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Publicado em: 14/04/2020 18:00 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28
O WhatsApp se tornou um dos aplicativos mais utilizados pela população brasileira, já que atualmente conta com mais de 100 milhões de usuários em todo país. Isso cria um grande potencial de mercado para vender através desse aplicativo.
Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você utilizar essa ferramenta.
1. Capture o WhatsApp do seu cliente
Uma boa estratégia é fazer os seus clientes gravarem seu WhatsApp. Publique algum conteúdo atrativo para seu público através das redes sociais, por exemplo: “Ganhe 20% de desconto nas compras feitas pelo WhatsApp”. Isso estimulará seu cliente a te contatar pelo aplicativo.
Com o cliente entrando em contato, você adicionará o número dele na sua agenda. A partir daí, pode-se enviar algumas ofertas personalizadas diretamente para o seu cliente.
Tome apenas o cuidado de não ser inconveniente e enviar várias mensagens, para que sua estratégia não repercuta de maneira negativa.
Pense em abordagens que façam seu cliente se sentir em um atendimento exclusivo. Você pode utilizar frases como:
“Olá, [nome do cliente], tudo bem? Você comprou os [itens] duas semanas atrás, ocorreu tudo como o esperado? Caso precise de mais alguma coisa ou esclarecer dúvidas, fico à disposição.”
Essa abordagem fará o cliente se sentir valorizado pela sua empresa (caso queira ver mais sobre esse assunto, veja esse artigo sobre Retenção de clientes).
2. Utilize listas de transmissão
Ao invés de utilizar grupos, você pode utilizar a lista de transmissão do WhatsApp. Trata-se de uma função do aplicativo que permite você enviar a mesma mensagem para até 256 contatos. Isso é muito bom, pois garante que você consiga uma maior atenção do seu cliente.
As pessoas receberão a lista de transmissão como se fosse uma mensagem direta, então evite usar termos, como “Pessoal, vejam essas ofertas”. Como não se trata de um grupo, as pessoas poderão não entender.
Para utilizar a lista de transmissão é bem simples, basta seguir os passos abaixo:
Vale ressaltar que para enviar a lista de transmissão, tanto você quanto seu cliente precisam ter os contatos salvos. Por isso, é importante trabalhar a estratégia elencada no primeiro item.
3. Crie conteúdo sobre seu ramo de trabalho
Ninguém gosta de ser abordado com conteúdos comerciais o tempo todo. Portanto, crie algum tipo de conteúdo que seja referente ao seu mercado de trabalho. Você pode dar dicas de utilização, tirar dúvidas técnicas, postar fotos interessantes sobre a sua área, etc.
Você também pode utilizar o status do WhatsApp para isso. Muitas pessoas o acessam diariamente, o que torna um meio promissor para aumentar a visibilidade da sua empresa.
O que achou do artigo? Você já utilizava o WhatsApp nas suas vendas?
Deixe seu feedback para sabermos quais conteúdos mais lhe agradam.
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