blog-banner

Tendências para marcenaria em 2023: itens para aumentar suas vendas

Publicado em: 16/12/2022 13:11 | Atualizado em: 06/01/2023 13:19

Tendências para marcenaria em 2023: itens para aumentar suas vendas 

 

Os itens de marcenaria são peças fundamentais na hora de garantir o funcionamento seguro e ideal dos móveis.  

 

Hoje, vamos mostrar os itens de marcenaria que serão tendência em 2023 para você incluí-los no seu mix de produtos e atender às necessidades de seus clientes. Vem conferir! 

 

6 Tendências para marcenaria em 2023 

 

Todo profissional precisa ter em mãos as melhores ferramentas para que seu trabalho seja eficaz, rápido e prático. Isso garante maior economia de tempo e, o melhor, clientes satisfeitos. 

 

Para o ano de 2023, alguns acessórios e ferramentas de marcenaria devem se destacar tanto entre profissionais quanto entre os consumidores por conta dos benefícios proporcionados. Eles tornam os móveis mais funcionais e garantem maior comodidade e praticidade no dia a dia. 

 

No próximo ano, seis ferramentas devem virar tendência no segmento de materiais de construção: 

 

Puxadores coloniais 

 

Para quem gosta do estilo retrô, os puxadores coloniais são excelentes opções de acessórios. Eles deixam o ambiente mais rústicos e, ao mesmo tempo, traz modernidade aos espaços. 

 

Os puxadores coloniais seguem um estilo estético muito parecido com as peças da época do Brasil colônia, por isso recebem esse nome. Nesse tempo, os acessórios dos móveis tinham superfícies com entalhes e ornamentos, bem diferente das opções mais lisas que encontramos hoje. Além disso, os puxadores do período colonial tinham um design bem diferenciado, com formato mais curvilíneo. 

 

Qual a função do puxador colonial? 

 

Os puxadores coloniais possuem duas funções: estética e funcional. 

 

Assim como os modelos tradicionais, esse tipo o puxador tem um papel funcional e serve para facilitar o fechamento e abertura de portas e gavetas moveleiras, garantindo total estabilidade nesse processo. 

 

No quesito estético, os puxadores exercem um papel importante no ambiente, transmitindo um estilo mais retrô e moderno aos espaços. 

 

Por conta dessas funções, sua aplicação pode ser feita nos mais variados tipos de móveis, entre eles: guarda-roupas, cômodas, armários, racks, gaveteiros e até nas portas de entrada. Quando instalado, apresenta várias vantagens, tais como:

 

  • Ótimo custo x benefício; 
  • Boa durabilidade e resistência; 
  • Praticidade nas tarefas do dia a dia; 
  • Variedade de uso com diversos modelos; 
  • Facilidade na instalação, sem precisar de ferramentas. 

 

Quais são as características do puxador colonial? 

 

Existem três características que diferenciam o puxador colonial dos outros modelos: 

 

  • Cor: possuem tonalidades mais envelhecidas, sendo que a nova tendência é a cor preta, muito usada em ambientes que buscam mais modernidade e elegância;
  • Design arrojado: seus formatos são diferenciados (curvilíneo, reto, em concha, com ponta, argola entre outros), podendo ter partes esculpidas ou entalhadas;
  • Material de fabricação e acabamento: é fabricado em diferentes materiais: metal, aço, cerâmica, zamac, porcelana ou acrílico. 

 

Existem quantos tipos de puxador colonial? 

 

Existem diversos tipos de puxadores no mercado, fabricados em diferentes materiais, tamanhos e acabamentos. É possível encontrar puxadores coloniais em porcelana, cerâmica, madeira, metal, com tamanhos que variam de pequeno a grande ( 30 a 1m). 

 

Entre os modelos de puxadores coloniais mais procurados no mercado, merecem destaque: 

 

  • Puxador concha: conta com alta versatilidade e, por isso, é um dos mais utilizados. Sua aplicação é super fácil e pode ser feita em móveis e portas de entrada. Quando instalado, seu resultado visual promove mais rusticidade e elegância aos ambientes; 
  • Puxador ponto: também é muito versátil e muito fácil de ser instalado, podendo ser aplicado em qualquer móvel. Sua fabricação costuma ser feita em Zamac, o que garante à peça ótima resistência à corrosão. No quesito estético, seu acabamento possui superfícies mais lisas e a tonalidade envelhecida. Isso promove aos ambientes mais modernidade e sofisticação;
  • Puxador argola: como o nome indica, ele possui um formato argola auxilia a abertura dos móveis.  Seu uso é muito comum em móveis de madeira e ambientes que buscam um estilo mais rústico. 

 

 

Como é feita a instalação dos puxadores coloniais? 

 

Quando aplicado em móveis, os puxadores são instalados na parte externa. Se for usado em portas de entrada, seu uso pode ser feito dos lados (interno ou externo). 

 

Tudo é feito de forma manual, sem a necessidade de qualquer ferramenta complexa ou mão de obra especializada. Basta inserir o acessório e parafusar com uma chave de fenda simples. 

 

Manter os puxadores coloniais em seu mix de produtos, vai atrair os clientes que gostam de renovar a decoração e criar ambientes com mais personalidade. 

 

Para conhecer mais sobre os puxadores coloniais, acesse o blog e confira o conteúdo exclusivo que preparamos sobre o acessório. 

 

Trilho telescópico 

 

O trilho telescópico é um acessório usado para melhorar o sistema de abertura e fechamento dos compartimentos. Seu uso é indicado para gavetas com tamanho entre médio e grande, com capacidade máxima de 45 kg. 

 

O trilho telescópico também é chamado de corrediça telescópica, porque desempenha um papel de deslizamento semelhante às corrediças com roldana. Contudo, seu sistema é um pouco diferente. 

 

Qual a diferença entre a corrediça com roldana e a corrediça telescópica? 

 

A corrediça com roldana possui nas pontas a roldana. Já a corrediça telescópica conta rolamentos de metal entre as chapas metálicas para facilitar o deslizamento dos metais entre si. É isso que garante a abertura total dos compartimentos, algo que não acontece com a corrediça tradicional. 

 

Esse ganho de abertura permite que as gavetas sejam puxadas por completo, sem que isso represente um risco ao móvel, seja de cair ou danificar a estrutura. Isso acontece porque o acessório possui um sistema de travamento que impede a retirada do compartimento. Sua saída só acontece quando aplicada muita força. Em casos acidentais, o compartimento não vai cair. 

 

Outro positivo do trilho telescópico é a sua estrutura metálica. Ela proporciona a abertura e fechamento das gavetas com mais suavidade. Alguns modelos, inclusive, contam com um amortecedor integrado que melhora o deslizamento dos compartimentos e deixa esse movimento ainda mais macio. 

 

Por conta dessas características, o trilho telescópico, em seus variados modelos, é muito utilizado por profissionais de decoração, arquitetos, marceneiros e design de interiores para produzir móveis planejados. 

 

Tipos de trilho telescópico 

 

Um dos principais benefícios do trilho telescópico é a liberdade de escolha do sistema do compartimento. Dessa forma consegue usar o trilo que mais se adeque ao seu projeto e orçamento. 

 

Existem três tipos de trilho:  

 

  • Convencional: o abrir e fechar é feito com puxadores simples. Eles são os responsáveis por “ativar” o sistema de abertura e fechamento do trilho;
  • Toque: um empurrão ativa o sistema de abertura da gaveta que ativa sua abertura e fechamento. Também chamado de Trilho Telescópico One Touch, esse modelo traz mais comodidade ao usuário e praticidade no dia a dia;
  • Por pressão: é mais conhecido como Trilho Slow Motion e promove a abertura do compartimento praticamente sozinho. O usuário precisa apenas abrir um pouco a gaveta e o sistema conclui o restante do processo sem ajuda manual. 

 

Todos esses trilhos podem facilmente ser instalados em gavetas de móveis dos mais variados tipos: armários, guarda-roupas, mesas de escritório, gaveteiros, entre outros. A escolha do melhor modelo vai depender da necessidade e orçamento do projeto moveleiros. 

 

Quais são as vantagens do trilho telescópico? 

 

As principais vantagens do Trilho telescópico são: 

 

  • Acesso total ao espaço interno da gaveta;
  • Sistema com amortecedor e travas de segurança;
  • Mais tecnologia e praticidade para o dia a dia;
  • Alta capacidade para cargas elevadas, em média 45Kg;
  • Mais suavidade na abertura e fechamento dos compartimentos. 

 

Dobradiça com pistão 

 

A dobradiça com pistão é um dos acessórios mais indicados para móveis. Eles são peças essenciais quando o assunto é instalação de portas laterais sobrepostas em armários da cozinha, sala, banheiro, quartos, entre outros ambientes. 

 

Sua fabricação é feita em metal (aço inox ou carbono) e com um acabamento niquelado. Já sua estrutura, após instalada, conta com um sistema amortecedor que proporciona aos móveis um fechamento mais suave e silencioso.

 

Dessa forma, o amortecimento do pistão evita o fechamento bruto das portas e as danificações causadas por esse impacto. 

 

Qual a vantagem da dobradiça com pistão? 

 

A principal vantagem da dobradiça com pistão é o seu funcionamento como amortecedor, que auxilia na hora de abrir e fechar a porta das mobílias, suavizando o movimento.

 

Também conta com um diferencial: a presença do clic, um tipo de som que é emitido toda vez que a dobradiça trava no calço através da pressão. Isso indica que ela está pronta para ser usada, além facilitar a desmontagem e montagem da porta. 

 

Além dessas características mais funcionais, a dobradiça com pistão também contribui para a estética do móvel. Através do amortecimento promovido pelo pistão, os móveis ficam mais sofisticados, gerando mais elegância aos ambientes. 

 

Outras vantagens da dobradiça com pistão: 

 

  • Aumenta a durabilidade das mobílias; 
  • Facilita a instalação através do sistema de clic; 
  • Garante mais resistência à oxidação e corrosão; 
  • Protege as portas dos móveis contra fortes batidas; 
  • Evita danificações e desgastes na estrutura das portas dos móveis. 

 

Pistão a gás 

 

O pistão a gás é usado em portas basculantes de madeira ou metal, para auxiliar o seu sistema de fechamento e abertura. Seu uso deixa o design dos móveis mais moderno e suaviza o abrir e fechar dos compartimentos. 

 

Popularmente conhecido como pistão para móveis, esse acessório é usado para sustentar as portas dos móveis em geral, facilitando também sua abertura. Isso garante muito mais modernidade aos ambientes. 

 

 

Como é o funcionamento do pistão a gás?

 

Quando o consumidor empurra uma pistão a gás, emite força na haste e isso comprime o gás presente no cilindro. Ao parar de apertar o pistão, a pressão do gás empurra o acessório. Isso suaviza o sistema de abertura e fechamento do móvel. 

 

E as diferenças entre o pistão a gás por força normal e o pistão por força inversa? 

 

O pistão acionado por força normal é o mais comum nos móveis e conta com abertura para cima. Já no pistão a gás com força inversa, isso é feito para baixo. Esses são os dois tipos principais de pistão a gás. 

 

Entenda melhor as características de cada um: 

 

Pistão a gás com acionamento por força normal

 

Esse modelo garante uma abertura mais silenciosa das portas, proporcionando mais suavidade ao sistema. Isso traz mais praticidade no uso dos móveis e ajuda a compor os ambientes com mais sofisticação.  

 

Dentro desse grupo, existem dois modelos: pistão mini e pistão soft closing. 

 

O modelo mini conta com abertura para cima, sendo mais usado em móveis com modulações compactas, cujas portas são menores que o padrão. 

 

O pistão soft closing é usado em portas padrão e contam com abertura para cima. Contudo, o ato de abrir e fechar fica super suave. Portanto, a alta suavidade é a característica principal desse modelo. 

 

Pistão acionamento força inversa 

 

O pistão acionamento força inversa promove a abertura dos móveis para baixo. Diferente do acionamento normal, eles são fixados na parte inferior. Isso faz com que o pistão exerça uma força contrária à direção da abertura das portas. 

 

Também chamado de porta de forno, nesse modelo, a força emitida pelo pistão impulsiona a não abertura da porta. Isso garante que seja pressionada para baixo, um movimento semelhante ao dos fornos. 

 

Com esse sistema, a abertura da porta dos móveis é feita de forma gradativa. Isso deixa o movimento bem suave até que haja a expansão total do compartimento. 

 

Todos os modelos de pistão a gás melhoram o sistema de abertura e fechamento, evitando movimentos bruscos que podem danificar a estrutura do móvel. 

 

Rodízio de silicone 

 

Também chamado de rodinha silicone ou rodízio em gel, esse rodízio é um acessório instalado na parte inferior dos móveis e estruturas com a função de facilitar sua locomoção. Por isso, ele é muito indicado para áreas que precisam fazer transporte interno de cargas ou consumidores que querem otimizar o uso dos móveis em casa. 

 

O rodízio de silicone é muito usado na indústria para a fabricação de equipamentos de transporte interno (carrinho) e nos projetos de marcenaria para produção de móveis como racks, gaveteiros, escadas, etc. 

 

No quesito funcional, esse acessório gerar mais mobilidade e praticidade na locomoção de móveis e equipamentos. Já na parte estética, seu design harmoniza bem com os diferentes tipos de ambientes. 

 

Seus principais benefícios são: 

 

  • Boa resistência para transporte interno de cargas; 
  • Proteção contra danificações na estrutura do móvel; 
  • Versatilidade no uso, com modelos para qualquer ambiente; 
  • Proteção contra arranhões e danificações aos pisos e revestimentos. 

 

Depois de conhecer todas essas tendências para marcenaria em 2023, chegou a hora de montar seu mix de produto e oferecer as melhores opções para os seus clientes! 

 

Acesse agora o site da Completa e confira todos os modelos de ferragens de marcenaria disponíveis em nossa loja. 

 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024