blog-banner

Como aumentar as vendas nas lojas de materiais de construção?

Publicado em: 16/10/2020 10:30 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28

materiais-de-construção-na-mesa

 

Muitos lojistas querem a resposta para essa pergunta, mas esquecem que antes dessa tão desejada solução, precisam verificar se já dominam as principais estratégias de vendas. Caso não, talvez seja esse o motivo de tantos esforços sem os devidos resultados positivos.

 

Além dessa falta de conhecimento sobre as estratégias de vendas, há um novo agravante em jogo: o caos econômico provocado pela pandemia mundial. Este, segundo dados do IBGE, gerou um recuo de 13,7% em abril/2020 no varejo ampliado, o que inclui veículos e materiais de construção.

 

Agora imagine a combinação: falta de estratégia de vendas + recessão econômica. O resultado não será o melhor!

 

Por isso, mais do que nunca, este é o momento ideal para que todos do varejo compreendam as bases da área de vendas e tenham sucesso diante das negociações no mercado.

 

Uso dos fundamentos de marketing para aumentar as vendas

 

O primeiro conceito que todos devem ter em mente é que vendas e marketing estão totalmente ligadas. Para que o setor de vendas tenha sucesso em sua atuação, as empresas devem colocar o cliente no centro do negócio e avaliar quais são suas características comportamentais e como elas determinam seus interesses e a procura por um determinado bem ou serviço.

 

Enquanto marketing busca conhecer com mais profundidade os reais interesses do cliente, a área de vendas trata de apresentar a ele a opção que de fato atende ao que ele precisa. É assim que acontece a integração entre marketing e vendas.

 

Note que a venda não é apenas o ato de compra e venda, embora isso seja parte dessa relação marketing e vendas. Vender consiste em dar uma resposta ao anseio do cliente em relação ao seu problema.

 

Por isso, quando falamos de marketing, nada mais é do que ações para abrir mercados tais como estudo do segmento e da concorrência, produtos, tendências, previsão de crescimento e, claro, quem é o seu público-alvo. Já vendas consiste em apresentar a ele as melhores soluções e conduzi-los à escolha correta que vai resolver seu problema. Mas nem tudo é tão simples assim!

 

É preciso cumprir diferentes etapas de mapeamento e identificação do perfil do cliente antes de entregar soluções que geram maior satisfação do cliente. Entre os passos para esse mapeamento, as seguintes ações são necessárias:

 

  1. Estudar bem o ramo do seu negócio buscando conhecer seu mercado de atuação, as tendências, previsão de crescimento, concorrência, marcas, produtos e o público-alvo.
  2. Identificar o tipo de problema a sua empresa resolve dentro desse ramo.
  3. Desenhar o perfil dos potenciais clientes: idade, comportamento, cultura, região geográfica, problemas e necessidades.
  4. Criar uma lista de correlação entre os produtos que oferece e o tipo de problema ele resolve.

 

Esse é só o primeiro passo para planejar todo seu processo de vendas, mas se quiser ver os detalhes de cada um, acesse nosso e-book especial e gratuito sobre o assunto.

 

Após essa etapa inicial saberá exatamente o perfil do seu cliente, a forma de identificar sua real necessidade e o tipo de solução que possui para satisfazê-lo.

 

Os resultados dessa integração marketing e vendas não acabam por aí!

 

Além de mapear todo o contexto de mercado, é necessário definir quais estratégias para o momento da negociação, o que envolve a forma de abordagem e condução na hora da compra. São eles que determinarão o fechamento das vendas ou não.

 

Por isso, atenção! Escolha a abordagem certa para aumentar suas vendas!

 

A melhor estratégia para aumentar as vendas

 

Existem diversos tipos de vendas e para cada uma um tipo de abordagem que o atendente ou vendedor pode escolher, são elas: consignada, cruzada, complexa, simples e consultiva. Todas elas se adequam melhor a determinados perfis de comprador e tipo de produto. Se quiser conhecer mais a fundo sobre elas, baixe gratuitamente o Guia Completo de Vendas e descubra como aplicá-las no seu dia a dia.

 

Neste artigo, decidimos focar apenas naquela que tem sido mais explorada ultimamente e que apresenta resultados mais eficazes: a venda consultiva.

 

Diferente da venda tradicional, onde o vendedor usa mil argumentos sobre o produto e uma lista infinita de seus benefícios somente para vender, a consultiva tem o objetivo de investigar a real necessidade do cliente antes de apresentar a solução.

 

O objetivo da venda consultiva não está em vender a todo custo ou empurrar produtos mais caros. O maior interesse está na entrega com valor, foca na satisfação plena do cliente a partir de uma solução que acabe com o problema dele.

 

Note que em nenhum momento é citado a oferta do melhor produto apenas. O alvo está em encontrar junto com o cliente e dentro do seu mix de produtos, a solução que melhor resolve o problema do cliente.

 

O principal propósito da venda consultiva é apresentar opções que façam sentido para o cliente e promovam sua satisfação na aquisição. Entre as principais características e resultados desse modelo consultivo estão:

 

  • estilo mais consultor e menos persuasivo;
  • equipe de vendas voltada para a escuta ativa;
  • clientes mais satisfeitos com o atendimento e com a compra;
  • vendedores com alta capacidade de análise, investigação e empatia;
  • entrega de soluções mais eficazes e adequadas à real necessidade do cliente;

 

Mas ainda também não acaba por aqui. Dentro da aplicação do modelo de vendas consultiva existem diversas habilidades e técnicas específicas a serem aplicadas e cumpridas rigorosamente para aumentar as vendas.

 

Não basta apenas ouvir o pedido do cliente e escolher a opção do mix de produtos que parece ser a melhor para ele. Afinal, nem sempre ele sabe bem qual é o real problema e se de fato aquela opção que tem em mente será eficaz.

 

Por isso, tanto o cliente quanto o vendedor devem embarcar numa jornada de conhecimento profundo da situação para que ambos cheguem na escolha correta do produto/serviço. Assim, ao fim, o vendedor vai encontrar a opção ideal para o problema e o cliente vai se sentir seguro e confiante na indicação de compra.

 

Aplicar esse modelo de vendas consultivas é a resposta para a pergunta “como aumentar as vendas?”. É por meio dele que os clientes vão poder conhecer sua autoridade no segmento e gerar mais reconhecimento para sua empresa junto a outros potenciais clientes.

 

Quando se trata de obter melhores resultados e clientes satisfeitos, a venda consultiva ainda é a melhor opção para lojistas e empreendedores. Ela permite uma abordagem que identifica a real necessidade dos consumidores e, consequentemente, uma entrega com mais valor, além dos demais benefícios e vantagens para a empresa.

 

Caso você queira mais informações sobre o método e outras dicas de como aumentar as vendas, preparamos um guia especial com todas as estratégias da área de vendas para lojistas e empreendedores.

 

Clique no link e baixe gratuitamente o nosso e-book: Guia completo de como aumentar as vendas.

DESTAQUES

Suporte para prateleiras de vidro: o que você precisa saber para poder vender

Suporte para prateleiras de vidro: o que você precisa saber para poder vender

Existem diferentes tipos de suporte para prateleira de vidro. Cada um deles é indicado para suportar espessuras, materiais e pesos específicos. Saiba mais sobre os modelos ABS Águia, Fenda, Mão Francesa, Pelicano, Flamingo, Tucano e Smart.

Tendências de ferragens para móveis 2022

Tendências de ferragens para móveis 2022

As tendências de ferragens para móveis 2022 conta com diversas novidades aos consumidores que buscam por produtos inovadores e, ao mesmo tempo, cheios de estilo.  

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2022