blog-banner

Dobradiça para porta: qual o modelo ideal para a necessidade

Publicado em: 03/09/2021 11:25 | Atualizado em: 28/09/2021 15:32

Dobradiça para portas

 

Tipos de dobradiça para porta de madeira: descubra qual o modelo ideal para a necessidade do seu cliente

 

Existem diversos modelos de dobradiça para porta de madeira, mas nem todas possuem a mesma funcionalidade e vantagem. Por isso, é fundamental conhecer bem cada característica desse acessório para saber como orientar o seu cliente.

 

Quanto mais informado você estiver a respeito da dobradiça, melhor será sua orientação ao consumidor e, consequentemente, maior será a satisfação dele após a compra da dobradiça para porta de madeira.

 

Pronto(a) para conhecer tudo sobre este acessório e entender as principais características, benefícios e aplicações corretas de cada modelo?

 

No final, preparamos um bônus para você: dicas estratégicas para comercializar o produto na sua loja e melhorar as vendas.

 

Leia o artigo completo e fique por dentro de tudo sobre a dobradiça para porta de madeira!

 

Onde e como usar cada tipo de dobradiça para portas de madeira

 

Antes de explicarmos sobre o uso da dobradiça para portas de madeira, temos uma pergunta para você: sabe o que é uma dobradiça?

 

Ela é um tipo de dispositivo mecânico que integra dois objetos, buscando gerar uma conexão entre eles. As dobradiças garantem a articulação entre duas peças, permitindo tanto a movimentação quanto a sua fixação na superfície onde será instalada.

 

Sua estrutura é composta por uma ou mais lapelas, que são chapas metálicas que compõem a peça. Essas lapelas são fixadas na porta e no batente e são responsáveis por integrar as partes com o uso de um pino no meio para garantir a articulação.

 

Contudo, esse formato mais tradicional com lapelas já possui diversas variações para melhor fixação das diferentes portas de madeira. Assim, existem modelos que suportam cargas mais pesadas, outros que são mais resistentes aos intempéries, entre outras características.

 

Instalando dobradiça

 

A dobradiça para porta de madeira é um produto do grupo de ferragem e sua principal função é garantir a boa fixação das portas às paredes ou estruturas de alvenaria, gesso ou madeira, e garantir a boa articulação das portas e sem qualquer tipo de barulho.

 

Mas não pense que as portas são os únicos locais possíveis para usá-las!

 

As dobradiças podem ser usadas em qualquer peça que precise de articulação e fixação ao mesmo tempo, garantindo assim uma boa abertura e fechamento de compartimentos. Logo, é comum encontrar diferentes modelos de dobradiça para portas de madeira sendo usados em armários, caixas decorativas ou de armazenamento.

 

Os principais benefícios no uso das dobradiças para porta madeira são:

  • redução de ruídos e rangidos nas articulações das portas.
  • maior facilidade na abertura e fechamento de portas
  • versatilidade de modelos para cada tipo de uso
  • boa fixação e conexão entre as partes

 

Quanto ao material, as dobradiças de portas de madeira contam com modelos em metal, em sua maioria feitos em aço, alumínio, latão ou inox. Cada um desses influencia diretamente na capacidade de suporte de carga e resistência a variações climáticas.

 

Confira abaixo as indicações de uso para cada tipo de material das dobradiças:

 

Indicações de dobradiças conforme material de fabricação

 

Material

Características

Indicação de uso

Dobradiças de alumínio

 

Possuem maior resistência aos intempéries.

 

Boa capacidade de resistência em ambientes úmidos.

Ideal para portas de MDF e MD, sendo indicada também para portas ou janelas de entrada em locais com alta umidade, tais como área de serviço, banheiro e lavabos.

Aço inox

Boa resistência aos intempéries e umidade.

Assim como a de alumínio, pode ser usada sem medo em ambientes úmidos, pois tem excelente resistência. É a melhor opção para usar em casas e comércios em áreas litorâneas.

 

Seu uso é bastante recomendado para portas de madeira maciça, devido à sua capacidade em suportar pesos elevados.

 

Latão

Alta resistência à corrosão

Também indicado para portas de madeira em ambientes úmidos ou áreas litorâneas, sendo seu uso comum em peças como baú, móveis e portas de entrada.

Ferro

Possuem preço mais acessível, mas com baixa resistência aos intempéries.

Não indicado para ambientes úmidos ou áreas litorâneas.

 

Agora que você já sabe em quais situações se aplicam as dobradiças, chegou a hora de conhecer os principais modelos existentes no mercado.

 

Modelos de dobradiça para porta de madeira

 

Para cada tipo de porta de madeira, existe uma opção recomendada para uso. Entre os principais modelos de dobradiças, podemos listar:

 

Dobradiças para porta comum: são as dobradiças tradicionais usadas em portas externas internas de madeira, tanto em comércios quanto nas residências.

 

Esse tipo de dobradiça serve tanto para portas leves quanto pesadas, podendo sua capacidade de peso variar entre 15kg e 35 kg. Já sua estrutura pode ser de dois tipos:

 

  • duas chapas com pino: por conta do seu desenho, é mais conhecida como dobradiças asas, sendo interligadas verticalmente por um pino.
  • anel: garante mais suavidade na abertura da porta, sendo mais recomendado para portas pesadas. Contudo, está mais sujeito à oxidação, mesmo que o material da dobradiça seja em inox.

 

Dobradiça para porta

 

Quanto à instalação, ela é feita fixando as dobradiças entre a porta e o batente da estrutura lateral onde será alocada a porta. Isso pode acontecer tanto com o uso de ferramentas manuais como martelo de borracha e parafusadeira.

 

Características: 

  • baixo custo de aquisição
  • boa capacidade de carga, suportando portas até 35 kg
  • modelos em anéis possuem maior capacidade de carga e, ao mesmo tempo, são menos resistentes à oxidação, cujo desgaste pode gerar ruídos na movimentação da porta

 

Dobradiça pivotante: é um modelo instalado nas extremidades da porta, na parte inferior e superior, que conta com um pivô para garantir o giro completo da porta na hora da abertura e fechamento.

 

Dobradiça e porta pivotante

 

O uso das dobradiças pivotantes promove um tipo de abertura não convencional que transmite mais tecnologia e modernidade ao simples abrir e fechar das portas de madeira. Por isso, é um modelo extremamente elegante e muito usado em ambientes com decoração sofisticada e moderna.

 

Seu uso é indicado tanto para portas leves quanto para portas mais pesadas e maiores, cuja capacidade de carga pode chegar até 80kg.

 

Características:

  • sistema de abertura e fechamento não convencional
  • boa capacidade de carga, suportando até 80 kg
  • alta qualidade e preço mais elevado
  • mais tecnologia e suavidade na abertura.
  • alto grau de dificuldade na instalação.
  • design moderno e elegante

 

Dobradiça vai vem: são modelos usados em portas de madeira do tipo “bang bang” ou “saloon” ou demais compartimentos cujas portas precisem abrir de ambos os lados.

 

Dobradiça e porta vai e vem

 

Seu uso é muito indicado para comércios e empresas, por conta da circulação de pessoas no ambiente. É uma dobradiça que dispensa o uso de puxadores e conta com um sistema de regulação da força que evita acidentes e danificações na porta.

 

A dobradiça vai e vem é ideal para evitar o toque direto com puxadores e, consequentemente, o contato com bactérias e vírus.

 

Características principais:

  • boa capacidade de carga, suportando até 15 kg por par.
  • mais praticidade em áreas com grande circulação de pessoas
  • ideal para estabelecimentos comerciais

 

Dobradiça de aba embutida: um modelo que promove mais sofisticação ao sistema de abertura e fechamento das portas, tanto por conta da característica de ser embutida na parte externa, quanto pelo acabamento em aço inox escovado de excelente qualidade.

 

Dobradiça com aba

 

Duas grandes vantagens desse modelo para o cliente são:

  • praticidade da instalação: o próprio consumidor pode fixar a peça sem a ajuda de um profissional da área.
  • não incidência de luz externa: por ser uma dobradiça não sobreposta e embutida, há uma redução no vão da porta, o que não permite a entrada de luz no ambiente.

 

Outros modelos de dobradiças para madeira são:

 

Dobradiça para móveis de madeira: são modelos que contam com dobradiças de mola ou pressão, cujo sistema interno tem a função de melhorar a abertura e fechamento dos compartimentos. Esses tipos de dobradiças para portas de móveis de madeira também englobam:

 

Dobradiça pressão

 

  • dobradiças retas: usadas para armários com portas sobrepostas, cujo fechamento deve ser total.
  • dobradiças curvas: para as portas com sobreposição parcial. São usadas em mobílias cujas portas são sequenciais. Logo, esse modelo melhora o abrir e fechar das portas, evitando que uma prejudique a abertura das outras.
  • dobradiças super curvas: são as dobradiças invisíveis que ficam na parte interna do móvel, geralmente usado em portas embutidas.

 

Dobradiça para janela de madeira: mais conhecida como dobradiça palmela, são modelos que contam com maior distanciamento entre o parafuso e o eixo. Seu uso é muito comum em janelas feitas em madeira colonial e para portas do tipo balcão.

 

Tudo que deve saber antes de comprar uma dobradiça

 

Para garantir a boa sustentação e articulação da porta de madeira, é preciso saber alguns aspectos importantes antes de comprar a dobradiça. São eles:

 

  1. O tipo de madeira da porta, peso e dimensões: Portas em MDF, pinus ou madeira maciça pedem tipos específicos de dobradiças. Até porque, cada uma conta com pesos e dimensões diferentes. Verifique a capacidade de carga necessária, lembrando que as dobradiças Lapela aguentam portas leves, médias ou pesadas, suportando até 35kg. Já as dobradiças aba embutida suporta 25kg, a dobradiça vai e vem 15kg e a pivotante até 80kg.


  2. A quantidade de peças necessárias: Saiba que quanto maior for o peso e altura da porta, mais dobradiças deverão ser usadas para fixar a porta.

    Recomenda-se o uso de, no mínimo, três dobradiças, sendo fixadas na parte de cima, no meio e embaixo. Algumas portas de madeira para entradas, por exemplo, pode ser necessário cerca de quatro dobradiças, já as portas de armário precisam apenas de duas.

  3. Características do ambiente de instalação: Lembra da tabela de materiais das dobradiças?

    Então... cada tipo de material possui características de resistência, durabilidade e suporte, sem falar nos aspectos estéticos.

    Procure avaliar qual tipo de material promove o melhor resultado para sua necessidade de resistência a corrosão, variação climática e estilo decorativo.

  4. Tipo de instalação: Se o objetivo for economizar a contratação de mão de obra para o serviço de instalação da dobradiça, opte por modelos que sejam práticos na hora de instalar. Caso contrário, vai precisar de pessoas especializadas para fazer o serviço.

  5. Manutenção das dobradiças: Aqui é um pouco parecido com o material, mas da perspectiva de manutenção. Avalie qual dos materiais de dobradiça exige maior cuidado e necessitam de periódicas lubrificações para evitar o desgaste completo da peça.

     

    Se por um lado é bom adquirir uma peça mais barata e evitar seu desgaste usando produtos específicos, por outro lado é ruim ter mais esse custo adicional após a compra da dobradiça.

     

    Portanto, quando adquirir dobradiças baratas, leve em conta esse acréscimo no custo.

 

Dicas para vender dobradiças

 

Para promover as vendas das dobradiças para porta de madeira, siga essas três dicas:

 

  1. Utilize embalagens do tipo blister: O blíster é um tipo de embalagem que ajuda a proteger peças durante o transporte e manuseio, permitindo também que elas sejam expostas nos pontos de venda.

     

    Composto por uma folha de plástico transparente, o blíster deixa o produto mais visível e apresentável ao cliente, facilitando assim sua localização e consideração de compra.

  2. Exponha as dobradiças em painéis expositores ou gôndolas: Se as dobradiças não estiverem em um local visível e expostos de forma atrativa, dificilmente serão notadas pelos clientes. Por isso, é fundamental manter as dobradiças já embaladas em blíster e pendurados em gôndolas ou painéis expositores.

  3. Promova a venda de produtos complementares: Na hora de expor o produto, aproveite para deixar por perto itens complementares, a exemplo dos lubrificantes de peças. Por ser um item que reduz as corrosões e aumenta a vida útil da dobradiça, é uma excelente opção para vender junto com o acessório.

 

Agora você já sabe: as dobradiças para porta de madeira são acessórios indispensáveis para garantir a sustentação e articulação dessas peças, bem como gerar mais suavidade e modernidade para o sistema de abertura e fechamento das portas de entrada, armários e compartimentos.

 

Botao catalogo dobradiça

DESTAQUES

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Neste guia, vamos explorar dicas e práticas essenciais para se destacar e alcançar o sucesso em vendas nas redes sociais no mercado de peças de móveis.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024