blog-banner

Mix de produtos para montar sua loja de ferragens

Publicado em: 25/02/2022 15:02 | Atualizado em: 05/09/2022 21:36

 

ferragens-para-moveis-completa

Mix de produtos para montar sua loja de ferragens

 

Seja para construção de móveis ou pequenos ajustes em mobílias da casa, o uso das ferragens é fundamental. Elas são essenciais para garantir maior segurança, qualidade, estabilidade e funcionamento à estrutura dos móveis.

 

Existe uma diversidade de produtos de ferragens, que variam em tamanho, cor, forma, material de fabricação, objetivo ...  São tantas as opções no mercado que você pode acabar esquecendo de incluir alguma peça no seu mix de ferragens para móveis!

 

Por isso, pensando em te ajudar a montar corretamente o mix, preparamos este artigo para que conheça os principais tipos de ferragens, as melhores marcas do mercado e os itens mais usados pelos marceneiros.

 

Pronto para aprender mais sobre o universo das ferragens e melhorar suas vendas? Confira abaixo o conteúdo!

 

Ferragens para vender em loja de materiais de construção

 

 

Antes de contar o que são ferragens, sabe dizer por que o ferro é um tipo de minério que se destaca na construção civil e moveleira?

Desde o século XIX, ele tem sido usado em estruturas de concreto, tamanha resistência que possui às tensões de compressão do concreto. A partir desse universo da construção civil, o material foi expandido para outros setores e hoje é uma peça indispensável no setor moveleiro, sendo explorado tanto em ferramentas manuais quanto em acessórios para mobílias.

 

Por conta desses tipos de aplicações, hoje em dia chamamos de ferragens todo item de ferro ou metal que integra objetos e estruturas. Assim, todo tipo de produto ou acessório onde você enxerga o metal, pode ser considerado uma ferragem.

 

Mas atenção! É muito importante entender quais são os principais grupos de ferragens para fazer a montagem correta do seu mix de produtos!

Nessa divisão, você deve entender quais peças fazem parte do grupo de ferragens para construção e do grupo de ferragens para móveis. É a partir deles que derivam os subgrupos para outros nichos do mercado da construção.

 

O primeiro grupo, ferragens para construção, engloba os produtos que servem para dar segurança e sustentação às estruturas das edificações, tais como: vergalhões, arames recozidos, estribos, entre outros. Eles desempenham um papel totalmente estrutural e costumam ser usados em projetos residenciais ou industriais na etapa da construção de paredes, lajes, colunas e vigas.

 

Suas principais características incluem:

  • Maior resistência a tensões estruturais
  • Variedade de uso na construção civil
  • Maior agilidade na execução das obras
  • Possibilidade de personalização das ferragens
  • Boa capacidade de flexibilização
  • Excelente compatibilidade com outros materiais

Já o segundo grupo, ferragens para móveis, atua promovendo a funcionalidade, estruturação e aspecto decorativo das mobílias. Elas desempenham, ao mesmo tempo, um papel funcional e estético, influenciando diretamente no valor final do móvel. Por isso, quanto maior a qualidade e sofisticação da ferragem, maior também será o preço do produto. Inclusive, no mercado moveleiro, as ferragens consideradas acessórios dos móveis representam cerca de 40% do custo na fabricação moveleira.

 

Sabe por que isso acontece?

 

Sem as ferragens, é como se os móveis perdessem sua capacidade funcional e voltassem à época dos bisavós, onde os compartimentos das mobílias não tinham qualquer tipo de tecnologia e contavam com um sistema de fechamento e abertura totalmente manual.

 

Tudo isso gerava mais desgaste ao móvel e reduzia seu tempo de vida útil, para não falar da dificuldade de utilização por parte do usuário.

Hoje, com o avanço da tecnologia, as ferragens para móveis têm recebido diferentes inovações e melhorado ainda mais a funcionalidade dos móveis e facilitado a vida do consumidor. Por causa delas é possível garantir:

 

  • Mais facilidade de uso no dia a dia;
  • Maior durabilidade e tempo de vida útil das mobílias;
  • Melhor design e acabamento estético para os ambientes.
  • Maior qualidade ao móvel, principalmente os planejados;
  • Mais tecnologia e inovação no sistema de abertura e fechamento dos compartimentos;
  • Maior facilidade e usabilidade, bem como o não travamento de compartimentos internos e portas;

 

Para você entender melhor o universo das ferragens para móveis e saber quais itens priorizar no seu mix, confira abaixo os principais modelos existentes no mercado e os mais procurados pelos consumidores.

 

 

Itens de ferragens para móveis mais procurados

 

Como você já aprendeu, as ferragens para móveis possuem duas características principais: funcionalidade e estética. Por conta disso, é possível dividir esse tipo de acessório em dois subgrupos:

 

Ferragens técnicas: são aquelas usadas para dar sustentação e mobilidade à estrutura do móvel ou para auxiliar a fixação das mobílias nos ambientes. Os principais produtos desse grupo são:

 

Ferramentas manuais: itens fundamentais para a rotina de profissionais que lidam com montagem de móveis ou pequenos reparos residenciais. É um subgrupo de ferragens que engloba uma linha vasta de produtos que são manuseadas com a mão para facilitar e/ou potencializar o aperto e fixação de estruturas moveleiras. Os mais procurados são:

 

Chave de fenda e phillips: a chave de fenda é a mais básica de todas e muito usada para liberar parafusos com cabeça de fenda reta. Já a phillips possui uma ponta em forma de cone que auxilia o aperto e afrouxamento de parafusos com fenda cruzada (com “X” cavado na cabeça).

 

Trena: composta por uma fita de aço flexível que auxilia e facilita a medição das áreas, é um tipo de ferramenta usada para medir qualquer tipo de superfície, seja em linha reta ou curvas.

 

Estiletes: é uma ferramenta composta por lâminas que serve para fazer o corte de materiais feitos em tecido, papel, plástico, papelão, entre outros.

 

Alicate universal: ao unir a função do alicate de pressão e de bico, o alicate universal serve para auxiliar o corte e o aperto de objetos, servindo tanto para uso domésticos quanto profissional.

 

Serra de arco: com função principal de corte, a serra de arco serve para cortar materiais mais rígidos como metal, madeira e plástico.

 

mesa-madeira-rodizio-ferragens

 

 

Acessórios para móveis e fixação de peças

 

Parafusos e buchas: uma linha vasta de acessórios que abrange diversos segmentos, desde a marcenaria até o setor industrial, além do uso residencial para pequenos reparos. Por isso, é o tipo de produto que não pode faltar nas prateleiras da sua loja, já que praticamente todos os consumidores procuram por eles. As duas linhas mais procuradas pelo consumidor são o tipo rosca (chamado de chipboard) e as barras roscadas que é muito usada em serralheria, construção civil e marcenaria.

 

Buchas: funcionam em conjunto com os parafusos e servem para fixar melhor o acessório na parede, garantindo maior sustentação ao móvel. Seus variados modelos combinam com o tipo de fixador e mesclam tamanhos entre 5 e 12 mm.

 

Corrediças: acessórios usados no sistema de abertura e fechamento das gavetas e estantes, com o intuito de facilitar o deslizamento do compartimento. Com isso, além de tornar mais funcional a mobília, também auxilia na manutenção e durabilidade do móvel, evitando maiores atritos e desgaste com a estrutura da mobília.

 

Por serem muito procuradas, é ideal manter um bom estoque dessas peças em seus diversos tamanhos (30mm a 45 mm), principalmente dos modelos mais usados pelo consumidor:

 

Corrediças telescópicas ou trilhos telescópicos que permitem abertura total dos compartimentos, com melhor deslizamento e suavidade.

 

Corrediças telescópicas light, os modelos com ótimo custo-benefício

 

Corrediças comuns (com roldana), as mais utilizadas na fabricação de mobílias populares.

 

Dobradiças: Item muito procurado por profissionais e consumidores, seja para reposição ou montagem de móveis, portas, janelas, portões, etc. Geralmente, as dobradiças são fixadas e portas e servem para facilitar a abertura e fechamento da mesma, eliminando travamento e ruídos no abrir e fechar de mobílias, portões e janelas.

 

Os modelos de dobradiças usadas em móveis são as chamadas “dobradiça de pressão” e variam entre formatos retos, curvos e super curvos para facilitar a fixação das portas em diferentes espaços e direções.

 

Cantoneiras: são acessórios de suporte usado em prateleiras, seja nas residências ou estabelecimentos comerciais. O modelo mais procurado entre as ferragens para móveis é a cantoneira L, por conta da sua versatilidade e uso abrangente.

 

Ferragens decorativas: são peças que além de contribuírem para a funcionalidade das mobílias, também ajudam a compor o ambiente estético com seu design e acabamento. Alguns modelos mais procurados e vendidos desse subgrupo são:

 

Puxadores: como o nome indica, são pelas usadas para puxar gavetas e de portas de entrada ou de móveis. Ele desempenha papel fundamental para o manuseio de mobílias e equipamentos, além de influenciar diretamente na decoração do ambiente. Seus modelos são bem variados e contam com opções em diferentes tipos de material (aço, ferro, cobre.), tamanho, cor e design (talhado, liso, reto, retangular, redondo).

 

Pés para móveis: auxiliam na sustentação dos móveis e protegem a madeira do atrito com o chão. Dependendo do modelo, com rodinhas ou não, influenciam também na mobilidade das peças, facilitando o deslocamento entre ambientes, além de proporcionar melhor acabamento à decoração do ambiente.

 

Fechos, fechaduras e ferrolhos para móveis: são dispositivos que contam com um sistema de abertura e fechamento articulado a um puxador que elimina o uso de puxadores tradicionais, facilitando a abertura e travamento das portas. Ele é fundamental para a organização e segurança de documentos e equipamentos.

 

Rodas e rodízios: acessórios com alta procura pelos consumidores, por conta da maior mobilidade concedida aos móveis e objetos. Entre os modelos mais vendidos, estão os rodízios de base e parafuso de 2” e 3” (com e sem trava), rodízios de silicone (base, nas medidas 2” e 1 1/4’’), rodízios para cadeira secretária (medidas de 50mm, com pino 9, 10 e 11mm) e os rodízios industriais que suportam peso maior.

Todos esses são os itens mais procurados por profissionais e consumidores finais nas lojas de materiais de construção. Até porque, sem eles é praticamente impossível realizar qualquer tipo de reparo, reforma ou fabricação de um móvel.

 

Por isso, se ainda não possui algum desses itens básicos de ferragens na sua loja, saiba que pode causar uma má impressão no seu cliente, fazendo ele acreditar que não possui os produtos mais simples para pequenas reformas e reparos moveleiros e residenciais.

 

Então, aproveite esse artigo para anotar todas as dicas que vamos deixar e revisar todo o seu estoque de ferragens. Veja o que está faltando e invista nos mais procurados para atrair seus clientes.

 

Além disso, é importante saber qual fornecedor escolher na hora de montar seu mix de ferragens para móveis. Descubra abaixo quais são as marcas preferidas dos marceneiros!

 

As marcas de ferragens preferidas dos marceneiros

 

FGVTN:  Sendo a principal marca do ramo moveleiro no Brasil, essa empresa italiana está entre as mais lembradas quando o assunto é corrediça e tem a maior linha de dobradiças do país. Entre os profissionais e consumidores que priorizam projetos moveleiros mais sofisticados, a FGVTN sai na frente por conta da(o):

  • Alta qualidade das ferragens
  • Melhor acabamento das peças
  • Maior resistência em atritos, com suporte para grandes impactos.
  • Maior variedade de modelos, com inúmeras possibilidades de acessórios.

 

HETTICH: uma empresa que atua no segmento de ferragens há mais de 100 anos e tem total reconhecimento do mercado, por conta do seu excelente processo de produção e desenvolvimento de novas tecnologias para a indústria moveleira. Os principais destaques da marca ficam para a(o):

 

  • Boa qualidade dos materiais
  • Alta resistência e durabilidade das peças
  • Inovação tecnológica na fabricação de novos acessórios;
  • Facilidade de instalação e funcionalidade no uso diário
  • Excelente relação custo x benefício

 

BIGFER: voltada para soluções do dia a dia, esta marca preza pela entrega de produtos funcionais que tornam mais prática a rotina dos consumidores. No Brasil, ela também é representante da Heittich, o que torna a empresa ainda mais valorizada no mercado moveleiro. Isso sem falar no seu título de maior fabricante de acessórios para móveis da América Latina, com milhares de produtos disponíveis pelo mundo. Suas principais características são:

  • Preço acessível, por conta da produção nacional;
  • Boa qualidade das ferragens
  • Boa relação de custo x benefício;
  • Alta indicação para reposição de peças em móveis

 

METALNOX: com foco total na inovação do seu portfólio, esta marca conta com uma linha diversificada de ferragens para móveis de alta qualidade e com excelente funcionalidade. Por isso, todos os profissionais e consumidores que buscam mais praticidade e comodidade no dia a dia, costumam escolher esta marca para seus acessórios. Ela se destaca no mercado por conta da(o):

 

  • Design e modelos de ferragens com boa funcionalidade
  • Vasta linha de acessórios e opções de ferragens
  • Nível de confiabilidade entre os marceneiros;
  • Boa referência no quesito qualidade

 

ALBRAS: presente no mercado de ferragens desde 1976, esta marca é reconhecida por ser uma das líderes quando o assunto é dobradiça e corrediça. Inclusive, possui diversos títulos no evento considerado o “Oscar” do setor moveleiro, o Prêmio Top Móbile. No setor moveleiro do Brasil, ela aparece entre as marcas mais lembradas pelo consumidor.

 

Imagina por desconhecer a empresa, você esquece de incluí-la em seu mix de ferragens para móveis?!

 

Já anota ela na lista de marcas para dobradiças e corrediças, porque vai valer a pena!

Com produção totalmente nacional, a Albra se destaca entre os profissionais que buscam por ferragens de qualidade para a fabricação dos planejados, além de outros diferenciais como:

  • Maior tempo de vida útil dos acessórios e do móvel;
  • Referência na produção de dobradiças e corrediças;
  • Facilidade e praticidade na reposição de ferragens;
  • Boa funcionalidade no dia a dia
  • Ótima durabilidade das peças

 

Com todas essas informações em mãos, você quase pronto para fazer boas escolhas na montagem do seu mix de ferragens para móveis. Faltam apenas algumas dicas importantes!

 

Na hora de definir os produtos, atenção aos pontos abaixo:

  • Mantenha versões e modelos atualizados das peças na loja.
  • Disponibilize diferentes tamanhos e modelos dos produtos.
  • Avalie bem a qualidade do material de cada fornecedor.
  • Liste os possíveis acessórios moveleiros de interesse do seu consumidor
  • Estime a quantidade de peças usadas em cada tipo de mobília e a rotatividade do produto na sua loja.

 

As ferragens para móveis são peças essenciais para garantir maior funcionalidade, praticidade e estética aos móveis. Por isso, suas duas principais funções dividem esse setor de ferragem em dois subgrupos: ferragens técnicas e ferragens decorativas. O primeiro, ferragem técnica, refere-se aos itens mais operacionais, aqueles que auxiliam na fixação e instalação de peças. Já o segundo, ferragens decorativas, agrupa os modelos que desempenham um papel estético nos ambientes, contribuindo para maior personalidade e sofisticação nos espaços.

 

A partir desses dois grupos, é possível encontrar os itens de ferragens para móveis mais procurados do mercado e montar seu mix de produtos. Entre as opções que não podem faltar, estão; ferramentas manuais como chaves de fenda e alicates, acessórios de fixação como dobradiças e corrediças, e acessórios decorativos como puxadores e rodízios.

 

Pronto! Agora você já pode iniciar a montagem do mix de ferragens da sua loja.

 

Se quiser descobrir como ter um mix mais atrativo, baixe gratuitamente o Ebook exclusivo que preparamos para você!

ebook-gratuito-ferragens-moveis

DESTAQUES

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Neste guia, vamos explorar dicas e práticas essenciais para se destacar e alcançar o sucesso em vendas nas redes sociais no mercado de peças de móveis.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024