blog-banner

Dobradiças de pressão: Tudo sobre os modelos mais procurados

Publicado em: 10/09/2021 15:29 | Atualizado em: 05/09/2022 22:01

Capa dobradiça curva no armario

 

Geralmente chamadas de dobradiças para móveis, devido ao uso exclusivo para a indústria moveleira, as dobradiças de pressão são acessórios de ferragens para mobílias muito utilizados nas portas de armários, guarda-roupas, nichos, entre outros.

 

Embora não apareçam muito, elas são essenciais para funcionalidade dos móveis. As dobradiças de pressão também conhecidas como dobradiças caneco, ajudam a tornar mais prático o abrir e fechar dos compartimentos.

 

Antigamente, os móveis, principalmente os armários, contavam com dobradiças comuns, aquelas formadas por um pino central. Com isso, o travamento da porta dependia de um fecho rolete ou de uma pequena fechadura.

 

Instalando dobradiça de pressão

 

Agora, após anos de aperfeiçoamento da peça e, claro, com o desenvolvimento tecnológico, muita coisa mudou. Hoje em dia é possível encontrar modelos de dobradiças bem sofisticados que melhoram a funcionalidade da peça e contribuem para o estilo decorativo proposto ao ambiente.

 

Quer conhecer melhor todas as características e indicações de uso desta ferragem exclusiva para móveis e ampliar seu mix de produtos?

 

Confira abaixo tudo sobre este acessório e descubra como auxiliar seu cliente na hora a descobrir as vantagens de cada modelo da dobradiça de pressão.

 

Para que servem as dobradiças?

 

As dobradiças de pressão são acessórios de ferragens exclusivos para móveis, sendo suas principais funções:

 

  • Sustentar portas em diferentes tipos de móveis, tais como armários de cozinha, guarda-roupas, mobílias de escritório e lojas, entre outros.
  • Facilitar a abertura e fechamento dos compartimentos gerando mais suavidade e praticidade para o dia a dia.

 

Em ambas as funções, o papel das dobradiças é de garantir a boa movimentação e articulação desses compartimentos, tornando mais suave o abrir e fechar de portas em mobílias residenciais e/ou comerciais.

 

Dobradiça instalação

 

Graças ao sistema interno composto por molas com pressão, o grande diferencial das dobradiças de pressão é a capacidade de amortecer o abrir e fechar da porta, visto que, isso promove a redução de ruídos e concede mais suavidade ao sistema de abertura e fechamento.

 

Quando os clientes adquirem o modelo correto de dobradiça de pressão, o resultado é super positivo, pois ele conta com diversos benefícios, entre eles:

 

  • Mais praticidade e facilidade na abertura de portas em pequenos locais, sobretudo aqueles com cantos de ângulos especiais.
  • Maior conservação do móvel, evitando o afrouxamento e emperramento das portas e, consequentemente, desgastes ao móvel.
  • Mais possibilidades de angulação e, consequentemente, maior abertura para as portas dos móveis.
  • Maior conservação da mobília e aumento do tempo de vida útil.

 

A estrutura das dobradiças de pressão, em sua maioria, é formada por duas placas de metal, bem resistentes e pequenas, unidas por um pino no eixo vertical. É justamente este pino que garante a articulação e movimentação da peça, quando aplicada nos móveis.

 

Ao total, as dobradiças de móveis são compostas por três partes: Calço, corpo e caneco.

 

Dobradiça descrição

 

Além dessas peças, as dobradiças de pressão também contam com uma mola que promove o recuo do caneco da dobradiça, garantindo a abertura e fechamento em vários ângulos. Essa variação na angulação é mais uma das vantagens do acessório, pois amplia as possibilidades de abertura de móveis, sobretudo aqueles instalados em cantos cujo ângulo é diferente dos modelos tradicionais (retos ou curvos).

 

O uso da dobradiça de pressão é indicado para portas de móveis, cuja espessura seja igual ou superior a 12mm. Para isso, seus modelos variam em cor e tamanho, mas o formato costuma seguir três tipos de padrão: braço reto, curvo e alto, conforme o tipo de aplicação do recobrimento.

 

Ou seja, dependendo do tipo de sobreposição exigida para a porta, o recobrimento pode ser totalmente sobreposto, de forma parcial ou embutido. A partir disso deriva os três formatos de dobradiça de pressão disponíveis no mercado: super curva, curva e reta.

 

Para entender melhor cada modelo de dobradiça de pressão, acompanhe a explicação detalhada na próxima seção!

 

Qual a diferença entre a curva, reta e super curva?

 

A principal diferença entre elas está no tipo de instalação da porta do móvel que pode ser feita de forma sobreposta, parcialmente sobreposta ou embutida. Cada uma delas tem angulação diferente perante a outra e, por isso, a necessidade de ter um modelo específico para cada caso.

 

Para melhor compreensão, observe nos exemplos abaixo como é feita a instalação de cada tipo de dobradiça de pressão. Você vai notar com mais clareza o porquê da diferença entre os três formatos de dobradiça.

 

Diferença dobradiça reta, curva e super curva

 

Dobradiça de Pressão Reta

 

É o tipo de dobradiça muito usada em portas que ficam totalmente sobrepostas ao móvel, cujo alinhamento é feito à lateral do móvel. Seu uso é muito comum em armários de cozinha, sendo indicado também para módulos em roupeiros modulados ou para simples mobílias com duas portas.

 

Dobradiça reta

 

Na instalação da dobradiça reta, a porta sobe até 15 milímetros sobre o fianco lateral do móvel. Isso significa dizer que a porta da mobília tende a ficar completamente sobreposta à lateral do móvel, mantendo o tamponamento completo da lateral do móvel. Contudo, em alguns casos, a instalação pode sofrer um pequeno recuo, deixando à mostra uma folga lateral e uma pequena moldura ao redor das portas.

 

A principal desvantagem desse modelo é sua maior limitação de abertura, não sendo indicada para portas que precisam de abertura de ângulos maiores.

 

Dobradiça de Pressão Curva:

 

Assim como a dobradiça reta, esse modelo também serve para qualquer tipo de móvel, tais como armários, roupeiros e balcões. Contudo, sua prioridade de uso é para uma sequência de portas, por conta do recobrimento parcial do topo e laterais.

 

Na instalação da dobradiça curva, a porta remontará de 5 a 7 milímetros sobre o fianco lateral do móvel. Ou seja, ela pode subir até a metade da lateral, deixando uma folga na lateral do encaixe. Por isso, seu uso é indicado para móveis em caixaria única com 3 ou mais portas, o que permite a abertura e fechamento das portas, sem que uma atrapalhe as outras.

 

Quanto ao formato, alguns dividem a dobradiça de pressão curva em dois grupos: curva baixa e curva normal. A primeira, a dobradiça de curva baixa possui, de fato, uma curvatura menos acentuada. Já o modelo que chamam de curva normal, não conta com essa acentuação. Contudo, após a instalação, isso não altera em nada o resultado, pois essa curvatura na peça normal é compensada pela altura do calço da dobradiça.

 

Curva baixa

 

Sua curvatura mais acentuada dispensa o uso de calço da dobradiça e, assim como a curva normal, tem o resultado semelhante após a instalação.

 

Dobradiça curva baixa

 

Curva normal

 

Após a instalação, a altura do calço da dobradiça compensa a falta de acentuação da curvatura, mantendo o mesmo resultado da dobradiça de curva normal.

 

Dobradiça curva

 

Dobradiça de Pressão Super curva

 

É um modelo que funciona na parte interna do móvel, evitando que a porta encoste no topo ou nas laterais da mobília.  Seu uso é super indicado para módulos de canto oblíquo ou reto, cuja porta precisa de movimentação de ângulo diverso dos tradicionais com dobradiças curvas e retas.

 

A dobradiça super curva porta fica embutida na parte lateral do móvel, com uma articulação que garante abertura com até 90º de angulação e com perfeito encaixe em portas com espessura de a partir de 15 milímetros.

 

Dobradiça super curva

 

Quanto ao tamanho e material, a super curva pode ser encontrada em metal, geralmente aço niquelado, e com tamanho aproximado de 35mm. Já a instalação da dobradiça super curva não remonta sobre o fianco lateral do móvel, como as outras dobradiças, pois fica embutida na parte interna.

 

Ainda está na dúvida sobre quando indicar o uso de cada dobradiça de pressão?!

 

Confira abaixo o quadro comparativo com as indicações para cada modelo:

 

Tabela comparativa de dobradiça

 

Além desses modelos, existe também mais duas opções de dobradiça para móveis:

 

  • dobradiça slow motion: um tipo de peça que promove maior suavidade e tecnologia ao sistema de abertura e fechamento das portas dos móveis. Sua estrutura é composta por um amortecedor interno dentro da dobradiça, que garante sua movimentação mais lenta ao fechar a porta, evitando barulhos e as fortes batidas na hora de fechar os compartimentos das mobílias e, consequentemente, danificações aos móveis.
  • dobradiça invisível: por ser embutida na parte interna da porta e batente do móvel, é um peça quase imperceptível ao usuário, vista somente se olhar com muita atenção. Isso torna ela uma peça de maior valor agregado e com alta sofisticação.

 

Como escolher a dobradiça ideal para cada móvel?

 

Para escolher corretamente a dobradiça vai precisar saber a quantidade de portas existentes no móvel e verificar qual tipo de sistema de abertura e fechamento ela precisa ter. Feito isso, vai escolher o modelo que melhor se adéqua à sua necessidade.

 

Como conservar as dobradiças e aumentar sua vida útil

 

Mesmo após a instalação da dobradiça, é preciso alguns cuidados para garantir o bom estado de conservação desses acessórios. Para fazer a manutenção do acessório, você deve:

Fazer limpezas constantes na peça, usando produtos específicos para isso.

 

A sujeira é um dos principais fatores que geram a corrosão e ferrugem das dobradiças. Por isso, é fundamental manter elas sempre limpas.

 

Retirando dobradiça

 

Evitar colocar no armário objetos que impeçam o fechamento das portas.

 

Dentro dos armários, não deixe objetos muito próximos das dobradiças. Isso ajuda a proteger a peça de arranhões e evita a sobrecarga na dobradiça, fazendo com que ela perca sua pressão e comprometa a regulagem na abertura e fechamento das portas dos móveis.

 

Verifique no manual de fabricação a orientação de lubrificação das dobradiças.

 

Cada modelo já possui uma orientação quanto a periodicidade para lubrificar a peça. Busque seguir corretamente esse cronograma para garantir o bom funcionamento do acessório.

 

Manter esses hábitos de limpeza e manutenção vai garantir a conservação das dobradiças e prolongar por mais tempo a vida útil desses acessórios. Por isso, na hora da venda, lembre-se de indicar esses cuidados aos seus clientes!

 

Para encerrar este artigo, vale relembrar também que as dobradiças de pressão são peças de uso exclusivo da indústria moveleira e é um item bastante procurado por marceneiros, decoradores e arquitetos. Logo, quanto mais informado estiver sobre o acessório, mais apto estará para auxiliar o cliente na hora da compra.

 

Além das sugestões de manutenção, busque também seguir um checklist para a venda dessas dobradiças de pressão. Os seus esclarecimentos serão fundamentais para manter o cliente seguro e ciente que a escolha atenderá às suas expectativas.

 

Quando estiver em atendimento, busque sempre:

 

  1. Citar a importância da peça, indicando que sua função é promover mais sofisticação aos móveis, através de um sistema mais suave de abertura e fechamento das portas das mobílias. Inclusive é desta forma que ela ajuda a evitar as batidas de portas e, consequentemente, aumenta o tempo de vida útil da peça.
  2. Verificar a real necessidade dele, buscando identificar qual é o tipo de móvel e o jeito mais correto para abrir e fechar cada porta. Isso vai auxiliá-lo na compra do modelo mais adequado e a ter mais satisfação com o atendimento.
  3. Lembrar das indicações de uso de cada tipo de dobradiça de pressão: reta serve para portas sobrepostas, curva para portas parcialmente sobrepostas e as supercurvas para portas embutidas.

 

Se houver dúvida na hora de identificar a peça, basta conferir a dobradiça pela lateral e verificar seu modelo.

 

Agora que já conhece tudo sobre dobradiças de pressão, está pronto para realizar excelentes atendimentos e, claro, muitas vendas na sua loja.

 

Botão catalogo dobradiça

DESTAQUES

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Neste guia, vamos explorar dicas e práticas essenciais para se destacar e alcançar o sucesso em vendas nas redes sociais no mercado de peças de móveis.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024