blog-banner

Puxador Colonial: a mais recente tendência na decoração retrô

Publicado em: 22/04/2021 13:11 | Atualizado em: 28/09/2021 15:32

Capa puxador colonial

 

Os puxadores coloniais são acessórios indispensáveis para quem aposta na decoração retrô, cujos ambientes são ao mesmo tempo rústicos e modernos.

 

Mas antes de alcançar esse resultado, é fundamental saber combinar a personalidade do morador com o estilo mais retrô dos móveis. Por isso, conhecer as tendências e funcionalidades dos puxadores coloniais vai ajudar na hora de construir esses espaços da maneira correta.

 

Descubra quais são os puxadores retrô mais usados nos móveis e como usar cada modelo.

 

A tendência retrô e o uso dos puxadores coloniais

 

Uma coisa é certa: o retrô nunca sai de moda!

 

É natural que na arte, na moda e na música, as tendências sempre estejam se transformando e voltando ao presente de um jeito diferente, mas sem perder a característica essencial. Com o retrô tem sido assim: com a volta do desejo de ter em casa elementos que relembrem a infância ou algo especial no passado, algumas pessoas têm preferido suas casas com esse tipo de decoração.

 

Mas não é somente a nostalgia que atrai as pessoas para esse estilo!

 

Por conta do reaproveitamento de peças que fizeram sucesso no passado, o estilo retrô sempre traz renovo aos móveis, objetos e ambientes. Sua principal característica é a utilização de referências moveleiras das décadas antigas para ressignificar uma peça atual.

 

Como o próprio nome indica, o retrô representa essa inspiração “em tempos passados” para repaginar os móveis modernos, deixando-os mais estilosos e com personalidade. Dessa forma, é possível afirmar que esse estilo é uma releitura de móveis comuns na casa dos avós ou pais que nasceram na década de 50 a 70.

 

Atenção: retrô que não é sobre deixar toda a casa com aparência antiquada!

 

Os móveis e eletrodomésticos podem até ser novos e modernos, mas ganham um toque especial com acessórios e detalhes que remetem a um design de outras décadas. Inclusive, se observar com atenção, você vai notar que existem eletrodomésticos com tecnologia atual, mas com uma aparência que remete aos anos 60, por exemplo.

 

É justamente essa cara antiga e repaginada que define o estilo retrô, além de resultados como:

 

  • Mais valorização do design de peças e móveis;
  • Mais personalidade e estilo aos ambientes da casa;
  • Maior equilíbrio da decoração antiga com o moderno.

 

E os puxadores coloniais, o que têm a ver com isso?

 

Nesse tipo de decoração o que faz a diferença é o detalhe, pequenos elementos com design antigo combinados a itens mais modernos, clássicos. Por isso, esses puxadores são excelentes opções para repaginar móveis como rack, armários, guarda-roupas ou até mesmo renovar as mobílias.

 

Confira na próxima sessão como cada estilo de puxador de gaveta pode ser aproveitado na decoração dos espaços.

 

Os puxadores coloniais mais usados na decoração

 

Os puxadores coloniais são nomeados dessa forma por conta da sua referência em peças da época do Brasil colônia. Nesse período, os acessórios moveleiros eram mais ornamentados, com superfícies cheia de detalhes e, portanto, não tão lisas como as de hoje.

 

Outra característica desses puxadores na época passada era o formato curvilíneo que concedia ao acessório um design diferenciado e marcante. Além disso, um último elemento para o estilo arrojado desse modelo colonial é o acabamento feito sobre a superfície metálica, resultando em uma peça com traços em cerâmica, vidro e até mesmo acrílico.

 

Quando ouvir falar de puxadores coloniais, lembre-se que suas principais características são:

 

  • Material de fabricação e acabamento: produzido em metal zamac ou aço, os puxadores contam com partes em cerâmica, porcelana e/ou acrílico.
  • Design: contam com acabamento bem esculpido e cheio de detalhes, sendo o formato curvilíneo, reto, em concha, com ponta, argola entre outros.
  • Cor: possuem tonalidade escurecida ou amarelada, típica dos metais antigos quando ficam envelhecidos.

 

Agora vamos aos modelos mais procurados por quem gosta de ambientes retrô!

 

Puxador concha: é o modelo colonial mais consumido no mercado por conta da sua versatilidade e facilidade de aplicação, que pode ser feita tanto em móveis quanto em portas, seja de vidro ou madeira.

 

Esse tipo de puxador também é fabricado em metal, mas com um formato em meia lua e acabamento em tons de cobre envelhecido, podendo também ser achado em cores como azul, amarelo, prata etc. Sua aplicação é muito fácil e rápida, já que é necessário apenas dois ou três parafusos para fixar nas superfícies.

 

O resultado após a instalação é um aspecto visual ao mesmo tempo elegante e rústico. Por isso, é ideal para ambientes retrô que não podem perder a modernidade.

 

Principais características:

 

  • Versatilidade no uso (ideal para móveis e portas)
  • Diversidade de opções de acabamento
  • Material com boa resistência
  • Fácil instalação

 

puxadores colonial concha

 

Puxador ponto: assim como o anterior, este modelo é bem versátil e pode ser usado em qualquer compartimento que necessite de um puxador para abertura e fechamento de portas de entrada ou móveis, bem como gavetas e nichos.

 

A fabricação usando Zamac concede ao modelo vantagens como boa resistência à corrosão, além de mais sofisticação e leveza aos ambientes. Para completar, seu design também segue a proposta de modernidade e conta com superfícies mais lisas e sem detalhes, mantendo a tonalidade envelhecida como é tradicional nos puxadores coloniais.

 

Principais características:

 

  • Maior facilidade para abertura e fechamento de compartimentos
  • Versatilidade no uso, podendo ser usado em móveis e portas.
  • Design retrô, mas elegante e moderno

 

Puxadores coloniais de ponto

 

Puxador argola: recebe esse nome devido à alça no formato argola usada para puxar os compartimentos na hora da abertura. É muito usado em peças de madeira como guarda-roupas, cômodas e gaveteiros, se encaixando muito bem com qualquer tipo de móvel que deseje uma aparência mais rústica.

 

A maioria desses modelos possuem uma tonalidade mais escura, geralmente em ouro envelhecido. Já o design, mescla entre opções mais simples com acabamento liso e sem tantos detalhes, com outros mais esculpidos ao longo da superfície.

 

É ideal para quem deseja combinar funcionalidade e elegância, enfatizando bem o estilo retrô.

 

Principais características:

 

  • Rápida instalação, podendo usar apenas ferramentas manuais.
  • Material resistente e com alta durabilidade
  • Facilidade na abertura dos compartimentos
  • Design simples e diferenciado

 

Puxadores coloniais argola

 

Esses são apenas alguns dos puxadores coloniais mais consumidos entre as centenas de modelos disponíveis no mercado. Na hora da escolha, o que vai fazer a diferença é a finalidade: para ambientes mais modernos, rústicos ou descolados.

 

Cada objetivo vai levar para uma opção de puxador colonial que pode se diferenciar mais no material e acabamento, sendo algum com pequenos entalhes que remetem ao passado e outros mais modernos com superfície lisa e aparência mais de elegância.

 

Uma coisa é fato: os puxadores coloniais conferem aos espaços uma decoração ousada e cheia de personalidade:

 

Se você deseja conhecer mais modelos de puxadores coloniais, visite nossa página exclusiva sobre os acessórios.

 

DESTAQUES

Diferenças entre as corrediças telescópicas e corrediças com roldana

Diferenças entre as corrediças telescópicas e corrediças com roldana

Talvez você não saiba, mas as corrediças telescópicas e com roldana são os principais modelos responsáveis por garantir a mobilidade de gavetas instaladas em armários, aparadores, gaveteiros, entre outros móveis da casa. Por isso, esse tipo de ferragem é tão importante para abertura e fechamento dos compartimentos.

As ferramentas manuais mais importantes no dia a dia

As ferramentas manuais mais importantes no dia a dia

Para realizar pequenos reparos e reformas, é indispensável o uso de ferramentas manuais. Elas são essenciais para os serviços no dia a dia, seja de um profissional de marcenaria, na indústria ou pelo consumidor final em simples reparos domésticos. Por isso, hoje você vai descobrir quais ferramentas não podem faltar no seu kit e conhecer as vantagens de cada uma delas.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2021