blog-banner

Como renovar os móveis com puxadores de gaveta

Publicado em: 16/04/2021 16:40 | Atualizado em: 28/09/2021 15:32

Puxadores de gaveta

 

Os puxadores de gaveta são acessórios comuns nos móveis da casa, sendo usados principalmente na abertura e fechamento de compartimentos. Mas se engana quem pensa que essa é sua única função! Na verdade, eles possuem um papel muito importante na decoração e organização dos ambientes.

 

Hoje você vai descobrir como a versatilidade desse acessório pode inovar a decoração dos espaços, deixando-os mais bonitos, criativos e funcionais.

 

O papel dos puxadores na decoração da casa

 

Os puxadores são facilmente percebidos em mobílias como gaveteiros, rack e portas de armários. A principal função deles é garantir a estabilidade no momento de abrir e fechar os compartimentos. Além dessa característica funcional, esses acessórios possuem outros benefícios, tais como:

 

  • Ótimo custo-benefício
  • Facilidade uso e instalação
  • Boa resistência e durabilidade
  • Excelente acabamento estético
  • Praticidade nas tarefas do dia a dia
  • Versatilidade e variedade de formatos e modelos

 

Todas essas vantagens estão presentes nos diversos tipos de puxadores para móveis, mas alguns modelos contam com características bem específicas que devem ser consideradas na hora de decorar o ambiente ou renovar um móvel.

 

Para entender melhor, observe o exemplo abaixo:

 

Gaveteiro antes e depois

 

Conseguiu perceber como a troca de puxador acompanhou o novo visual da mobília?!

 

Não cabia mais manter um puxador clássico com aspecto antigo. Nem mesmo uma pintura nova nele daria esse aspecto mais moderno e jovial à mobília.

 

Por isso, a escolha de puxadores é também e, acima de tudo, uma opção estética que tem relação com o design dos móveis e ambientes.

 

Considerando essa característica decorativa, os estilos dos puxadores podem ser:

 

Clássico: mais comuns em móveis antigos e, por isso, costuma ser usado em mobílias mais tradicionais como cômodas, penteadeiras e armários. As cores são bem variadas, assim como os formatos que variam entre quadrado, redondo, em argola, entre outros.

 

Puxadores classicos

 

Retrô: esse modelo confere mais personalidade aos ambientes, por conta do formato, material de fabricação e coloração (sempre colorida ou estampada). É comum ver esse tipo de puxador em móveis com estilo vintage.

 

puxadores retro

 

Moderno: fabricado em metal, a exemplo do alumínio e inox, esse tipo de puxador possui um aspecto mais elegante e sofisticado. Por conta do material, eles são bem resistentes e possuem excelente acabamento externo.

 

Puxadores modernos

 

Enquanto esses estilos de puxadores definem a função de cada um na decoração dos ambientes, a matéria-prima usada na fabricação estabelece quais são as reais vantagens dos modelos.

 

Segundo o material de fabricação, os puxadores podem ser:

 

  • Puxador abs/plástico: acessórios com ótima resistência ao impacto, brasão e tração, além de boa flexibilidade, com menor risco de danificação, sendo facilmente fixado com parafusos em qualquer móvel.
  • Puxador colonial: produzido em ZAMAC, possui boa resistência e durabilidade, sendo seus formatos ideais para móveis com aspecto mais rústico e antigos.
  • Puxadores de metal e alumínio: os puxadores de alumínio possuem um aspecto visual elegante e contemporâneo que se adapta muito bem aos ambientes. Já os demais metais, a depender do modelo, pode promover ao ambiente uma aparência mais moderna ou retrô. Em ambos os casos, os acessórios possuem boa resistência à corrosão, alta durabilidade, e ótimo custo-benefício.
  • Puxador de madeira: material mais rígido, com ótima durabilidade e resistência, além do bom acabamento externo e versatilidade.

 

Além desses tradicionais puxadores, dois novos modelos surgiram para atender a demanda de prevenção contra vírus e bactérias: puxador antiviral e antibacteriano.

 

Diante do cenário de pandemia, os tradicionais puxadores se tornaram superfícies ideais para alojar o novo coronavírus. Afinal, por ser um objeto de contato, é natural que diversas mãos toquem na superfície, aumentando assim o risco de disseminação da covid-19.

 

Para solucionar esse problema, algumas empresas começaram a pensar em formas de reduzir esse risco através da aplicação de nanopartículas que tratam superfícies, tornando-as antivirais e protegidas contra bactérias.

 

Desta forma, os puxadores além de serem itens funcionais e estéticos, se tornam objeto de segurança e proteção à saúde.

Mas será que esses objetos servem apenas como acessórios de fechamento e abertura de móveis?!

Com certeza não! É possível explorar os puxadores em qualquer ambiente da casa, independentemente da existência ou não de mobílias.

 

Formas de renovar os móveis com puxadores

 

Os puxadores são realmente versáteis e podem assumir diferentes funções pela casa. Veja alguns exemplos abaixo:

 

Puxador como suporte de cabides: No exemplo, você vê um puxador de metal, no formato reto e tamanho grande mais comum em portas pivotantes, por exemplo, sendo usado de uma forma bem criativa como cabide em um guarda-roupa aberto.

 

Puxadores feito de cabideiro

 

Puxador como pezinho para móveis: Quem imaginaria que um compartimento como esse pudesse ser aproveitado dessa forma? O uso do puxador ABS como apoio inferior além de dar estabilidade, incrementou o visual da peça com um design mais descolado, tornando-a bem moderna.

 

Puxador como pé para moveis

 

Puxador como suporte para bandejas: Neste terceiro exemplo, o uso de um puxador de metal aparece novamente, agora como suporte em um utensílio de cozinha. Perceba que essa combinação da madeira com o metal dourado combinou muito bem para o aspecto moderno da sofisticado da peça.

 

Puxador como suporte de bandeja

 

As possibilidades de uso para esse tipo de acessório não param por aí...

 

Você pode usar toda criatividade para explorar os puxadores como ganchos, porta-trecos, suporte para objetos, alças, tampas... São quase que infinitas opções para você renovar os móveis e transformas os ambientes.

 

Para facilitar sua escolha na hora da repaginada dos móveis e ambientes, reunimos na tabela abaixo as principais informações dos puxadores e as sugestões de uso na decoração. Aproveite e salve a imagem nos seus arquivos para ter sempre à mão quando precisar.

 

Gráfico

 

Além do tradicional uso para abertura e fechamento, os puxadores de gaveta desempenham função estética, decorativa e, mais recentemente, de proteção à saúde. Junto aos seus benefícios funcionais, está a capacidade de renovar as peças, transformar o estilo de um ambiente e, com as novas tecnologias, passou também a ser antiviral, protegendo as superfícies contra as bactérias.

 

Conheça nossas linhas de puxadores!

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024