blog-banner

Puxador ABS: tudo sobre o acessório mais usado em móveis

Publicado em: 13/08/2020 17:31 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28

Puxador abs para móveis

 

Os puxadores abs estão por todo canto da casa e fazem a diferença na decoração dos ambientes. Tudo isso devido ao baixo custo e boa resistência.  Mas mesmo com sua popularidade, existem muitas informações erradas sobre o acessório. Por isso, neste artigo reunimos tudo que você precisa saber para escolher o puxador mais adequado para sua necessidade.

 

A importância do plástico ABS para a indústria

 

Quando você ouvir puxadores ABS, saiba que o termo abs refere-se a um tipo de plástico, mais especificamente a uma resina termoplástica que tem origem no petróleo, cuja formação é feita pela combinação de três tipos de moléculas: acrilonitrila, butadieno e estireno.

 

O resultado da mistura desses chamados monômeros forma o plástico ABS, um copolímero de número 7 na classificação dos plásticos, muito usado para fabricação de brinquedos, peças automobilísticas, aparelhos eletrônicos e materiais de construção (conforme Norma Técnica da ABNT NBR 13230:2008).

 

O uso popular do nome “puxadores de plástico” não engloba toda a diversidade que o material ABS possui. Logo, utilizar a nomenclatura “puxador ABS” expressa melhor a gama de possibilidades e benefícios que o produto possui para o mercado.

 

A preferência por esse material ocorre pela melhor relação custo x benefício quando comparado a outros materiais, a exemplo do metal e da porcelana. Isso justifica, portanto, sua alta presença em processos industriais, na marcenaria ou em simples reformas decorativas da casa.

 

Principais características do puxador ABS

 

Há diversos tipos de material para a fabricação de puxadores, entre eles: cerâmica, porcelana, madeira, metal ... não faltam opções. Mas por que a preferência pelo de ABS ainda é maior?

 

O processo de fabricação do plástico ABS é feito sob alta temperatura e resfriamento, o que concede a ele maior resistência ao calor e frio, podendo funcionar também como isolante térmico.

 

Já a produção do puxador em si passa por uma etapa de injeção que elimina qualquer possibilidade de emendas, diminuindo assim o risco de possíveis rupturas na estrutura do acessório e futuras danificações.Puxador ABS Sienta para móveis

 

Considerando esses dois processos, o puxador de plástico ABS ganha maior destaque devido ao(a):

  • preço baixo: visto que é economicamente viável, sendo vendido no mercado por um preço mais acessível que os outros tipos de puxadores;
  • leveza e facilidade de uso: sua maior flexibilidade ajuda na diminuição dos riscos de danificação, podendo ser facilmente fixado com parafusos e em qualquer tipo de móvel, ou seja, totalmente versátil.
  • boa resistência a impacto, tração e abrasão: o processo produtivo do material garante um produto resistente em temperaturas que variam entre -20ºC e 80ºC e ajuda a não desgastar tanto por atrito.
  • variedade: possui diversos modelos, em diferentes cores, dimensões e formatos.
  • aspecto visual agradável e personalizável: combinam com qualquer tipo de móvel, podendo também ser restaurado para reutilização em outras mobílias.
  • Por esses motivos, o investimento em um puxador de plástico acaba sendo mais vantajoso e com melhor desempenho.

 

Como escolher puxadores adequados aos ambientes?

 

A escolha pelos puxadores como acabamento é feito pensando no ambiente e tipo de cômodo onde o móvel ficará, a temperatura do local, a frequência de uso e as pessoas que vão interagir naquele espaço, se adultos ou crianças, além dos elementos estéticos e decorativos.

Elementos técnicos como peso, estrutura, acessibilidade e ambiente do móvel devem ser considerados antes da escolha, para que assim defina-se o puxador com base na funcionalidade e medidas adequadas à peça onde será aplicado.

 

Os seguintes pontos devem ser observados:

 

  • Avaliação do ambiente e decoração do espaço/cômodo

Os puxadores podem ser usados tanto em ambientes corporativos como domésticos, mas o tipo de cômodo e decoração será determinante para a escolha do modelo. Em espaços como sala de estar e ambientes de espera, é indicado o uso de puxadores mais elegantes. Já em banheiros e cozinhas, o uso daqueles mais porosos facilitam a limpeza no dia a dia.

 

  • Estudo do design do móvel e o acabamento mais adequado

Considerando o puxador como um item de acabamento, o estilo do móvel também vai influenciar muito na escolha. Em desenhos mais clássicos é possível misturar puxadores retos e arredondados em um mesmo móvel, já nos contemporâneos deve-se optar pelos mais simples e elegantes.

Outro ponto importante é o tamanho do puxador, devendo seguir a proporção da gaveta e porta onde será fixado. Um bom exemplo disso são os armários, cujos puxadores com alças mais longas são os ideais. Por outro lado, em cômodas e gaveteiros, é sugerido os mais arredondados.

  • Frequência de uso

Em ambientes com grande fluxo de pessoas e constante abertura e fechamento de portas e gavetas, é indicado o uso de puxadores grandes que favoreçam uma pegada mais firme. Além disso, também conta nesse momento o tipo de ambiente e o grau de dificuldade para a limpeza.

Em espaços como cozinha e banheiro, onde há uso constante, exposição a sujeiras e excessivo calor, é indicado o uso de puxadores ABS mais retos para facilitar a limpeza, principalmente diante do cenário de contaminação pela COVID-19.

 

Modelos de puxadores de ABS

A escolha do tipo de puxador será determinante para modelar a aparência do móvel e do ambiente, podendo torná-lo sofisticado, elegante, moderno ou mais descontraído. Cada estilo de decoração vai exigir um modelo diferente. Alguns exemplos de puxadores são:

 

Alça: são os mais conhecidos e indicados para móveis e ambientes com estilo mais clássico por conta da maior versatilidade do modelo.

De cava: mais discretos, são usados em ambientes como sala, bancadas e toaletes voltado para um estilo mais ousado.

 

De embutir: comum em gavetas e portas de correr, mas com uma pegada não muito prática.

 

Tipo botão: usados em gavetas e portas de gabinetes, são fixados com apenas um parafuso, tornando-o um dos mais fáceis de instalar.

 

Retrô: a exemplo do nosso Puxador Abs Fone, são modelos com formato diferente e mais no estilo retrô e descolado.

 

A versatilidade do puxador de plástico é tão grande que é muito comum encontrá-lo em praticamente todos os móveis e ambientes da casa. Desde acabamento para marcenaria até o uso como peça decorativa, o puxador ABS é preferência no mercado. Afinal, ele é uma das poucas opções com o melhor custo x benefício, além do aspecto visual que modela muito bem os armários, cômoda e gabinetes em qualquer ambiente da casa.

 

Com tantas características positivas, os puxadores ABS são ideais para aplicação em móveis e melhor decoração do espaço, após a escolha do modelo conforme todos os elementos técnicos e estéticos que listamos acima. Para conhecer mais sobre os modelos, a Completa criou diversas linhas de puxadores ABS que combinam com os mais distintos ambientes.

 

Visite nossa página exclusiva para puxadores  

 

 

DESTAQUES

Gabarito Copiador de Contornos: saiba mais sobre essa ferramenta

Gabarito Copiador de Contornos: saiba mais sobre essa ferramenta

No blog de hoje, vamos explorar os recursos e benefícios do Gabarito Copiador de Contornos Brasfort, bem como suas diversas aplicações em diferentes áreas.

Encontre o puxador ideal para o seu móvel

Encontre o puxador ideal para o seu móvel

No blog de hoje, exploraremos a importância dos puxadores na estética e funcionalidade dos ambientes, além de discutir diferentes tipos e materiais que influenciam o design.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024