Informe seu estado para receber
as ofertas personalizadas para a sua região.
*A geolocalização do seu navegador está desabilitada! Para que a seleção seja feita automaticamente, acesse as configurações do seu navegador e permita que o site da completa acesse a sua localização.
Publicado em: 16/04/2021 16:40 | Atualizado em: 28/09/2021 15:32
Os puxadores de gaveta são acessórios comuns nos móveis da casa, sendo usados principalmente na abertura e fechamento de compartimentos. Mas se engana quem pensa que essa é sua única função! Na verdade, eles possuem um papel muito importante na decoração e organização dos ambientes.
Hoje você vai descobrir como a versatilidade desse acessório pode inovar a decoração dos espaços, deixando-os mais bonitos, criativos e funcionais.
Os puxadores são facilmente percebidos em mobílias como gaveteiros, rack e portas de armários. A principal função deles é garantir a estabilidade no momento de abrir e fechar os compartimentos. Além dessa característica funcional, esses acessórios possuem outros benefícios, tais como:
Todas essas vantagens estão presentes nos diversos tipos de puxadores para móveis, mas alguns modelos contam com características bem específicas que devem ser consideradas na hora de decorar o ambiente ou renovar um móvel.
Para entender melhor, observe o exemplo abaixo:
Conseguiu perceber como a troca de puxador acompanhou o novo visual da mobília?!
Não cabia mais manter um puxador clássico com aspecto antigo. Nem mesmo uma pintura nova nele daria esse aspecto mais moderno e jovial à mobília.
Por isso, a escolha de puxadores é também e, acima de tudo, uma opção estética que tem relação com o design dos móveis e ambientes.
Considerando essa característica decorativa, os estilos dos puxadores podem ser:
Clássico: mais comuns em móveis antigos e, por isso, costuma ser usado em mobílias mais tradicionais como cômodas, penteadeiras e armários. As cores são bem variadas, assim como os formatos que variam entre quadrado, redondo, em argola, entre outros.
Retrô: esse modelo confere mais personalidade aos ambientes, por conta do formato, material de fabricação e coloração (sempre colorida ou estampada). É comum ver esse tipo de puxador em móveis com estilo vintage.
Moderno: fabricado em metal, a exemplo do alumínio e inox, esse tipo de puxador possui um aspecto mais elegante e sofisticado. Por conta do material, eles são bem resistentes e possuem excelente acabamento externo.
Enquanto esses estilos de puxadores definem a função de cada um na decoração dos ambientes, a matéria-prima usada na fabricação estabelece quais são as reais vantagens dos modelos.
Segundo o material de fabricação, os puxadores podem ser:
Além desses tradicionais puxadores, dois novos modelos surgiram para atender a demanda de prevenção contra vírus e bactérias: puxador antiviral e antibacteriano.
Diante do cenário de pandemia, os tradicionais puxadores se tornaram superfícies ideais para alojar o novo coronavírus. Afinal, por ser um objeto de contato, é natural que diversas mãos toquem na superfície, aumentando assim o risco de disseminação da covid-19.
Para solucionar esse problema, algumas empresas começaram a pensar em formas de reduzir esse risco através da aplicação de nanopartículas que tratam superfícies, tornando-as antivirais e protegidas contra bactérias.
Desta forma, os puxadores além de serem itens funcionais e estéticos, se tornam objeto de segurança e proteção à saúde.
Mas será que esses objetos servem apenas como acessórios de fechamento e abertura de móveis?!
Com certeza não! É possível explorar os puxadores em qualquer ambiente da casa, independentemente da existência ou não de mobílias.
Os puxadores são realmente versáteis e podem assumir diferentes funções pela casa. Veja alguns exemplos abaixo:
Puxador como suporte de cabides: No exemplo, você vê um puxador de metal, no formato reto e tamanho grande mais comum em portas pivotantes, por exemplo, sendo usado de uma forma bem criativa como cabide em um guarda-roupa aberto.
Puxador como pezinho para móveis: Quem imaginaria que um compartimento como esse pudesse ser aproveitado dessa forma? O uso do puxador ABS como apoio inferior além de dar estabilidade, incrementou o visual da peça com um design mais descolado, tornando-a bem moderna.
Puxador como suporte para bandejas: Neste terceiro exemplo, o uso de um puxador de metal aparece novamente, agora como suporte em um utensílio de cozinha. Perceba que essa combinação da madeira com o metal dourado combinou muito bem para o aspecto moderno da sofisticado da peça.
As possibilidades de uso para esse tipo de acessório não param por aí...
Você pode usar toda criatividade para explorar os puxadores como ganchos, porta-trecos, suporte para objetos, alças, tampas... São quase que infinitas opções para você renovar os móveis e transformas os ambientes.
Para facilitar sua escolha na hora da repaginada dos móveis e ambientes, reunimos na tabela abaixo as principais informações dos puxadores e as sugestões de uso na decoração. Aproveite e salve a imagem nos seus arquivos para ter sempre à mão quando precisar.
Além do tradicional uso para abertura e fechamento, os puxadores de gaveta desempenham função estética, decorativa e, mais recentemente, de proteção à saúde. Junto aos seus benefícios funcionais, está a capacidade de renovar as peças, transformar o estilo de um ambiente e, com as novas tecnologias, passou também a ser antiviral, protegendo as superfícies contra as bactérias.
No blog de hoje, vamos discutir como a escolha de ferragens pode impactar a ergonomia dos seus móveis.
No blog de hoje, vamos explorar as características de cada um, destacando os prós e contras, para que você possa tomar a melhor decisão para seus projetos.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
PRODUTOS
© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024