blog-banner

Guia de itens básicos que você precisa ter em sua casa para reparos simples

Publicado em: 20/01/2023 13:14 | Atualizado em: 03/02/2023 13:01

Guia de itens básicos que você precisa ter em sua casa para reparos simples 

 

Quem nunca passou pela situação de ter um parafuso folgado ou precisar martelar um prego na parede para pendurar uma foto? São em atividades simples como essas que percebemos a importância de itens básicos para reparos em nossas casas. 

 

Nesse blog, você vai entender mais sobre a importância e função desses itens essenciais para o seu dia a dia. 

 

6 ferramentas que não podem faltar no seu kit 

 

Para atender a todas as demandas do mercado, o nicho de ferramentas é repleto de opções para os consumidores e profissionais escolherem a que melhor atende às suas necessidades.

 

Dentro desse vasto universo das ferramentas, algumas peças se destacam pela versatilidade na aplicação, funcionalidade e praticidade que promove aos usuários. Por isso, são itens indispensáveis no kit de qualquer pessoa. 

 

Confira abaixo as principais ferramentas que não podem faltar em casa ou no seu kit profissional! 

 

Martelo de unha 

 

O martelo unha é o mais popular dentro do grupo dos martelos e o mais presente na rotina dos consumidores. Sua versatilidade garante seu uso em vários ambientes: comércios, obras da construção civil, indústrias, residências e muitos outros. 

 

Essa ferramenta é usada para remover e/ou prender acessórios e ferragens de fixação, tais como: parafusos, grampos e pregos. Logo, sua principal função é facilitar a aplicação dos fixadores e, consequentemente, garantir mais firmeza para as peças. 

 

A estrutura do martelo de unha é composta por duas partes: a cabeça, com formato arredondado , usada para bater nas superfícies; e a garra composta por duas fendas, que auxilia a extração dos parafusos e pregos. 

 

Para construir essa peça, dois materiais são necessários: madeira e metal. A maioria dos modelos disponíveis no mercado contam com cabos feitos em madeira, sendo alguns modelos feitos com aço ou fibra de vidro. Já a extremidade composta pela cabeça e a garra, é produzia em metal. 

 

Entre as vantagens do martelo unha, destacam-se: 

 

  • Estrutura robusta e forte; 
  • Resistência do material de fabricação;  
  • Maior facilidade para prender e extrair os fixadores; 
  • Versatilidade na aplicação (podendo ser usado em vários setores). 

 

Esses são apenas alguns dos benefícios proporcionados somente pelo martelo unha. Outros modelos de martelo também promovem vantagens importantes no dia a dia empresas ou consumidores em geral.  

 

Clique e confira em nosso blog o artigo exclusivo sobre “A função dos diferentes tipos martelos” e entenda mais sobre a ferramenta tão essencial!

 

 

Chave de fenda e chave phillips 

 

As chave de fenda e a chave phillips fazem parte do grupo de chaves manuais e são acessórios indispensáveis para quem deseja fazer serviços de reparos e manutenções. 

 

Chave de fenda 

 

A chave de fenda simples é a mais conhecida pelas pessoas e desempenha um papel bem generalista. Ou seja, qualquer atividade de aperto, giro ou afrouxamento de parafuso, pode ser facilmente realizada pela chave de fenda. Também serve para as tarefas de montagem e desmontagem das mobílias. 

 

A chave de fenda é um verdadeiro coringa das ferramentas! 

 

Para facilitar o encaixe dos parafusos de fenda simples, ela conta com uma estrutura formada por uma ponta mais estreita e achatada. Já seu tamanho, varia conforme a dimensão da fenda reta e o comprimento da haste. 

 

Dessa forma, é possível encontrar chaves de fenda com cabos mais longos e outros mais curtos para uso em locais com dificuldade de acesso. 

 

Chave Phillips

 

Diferente da anterior, a chave phillips possui em sua estrutura uma ponta mais fina, com formato parecido com cone. Ela é essencial para facilitar o afrouxamento e aperto de parafusos de fenda cruzada, aqueles com cabeça no formato de X. 

 

Considerando a variedade de móveis e equipamentos com parafusos cruzados, ter uma chave phillips por perto é sempre uma “mão na roda”. Caso precise fazer qualquer tarefa, como montar, desinstalar ou instalar parafusos em mobílias e aparelhos domésticos, por exemplo, essa ferramenta é imprescindível. 

 

Qual a diferença entre chave de fenda e chave phillips? 

 

Ambas são usadas para apertar e afrouxar parafusos. Contudo, a chave de fenda simples é indicada para parafusos com cabeça reta. Já a chave phillips é recomendada para parafusos com cabeça cruzada. 

 

Essas são as duas principais chaves manuais que não podem faltar no seu kit de ferramentas. Mas se quiser ampliar o seu mix, existem vários modelos diferentes: chave estrela, chave fixa, chave biela, chave combinada e muitas outras.

 

Pra conferir o catálogo completo, visite a página de ferramentas da Completa. 

 

 

Alicate universal 

 

A versatilidade e multifuncionalidade do alicate universal torna a ferramenta uma das mais usadas pelos consumidores em geral. Também é muito comum entre profissionais dos mais variados setores, tais como: oficinas mecânicas, serralherias, marcenarias e diversos outros. 

 

Quanto ao formato, o alicate universal é uma mescla de dois modelos: o alicate de pressão com o alicate de bico. Logo, sua estrutura possui um cabo para melhor encaixe nas mãos e um bico para o adequado manuseio das peças. Enquanto o cabo é usado para multiplicar a força das mãos, o bico auxilia no manuseio do objeto. 

 

É uma estrutura bem simples e super funcional, fácil de usar no dia a dia! 

 

Para que serve um alicate universal? 

 

O papel do alicate é potencializar a força exercida pelo usuário e promover o aperto e afrouxamento das peças com mais intensidade. Dessa forma, ele garante mais firmeza no manuseio dos itens. Sua aplicação também serve para cortes e dobramento de fios, bem como de objetos flexíveis ou com pouca rigidez. 

 

Sua utilização é mais indicada para pequenos reparos em comércios, indústria e/ou residências. Qualquer pessoa pode usar o acessório, mesmo que não tenha experiência. Para as pessoas mais experientes ou profissionais, existem outros tipos de alicates com formatos adaptados para demandas específicas.  

 

Embora o alicate universal seja o modelo mais tradicional e mais procurado pelos consumidores, ele não é o único da categoria. Existem outras opções no mercado, entre elas: 

 

  • de pressão; 
  • corte diagonal; 
  • bomba d´água;
  • eletricista (para cortar fios);
  • de bico (redondo, papagaio, meia cana curvo, meia cana);
  • turquesa, crimpador, rebitador e diversos outros modelos.

 

Trena

 

A trena é um acessório de medição muito usado para medir terrenos, estruturas , paredes, peças, cabos, objetos e muito mais. Elas podem ser usadas para: 

 

  • Pequenas reformas e reparos; 
  • Fixação de objetos em paredes; 
  • Tirar medidas mais precisas dos móveis; 
  • Medir espaços, equipamentos e roupas; 
  • Fabricação, montagem e fixação de mobiliário 
  • Produção de móveis planejados, entre outros. 

 

Toda e qualquer necessidade que tiver para mensurar o comprimento, tamanho ou dimensão de alguma coisa ela é o instrumento perfeito. Seu uso é feito tanto por pessoas comuns quanto por profissionais, tais como:  marceneiros, arquitetos, designers de interiores e pedreiros. 

 

Internamente, sua estrutura é comporta por uma fita fabricada em aço flexível e com marcações de medição em centímetros e metros. Isso facilita a medição e a avaliação correta dos espaços disponíveis em cada ambientes, ajudando no planejamento de projetos e pequenas reformas. 

 

O modelo mais comum e mais usado pelos consumidores é a trena manual, também conhecida como trena de bolso. Ela tem um comprimento menor e serve para medir áreas e dimensões menores, bem como pequenas distâncias. 

 

 

Quais os tipos de trena que existem? 

 

Além da trena manual, também chamada de trena comum de bolso, existem outros tipos de trena que atendem a demandas específicas dos profissionais. 

 

Algumas possuem metragens maiores e até formato digital para tornar o processo de medição mais prático. Entre os modelos de trena, estão: 

 

  • Trena de bolso: mais tradicional, feita de metal e usada para medir distâncias retas; 
  • Trena longa: fabricada em fibra de vidro, é mais maleável e usada para medir grandes terrenos; 
  • Trena laser (ou digital): através do laser, calcula a área total e apresenta resultados em metros cúbicos ou quadrados. 

 

Na Completa você encontra diversas opções do modelo mais tradicional e mais usado pelos consumidores e pela maioria dos profissionais. Clique e confira na página de ferramentas! 

 

Fita isolante 

 

Quando o assunto é garantir a segurança das instalações elétricas, um dos itens principais é a fita isolante. 

 

Diferente das ferramentas anteriores, a estrutura da fita isolante é mais maleável. Ela é bem parecida com uma fita adesiva, mas com algumas características peculiares: 

 

  • Elasticidade; 
  • Não condutividade; 
  • Boa resistência ultravioleta; 
  • Alta resistência mecânica; 
  • Variedade de cores para diferentes marcações nas instalações. 

 

Como seu nome indica, a fita isolante garante o isolamento dos cabos fios elétricos. Também pode ser usada para pequenos reparos emergenciais, fechando brechas, marcando áreas de corte e/ou pintura. 

 

Além dos fios, esse tipo de fita também pode ser aplicada em estruturas de madeira e plástico. Por isso, é um acessório bem versátil para o dia a dia, super simples e fácil de usar. 

 

Fabricada em vinil, mais especificamente o PVC, a fita isolante é bem resistente e dificilmente se rompe. Seu acabamento em várias cores, sendo o preto a cor mais tradicional e mais usada pelos consumidores e profissionais de serviço.  

 

A variedade de cores facilita a identificação e organização dos fios e cabos nos projetos elétricos. Usando fitas de diferentes cores, os profissionais conseguem fazer marcações específicas que auxiliam as futuras manutenções, garantindo mais segurança nas instalações. 

 

 

Quer conhecer mais sobre os modelos de fitas isolantes? 

 

Confira nosso artigo exclusivo sobre o assunto! 

Acesse o blog sobre fitas adesivas e fique por dentro de tudo sobre esse acessório. 

 

As principais ferramentas que não podem faltar no dia a dia dos consumidores e profissionais de reparo e manutenção: martelo de unha, chave de fenda, chave phillips, alicate universal, trena e fita Isolante. 

 

Todos eles têm em comum as seguintes características: versatilidade , multifuncionalidade e boa durabilidade. Por isso são peças fundamentais para manter no kit de ferramentas. 

 

Na Completa você encontra todos esses acessórios e seus variados modelos. Visite nosso site e conheça todos os nossos produtos! 

 

Acesse e confira! 

 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024