blog-banner

As ferramentas manuais mais importantes no dia a dia

Publicado em: 14/05/2021 14:46 | Atualizado em: 28/09/2021 15:31

Ferramentas manuais

As ferramentas manuais mais importantes no dia a dia

 

Para realizar pequenos reparos e reformas, é indispensável o uso de ferramentas manuais. Elas são essenciais para os serviços no dia a dia, seja de um profissional de marcenaria, na indústria ou pelo consumidor final em simples reparos domésticos.
Por isso, hoje você vai descobrir quais ferramentas não podem faltar no seu kit e conhecer as vantagens de cada uma delas.

 

Os principais tipos de ferramentas manuais 

 

As ferramentas manuais são muito utilizadas para pequenos reparos e consertos de objetos que podem ser feitos à mão com o uso de algum equipamento, não sendo preciso outros recursos ou aparelhos tecnológicos. Desta forma, todo o trabalho fica por conta da ferramenta que potencializa a força que a pessoa exerce sobre ela no momento do uso.
Para compartilhar com você sobre as principais ferramentas manuais, elaboramos um top 10 com os produtos mais essenciais no dia a dia. Afinal, são tantos modelos e funcionalidades que não caberia falar todas aqui neste artigo.


Considerando as principais necessidades tanto do profissional quanto do consumidor, no seu kit de ferramentas é obrigatório conter:

 

1. Chaves

A mais popular e mais usada pelos consumidores é a chave de fenda, por isso não pode faltar em casa. Ela é muito usada para apertar e/ou afrouxar parafusos em diversos tipos de reparos e consertos em casa.

Cada tipo de reparo pede uma chave diferente que pode ser: de fenda, Philips, biela, canhão, entre outras.

 

Chave fenda e phillips

 

Principais usos:

Montagem e desmontagem de móveis ou em fixação de peças em interruptores de luz, armários, gavetas, entre outros.

 

2. Martelo de unha

Seu design conta com dois lados, sendo um chamado de cabeça que é usado para bater nas superfícies, o outro possui o formato de garra e é utilizado na extração de pregos e parafusos sem gerar danificações.

 

Martelo de unha

 

Principais usos:

Fixação e extração de pregos e parafusos em paredes, móveis e demais superfícies

 

3. Alicates

A principal função dos alicates é potencializar a força que o usuário aplica no objeto. Assim ele consegue ter mais eficácia ao apertar ou afrouxar, cortar ou dobrar materiais mais rígidos.

 

chaves universal em uso

 

Principais usos:

Apertar, afrouxar, cortar ou dobrar materiais mais duros como por exemplos cabos de aço ou de cobre.

 

4. Trena

Formada por um carretel retrátil de metal, é muito usado para medir áreas, espaços para fixação de móveis e acessórios. Suas marcas de medição ao longo do carretel facilitam a avaliação correta das medidas dos ambientes e ajudam na projeção correta das reformas e decoração.

 

Trena amarela

 

Principais usos:

Reformas, fixação de móveis e objetos nas paredes, projeto de móveis planejados etc.

 

5. Colher de Pedreiro

A principal função é para quebrar e assentar tijolos.

 

Colher de pedreiro

 

Principais usos:

Aplicar argamassa ou quaisquer misturas utilizadas em construções.

 

6. Estiletes

Formado por uma estrutura que contém em sua parte interna uma lâmina de corte que é muito usada para facilitar cortes de objetos feitos em plástico e papelão, bem como para marcar cortes em vidro.

 

Estilete vermelho

 

Principais usos:

Cortes em estruturas plásticas e papelão.

 

7. Serra de Arco

Uma lâmina de aço com vários dentes, aplicada em conjunto com um arco.

 

Serra de arco

 

Principais usos:

Utilizada para cortar madeira, plásticos, metais ou outros materiais.

 

8. Fita adesiva ou isolante

Embora não seja uma ferramenta na mesma estrutura das outras, ela também é essencial nos reparos, principalmente de forma emergencial, para dar aquele “jeitinho” até que o conserto completo seja feito.

 

Fita isolante em fio

 

Principais usos:

Pode ser aplicada em fios, cabos, estruturas plásticas e até de madeira. São excelentes acessórios na marcação de cortes e pinturas.

 

Pronto!

 

Com esses itens à mão você estará bem equipado para fazer qualquer reparo e conserto em casa. Inclusive, uma forma de adquirir essas ferramentas é através das chamadas distribuidoras de ferramentas manuais, que fornecem à indústria e ao comércio produtos das principais marcas com o melhor custo x benefício.

 

Se você preferir começar aos poucos, pode investir nos itens de maior necessidade e, claro, naqueles que fazem parte do topo da lista. Afinal, sem eles vai ser difícil realizar qualquer tarefa simples.

 

Entre as principais ferramentas que não pode deixar de adquirir está a chave, principalmente a de fenda. Ela é extremamente versátil, sendo praticamente um coringa na mão para qualquer situação que precisar. Por isso, dedicamos a seção seguinte para falar das características e benefícios dos modelos de chave mais vendidos no mercado.

 

 

Por que as chaves são essenciais no kit de ferramentas?

 

Além dos motivos já listados anteriormente, investir em boas chaves representa:

 

  • Maior agilidade nos pequenos reparos e consertos;
  • Mais facilidade na fixação e extração de parafusos;
  • Mais rapidez na montagem e desmontagem de móveis.
  • Menor risco de danificações às superfícies.

 

Lembrando que esses são os benefícios gerais da chave, mas existem diversas vantagens específicas que cada modelo promove aos reparos.

Confira abaixo os tipos principais de chave de fenda e para que servem:

 

○ Chave de fenda:

É o tipo de chave coringa, pois tem uma função bem generalista e pode ser usada para praticamente todas as tarefas de fixação de parafusos. Ela serve tanto para apertos quanto afrouxamento dessas peças de forma mais rápida e simples.

 

Chave de fenda

 

Além disso, recentemente, diante da necessidade do mercado, já estão sendo comercializadas chave de fenda isolada, cuja estrutura da haste e do cabo contam com isolamento para determinadas voltagens de energia, facilitando assim o uso da ferramenta em áreas energizadas.

 

○ Chave Philips:

É a segunda mais requisitada para compor o kit de ferramentas também por sua função multiuso, sendo ideal para pequenos reparos no dia a dia. Seu formato conta com uma cabeça estrelada que serve para afrouxar e apertar parafusos com fendas simples.

 

Chave phillips

 

Assim como o modelo anterior, também possui uma versão isolante que facilita a fixação de ferragens em estruturas energizadas.

 

○ Chave canhão:

Usada em parafusos e porcas com cabeça sextava, ou seja, com formato hexágono. São comuns em reparos feitos em espaços profundos ou estreitos, sendo o uso mais comum em consertos eletrônicos e mecânicos.

 

Chave canhão

 

Chave Biela:

Com seu formato em L, conta com duas bocas, uma em cada ponta, e é um item imprescindível nas oficinas automotivas para uso em instalação e retirada de porcas.

 

chave biela

 

Chave combinada:

Preferida por muitos consumidores, pois seu formato com função dupla pode ampliar as possibilidades de uso. Como conta com uma boca do tipo estrela em uma ponta e na outra uma mais fixa, a chave combinada pode usar ambos os lados para tarefas com porcas e parafusos.

 

chave combinada

 

Chave estrela:

Mais indicada para uso em parafusos sextavados e alguns modelos são ideais para trabalhos mecânicos e com alto peso, devido à sua boa resistência a impactos com marretas e martelos.

 

Chave estrela

 

Chave-fixa:

Também é conhecida como chave de boca e serve para segurar porcas e parafusos no momento do aperto e desaperto. Em cada ponta tem uma abertura no formato de uma boca que serve justamente para segurar essas ferragens na hora da fixação.

 

chave fixa

 

Outro item indispensável para manter por perto das chaves é o alicate, principalmente os modelos universal e de bico. Juntos eles desempenham um papel muito importante na hora de segurar ou apertar cabos e parafusos.

 

Os alicates que não podem faltar no seu it emergencial de reparos são:

 

Universal:

É o alicate mais comum nas residências, por conta da sua versatilidade e uso duplo, podendo ser usado tanto para cortar e dobrar fios quanto para folgar e apertar objetos.

 

alicate universal

 

De bico:

Usado para corte ou torção de fios e cabos em serviços mecânicos. Também são muito úteis na manipulação de pequenas porcas e parafusos instalados em locais de difícil acesso.

O mundo das ferramentas manuais é bem variado e inclui diferentes modelos, cada um com características e funções bem específicas para facilitar as tarefas de reparo no dia a dia. Por isso, investir

 

alicate de bico

 

Em nossa Linha de Ferramentas você encontra os detalhes de cada modelo e as opções que melhor se adequam às suas necessidades.

 

 

DESTAQUES

Conheça os tipos de fixadores e parafusos mais usados

Conheça os tipos de fixadores e parafusos mais usados

Reformas e construções, assim como confecção de móveis, demandam sempre muito cuidado na hora de escolher componentes e, dentre eles, fixadores e parafusos. Você sabe qual tipo de parafuso é o mais adequado para o seu tipo de projeto?

Suporte para prateleiras de vidro: o que você precisa saber para poder vender

Suporte para prateleiras de vidro: o que você precisa saber para poder vender

Existem diferentes tipos de suporte para prateleira de vidro. Cada um deles é indicado para suportar espessuras, materiais e pesos específicos. Saiba mais sobre os modelos ABS Águia, Fenda, Mão Francesa, Pelicano, Flamingo, Tucano e Smart.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2022