;

 

- Corpo: representa a parte sólida do acessório, também chamada de carcaça. Ele protege os componentes internos do cadeado, pois abriga o mecanismo de trava do cadeado;

 

- Mecanismo de Fechadura: é a parte interna que compõe todo sistema de abertura e fechamento do cadeado. Ele é composto por: 

  • Gancho: a tranca do cadeado geralmente por aço Inox para evitar a ferrugem; 
  • Lingueta: peça responsável por liberar a tranca e promover a abertura da haste;
  • Cilindro: local onde insere a chave para liberar a lingueta através de um mecanismo rotativo ou de discagem;
  • Pino: indica se os cadeados estão abertos ou fechados; 
  • Mola: sua função é assegurar a abertura do cadeado apenas com uma chave específica e, por isso, é mais chamado de segredo do cadeado. 

 

Além desses itens internos, existe também a chave que acompanha o cadeado. Cada modelo tem sua chave própria para abertura, o que garante a segurança do acessório. Sem ela é quase impossível abrir o cadeado. 

 

Quanto ao formato, o cadeado tem um desenho bem padronizado e cores bem tradicionais (dourado ou preto). Porém, é comum também encontrar modelos em tons azul, colorido e até estampados que são mais usados em malas. 

 

 

Qual o material usado no cadeado? 

 

Os materiais usados na fabricação de cadeados podem ser: plástico, alumínio, latão e aço. Confira abaixo as características de cada um: 

 

  • Plástico: para um cadeado, essa matéria-prima é considerada bem frágil e, portanto, cadeados de plástico são mais indicados para uso em locais com baixo risco de arrombamento ou objetos de decoração; 
  • Alumínio: também possui uma estrutura mais frágil e é mais utilizado para sistemas de travamento; 
  • Latão: Diferente dos anteriores, proporciona mais segurança;
  • Aço inox ou sólido: o modelo em aço inox é bem resistente, sobretudo contra variações climáticas, sendo excelente opção para áreas externas. Já o cadeado em aço endurecido/sólido é o mais resistente a grandes impactos e danificações. Por isso, é usado em situações com maior exigência de segurança. 

 

Quais são os tamanhos de cadeado? 

 

Os diversos tamanhos de cadeado variam entre CR 20 a CR 70,sendo que alguns podem ter um tamanho padrão super versátil que funciona bem para várias demandas. Conheça abaixo os tamanhos de cadeado mais comuns no mercado e suas indicações de uso: 

 

  • CR 20 a 25: com medida entre 20 e 25 mm, é um modelo usado para proteger de forma leve. Por isso, é muito indicado para trancar objetos pequenos, como por exemplo: baús, mochilas, armários, malas, entre outros;
  • CR 30 a 50: possui entre 30 e 50 mm de tamanho e é considerado um cadeado com nível médio de proteção. Sua principal recomendação é para trancar janelas e travar a segurança de veículos como motos e bicicletas; 
  • CR 50 a 70: por fim, existem os cadeados cujo tamanho varia entre de 50 a 70 mm e possuem um alto nível de segurança. Isso torna esse modelo o preferido para garantir a segurança nas portas de entrada, correntes e portões de empresas e residências. 

 

Agora que já conhece as principais características, chegou a hora de ficar por dentro dos modelos disponíveis. 

 

Tipos de cadeados mais comuns atualmente 

 

Essencial para a segurança dos mais variados tipos de imóveis e até veículos e objetos, o cadeado já se tornou uma necessidade no dia a dia dos consumidores. Para cada uma dessas demandas, existe um modelo específico que deve ser usado para garantir seu melhor desempenho. 

 

Conheça abaixo os principais modelos de cadeados, suas recomendações de uso e vantagens! 

 

Cadeado com Chave: mais popular e tradicional 

 

O cadeado com chave é o modelo mais popular do mercado e mais fácil de ser encontrado. Seu estilo é bem simples e clássico e acompanhado de uma chave que destrava seu fechamento. Para maior segurança, ele é vendido com 1 a 3 chaves reservas para garantia em casos de perda. 

 

Sua estrutura é composta por um sistema simples de abertura e fechamento, sendo que internamente ele pode contar com cerca de 4 a 16 pinos. Quanto maior a quantidade de pinos, maior também a capacidade de proteção do cadeado. O número de pinos vai determinar quão seguro é o cadeado. 

 

O cadeado com chave serve para várias aplicações, tudo vai depender do modelo escolhido e seu tamanho e quantidade de pinos. Geralmente, modelos maiores é usado para proteger portões grandes e grades em residências e ou empresas, já os menores e médios podem ser aplicados em portões pequenos e internos, caixas de valor e/ou malas grandes, entre outras aplicações.  

 

 

Cadeado com senha: perfeito para viagens 

 

Diferente do anterior, o cadeado com senha dispensa o uso da chave. Seu sistema de travamento é feito com uma senha de 3 ou 4 dígitos que é facilmente combinada por um mecanismo de números no cadeado que, dependendo do modelo, pode ser alterado quantas quiser. 

 

O cadeado com senha é super versátil e serve para viagens, sobretudo internacionais, para garantir o fechamento da mala com mais segurança e evitar problemas como perdas de chave e roubo de itens pessoais. 

 

Cadeado com impressão digital: segurança com mais tecnologia 

 

Assim como o modelo anterior, o cadeado com impressão digital dispensa o uso da chave, mas também não utiliza senha. Seu sistema é totalmente tecnológico! 

 

Para quem gosta de inovações nesse sentido, o cadeado com impressão digital é a melhor escolha. Sua estrutura conta com um sistema com leitor biométrico na parte externa que faz a leitura da digital do usuário e destrava rapidamente o acessório. Tudo de forma prática e segura. 

 

Também chamado de cadeado biométrico, esse modelo é muito usado para proteger bagagens em viagens nacionais e internacionais, bem como objetos e equipamentos  pequenos ou médios do dia a dia. 

 

O cadeado com impressão digital é um modelo bem moderno e perfeito para quem costuma esquecer senhas ou perde chaves facilmente. Inclusive, alguns modelos permitem o cadastro de até 20 digitais e 2 administradores. Isso gera mais proteção para o usuário. 

 

Como escolher o Melhor Cadeado 

 

  • Antes de comprar o cadeado, avalie todas as suas características;
  • Verifique se a matéria-prima usada na fabricação é de qualidade e atende à sua necessidade. A escolha do material vai influenciar diretamente o funcionamento do cadeado. Prefira os fabricados em metal, tais como: alumínio, aço e latão; 
  • Se morar em áreas litorâneas ou com alta umidade, escolha cadeados à prova de água e/ou resistentes à maresia. A proteção contra umidade nesses modelos aumenta sua vida útil.

  

O uso do cadeado é fundamental para promover maior segurança em residências e comércios, bem como dar maior proteção aos objetos, malas, entre outros acessórios.

 

Para cada uma dessas necessidades, existe um tipo de cadeado que pode ser utilizado, entre eles: cadeado com chave, cadeado com senha, cadeado com impressão digital, com código e diversos outros modelos. 

 

Para escolher corretamente o modelo, deve optar pelo cadeado que atende bem às suas demandas e tem uma boa relação entre custo x benefício. Também deve atentar para as características e matéria-prima do cadeado. Tudo isso vai influenciar na durabilidade e no desempenho dele. 

 

Conheça os modelos disponíveis na Completa e escolha o melhor cadeado para sua necessidade! 

DESTAQUES

Como manter os móveis em boas condições?

Como manter os móveis em boas condições?

No blog de hoje, vamos compartilhar dicas valiosas para manter os móveis sempre em boas condições.

Como escolher as corrediças para suas gavetas?

Como escolher as corrediças para suas gavetas?

No blog de hoje, mostraremos a importância das corrediças na funcionalidade e durabilidade das gavetas, destacando a necessidade de escolha criteriosa para garantir um deslizamento suave e uma montagem segura.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024