blog-banner

Sustentabilidade na indústria de móveis

Publicado em: 25/10/2024 13:16 | Atualizado em: 25/10/2024 13:16

Sustentabilidade na indústria de móveis

Nos últimos anos, a preocupação com a sustentabilidade tem ganhado destaque em diversas indústrias, e a fabricação de móveis não é exceção. Com o aumento da conscientização sobre questões ambientais, muitos fabricantes estão buscando maneiras de reduzir o impacto de suas operações.

No blog de hoje, vamos explorar como a sustentabilidade pode ser incorporada no processo de produção de móveis, desde a escolha de materiais até a utilização de peças que minimizam o desperdício. Além disso, apresentaremos algumas práticas que sua empresa pode adotar para contribuir para um futuro mais verde.

 

Sustentabilidade e móveis

A sustentabilidade é um conceito que envolve o equilíbrio entre o uso de recursos naturais e a preservação do meio ambiente, cujo objetivo é garantir a qualidade de vida das atuais e também das futuras gerações. Trata-se de um conjunto de ações e políticas que visam minimizar o impacto negativo dos humanos no meio ambiente.

Na indústria de móveis, a sustentabilidade é uma pauta muito importante que nos últimos anos vem sendo tratada como uma prioridade. Neste setor, a principal questão envolve o cuidado com os materiais para produção de móveis. Deste modo, existem opções com materiais de áreas reflorestadas, assim como reutilização resíduos, reduzindo os grandes impactos ao meio ambiente.

De acordo com dados do relatório anual do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), divulgados pelo Inpe referentes à agosto de 2023 e julho de 2024,

houve uma redução de 45% de desmatamento na Amazônica, já o Cerrado bateu recorde com 7.015 km² de alertas de desmatamento neste período.

 

Materiais sustentáveis

Hoje em dia, na indústria de móveis, as opções de materiais sustentáveis vem ganhando destaque. Confira alguns destes principais materiais:

Madeira certificada

As madeiras certificadas são produtos que não degradam o meio ambiente e contribuem para o desenvolvimento social e econômico das florestas, segundo as normativas de FSC (Forest Stewardship Council) e PEFC (Programa para o Endosso da Certificação Florestal).

Neste contexto, o plano manejo determina que, em uma área de um hectare (equivalente a um campo de futebol), de duas a três árvores podem ser retiradas a cada ciclo de 25 a 30 anos.

 

Materiais reciclados

O plástico é considerado uma das principais matérias-primas de diversos produtos utilizados no cotidiano. A aplicação do plástico é atestada pelo ciclo de reciclagem, que viabiliza o consumo sustentável, além de reduzir custos de produção e aumentar a eficiência, sem produzir impactos ao meio ambiente. Além do plástico, o metal também é um dos principais produtos de reciclagem.

Os metais recicláveis são divididos entre metais ferrosos (aqueles que possuem ferro em sua composição) e metais não ferrosos (quando não possuem ferro ou possuem em baixa quantidade).

 

A reciclagem de metais é um processo que traz muitos benefícios, além disso, eles podem ser reciclados infinitas vezes sem perder as suas propriedades, reduzindo custos, sobretudo, no uso da água, energia e economia com carvão vegetal.

Para quem utiliza MDP e MDF em suas produções, há opções mais ecológicas, como o uso de bambu ou aglomerados de madeira de reflorestamento.

 

 

Processos de Produção Eficientes

Os processos de produções podem e devem contribuir para reduzir os impactos ao meio ambiente. Algumas técnicas de produções minimizam o desperdício, como corte a laser e planejamento otimizado. Implementar essas técnicas é uma alternativa eficaz para a redução de desgastes ambientais.

A economia circular também exerce um papel eficaz. Trata-se de um conceito econômico que faz parte do desenvolvimento sustentável, unindo economia e sustentabilidade. Na prática, é um conceito que propõe otimizar o ciclo produtivo e o processo de fabricação com menor uso de matéria-prima.

 

Ferragens e Peças Sustentáveis

Investir em ferragens de alta qualidade significa prolongar a vida útil dos componentes, resultando em menos resíduos, ou seja, menor necessidade de substituição frequente. Além de economizar recursos, também possui uma visão de uma infraestrutura mais sustentável.

Ao escolher ferragens, é possível verificar se possuem selo de sustentabilidade, ou os componentes fabricados. Deste modo, é possível escolher ferragens específicas que não foram prejudicais ao meio ambiente no processo de produção.

As indústrias devem implementarem cada vez mais práticas sustentáveis, como a redução do uso de produtos químicos e o reaproveitamento de resíduos. Além disso, é importante ter transparência na cadeia de fornecimento.

 

Práticas sustentáveis e imagem no mercado

As empresas que se preocupam com a sustentabilidade se fortalecem no mercado com uma visão mais qualificada, pois é possível transmitir que a marca se preocupa não apenas com a questão financeiro, mas também aos valores ambientais que são extremamente importantes.

 

Compre os seus produtos na Completa

Agora que você já sabe como as práticas de sustentabilidade e a importância de ferragens sustentáveis, trazemos a principal dica: Compre seus produtos na Completa:. Confira nosso catálogo. Com certeza você ficará satisfeito e os seus clientes também receberão produtos com qualidade. Verifique em nosso catálogo todos os produtos e marcas que você precisa para a sua loja.

Lembre-se: investir em bons produtos é a chave para grandes resultados. Compre conosco e evite dores de cabeça com produtos de baixa qualidade, atrasos na entrega e reclamações de clientes. A Completa te oferece o melhor, sempre.

 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024