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Publicado em: 06/11/2020 11:55 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28
As reclamações dos varejistas a respeito do movimento fraco nas lojas não é algo novo. De tempo em tempo, os comerciantes sofrem com a queda brusca nas vendas e precisam pensar como atrair clientes para a loja.
Seja pela baixa após as datas comemorativas ou pelas variações econômicas, driblar o movimento fraco é o desafio contínuo dos lojistas. Em tempos de pandemia então, parece que o problema é ainda maior para os varejistas.
Paralelo ao movimento fraco em algumas lojas, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram um crescimento de 5,2% nas vendas do comércio varejista em julho/2020. Este percentual representa inclusive a 3º alta mensal consecutiva do ano, como mostra o gráfico abaixo:
Mas essa realidade de crescimento nas vendas não é uma realidade para todos!
Por que será que isso está acontecendo?
A principal resposta está na forma como alguns lojistas encaram esse tempo de crise econômica. Eles se deram conta que não tem como esperar o consumidor vir até a loja para que o movimento melhore, é preciso ter uma postura mais ativa e criar estratégias de atração de clientes.
Confira abaixo algumas dicas práticas, simples e baratas praticadas por muitos lojistas no varejo para superar a crise.
Os momentos de baixa nas vendas são ideais para repensar o planejamento do negócio e investir em melhorias para atrair novamente o cliente.
Se o movimento estiver fraco, busque avaliar quais mudanças podem ser feitas na sua loja para despertar o interesse dos clientes. Não precisa pensar em investimentos elevados, basta listar pequenas melhorias que serão significativas na divulgação e atração do cliente.
Alguns exemplos práticos para te ajudar são:
O que salvou muitas empresas nesse tempo de pandemia foi o uso de ferramentas tecnológicas digitais. Alguns lojistas com porte maior buscaram opções mais avançadas para a venda online e construíram sites com seus produtos. Já outros utilizaram a criatividade e passaram a usar o WhatsApp Business como um canal de venda online.
Esse canal de comunicação tão utilizado pelas pessoas hoje em dia tem sido uma ferramenta importante para as empresas. Ele facilita o contato direto com o consumidor e ajuda a construir um relacionamento mais próximo e um atendimento mais personalizado.
O melhor dessa estratégia é o custo praticamente zero. Afinal, qualquer aparelho celular com dois chips pode ser facilmente adaptado para essa finalidade.
Mesmo que sua empresa não disponha de uma equipe de marketing, é possível criar estratégias para a sua loja. Tudo isso de forma simples e barata
Além de usa para atendimento, o WhatsApp também pode ser usado para divulgação dos seus produtos seja através de mensagens promocionais ou do uso da ferramenta catálogo, disponível no aplicativo.
Outra forma de melhorar o seu marketing é explorando mais as redes sociais para o seu negócio. Você pode criar um perfil nas principais redes e compartilhar informações sobre a sua loja, como horário de atendimento, produtos, promoções, entre outros.
Pense em itens atrativos que podem ser do interesse dos clientes e promova um sorteio. Mas atenção, antes avalie o seu negócio e veja quais produtos você pode usar para doar como brinde na promoção.
Às vezes um produto já está na lista de compra do cliente, mas talvez o preço ainda não facilite a compra. Mas diante de uma liquidação o consumidor percebe a oportunidade compra e, mesmo que não esteja precisando no momento, adquire o produto pensando na vantagem do desconto e no medo de perder dinheiro no futuro, quando o preço voltar ao normal.
Às vezes um produto já está na lista de compra do cliente, mas talvez o preço ainda não facilite a compra. Mas diante de uma liquidação o consumidor percebe a oportunidade compra e, mesmo que não esteja precisando no momento, adquire o produto pensando na vantagem do desconto e no medo de perder dinheiro no futuro, quando o preço voltar ao normal.
Você pode aproveitar o movimento estiver fraco para realizar algumas liquidações de surpresa ou usar datas comemorativas.
A forma como o consumidor é atendido será determinante para o seu retorno e boca a boca positivo para outras pessoas. Por isso, os atendentes devem sempre ser cordiais e ouvir atentamente cada questionamento do cliente.
Não foque apenas na venda, mas em promover uma boa experiência de compra ao cliente de forma que ele se sinta valorizado e importante para a sua empresa.
Talvez você não saiba, mas 70% das decisões de compra são tomadas quando o consumidor está no ponto de venda. E mais, se eles se sentirem confortáveis no ambiente, podem adquirir 40% a mais do que tinham planejado.
Por isso é tão importante o cuidado com a loja, o atendimento e a forma de exposição dos produtos. Quanto mais atrativo o ambiente, melhor será a experiência do cliente e, consequentemente, o volume de vendas.
Então, atenção para as dicas abaixo:
Quando falamos no ponto de venda, elementos visuais podem influenciar diretamente na entrada ou permanência do consumidor na loja. Por isso, utilize uma fachada atrativa e cuide da manutenção dela; tenha atenção às cores e iluminação usadas no interior da loja, elas podem influenciar nas emoções do cliente; mantenha a organização e harmonização na exposição dos produtos; e, por fim e não menos importante, cuide da limpeza da sua loja.
Cada loja tem as áreas com maior e menor circulação de pessoas, o que chamamos, respectivamente, de zonas quentes e zonas frias. Busque observar o comportamento de compra dos seus clientes e descubra quais são esses locais.
Feito isso, coloque alguns produtos com baixo volume de vendas nas áreas quentes para estimular a compra. Um bom exemplo disso são os caixas onde os varejistas costumam expor alguns itens para incentivar a compra por impulso.
Uma outra sugestão nesse sentido é direcionar o caminho do cliente. Caso sua loja seja grande com, no mínimo, dois corredores, pense em trajetos que podem ser feitos pelo consumidor e distribua produtos ao longo desse caminho.
Com baixo custo e alta eficácia, os painéis e as prateleiras facilitam a divulgação dos produtos na loja, ajudando o consumidor a encontrar o que deseja e visualizar melhor os itens, podendo inclusive tocar no material.
Quanto ao uso das prateleiras, é importante lembrar da divisão dos produtos nas gôndolas: aqueles de maior valor devem permanecer à altura dos olhos, e menos procurados devem estar abaixo ou acima dessa altura.
Já os painéis, eles são ótimos para expor acessórios e ferramentas, ajudando os clientes a lembrar de itens que porventura tenham esquecido de levar.
Se quiser conhecer algumas opções para a sua loja, visite nossa página exclusiva de painéis: Expositores para produtos
Agora é hora de colocar a mão na massa e aplicar as dicas que compartilhamos!
Recapitulando os principais itens para você não esquecer:
Visite nosso blog e conheça outras dicas para a sua loja!
Acesse: completa.com.br/blog
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No blog de hoje, abordaremos os principais indicadores a serem acompanhados e como eles podem ajudar na tomada de decisões estratégicas.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
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