blog-banner

5 motivos para NÃO COMPRAR ponteiras de silicone

Publicado em: 04/06/2021 15:53 | Atualizado em: 28/09/2021 15:32

5 motivos para não comprar ponteira de silicone

 

As pessoas que compram ponteiras de silicone para usar nos móveis nem sempre imaginam que estão fazendo péssimas escolhas. Elas apenas olham o preço, a aparente qualidade do material flexível e simplesmente esquecem do velho ditado nem tudo que reluz, é ouro”.

 

Se você ainda está pensando em comprar ponteiras para os seus móveis, está no lugar certo. Neste artigo, você vai descobrir o porquê não comprar ponteiras de silicone e vai conhecer quais são as ponteiras mais adequadas para serem colocadas nos pés das mobílias.

 

Agora... se você já tem esse acessório em casa, você realmente precisa ler este texto!

 

Listamos aqui todos os prejuízos causados pela ponteira de silicone e selecionamos as melhores alternativas de substituição.

 

Mas antes, vamos apenas fazer uma breve revisão sobre o universo das ponteiras!

 

O universo das ponteiras para móveis e seus principais modelos

 

As ponteiras nada mais são do que acessórios de acabamento instalados nos pés das estruturas moveleiras e metálicas. Por isso, alguns também costumam chamar as ponteiras de pezinhos para móveis.

 

A principal função das ponteiras é proteger a mobília ou metal do atrito com o chão, evitando assim o desgaste das estruturas e do próprio piso. Além disso, elas também auxiliam na estabilidade das estruturas, evitando deslizamentos e, consequentemente, acidentes.

 

Entre os principais resultados promovidos pelas ponteiras, podemos destacar:

 

  • maior conservação para os pisos
  • melhor acabamento às estruturas
  • maior durabilidade para os móveis
  • maior estabilidade para estruturas metálicas
  • prevenção contra desgastes causados pelo atrito com o chão

 

A fabricação da peça geralmente é feita em material plástico, PVC ou borracha. São esses os modelos mais procurados e comercializados por lojas de materiais de construção, inclusive. Contudo, há exceções no mercado e tem sido cada mais crescente a venda de ponteiras de silicone.

 

Entenda o motivo disso e porque isso não é um bom sinal!

 

As principais desvantagens da ponteira de silicone

 

Antes de falar de pontos negativos, vamos começar pelo que é bom. Afinal, melhor é receber as boas notícias primeiro!

 

Por ser, em sua maioria, importado da China para o Brasil, as ponteiras de silicone costumam ser facilmente distribuídas e comercializadas, tornando-se inclusive a primeira opção de muita gente. Mas o interessante que nem barata ela é...

 

Além do mais o custo dela é muito mais alto do que o de uma ponteira normal por conta desse material.

 

Por conta do tipo de material, o custo dela é mais alto do que as outras. Isso pode levar o consumidor a achar que ela é muito boa. Mas não é verdade!

 

Justamente por conta do processo de fabricação que é feito em gel de silicone transparente, essa ponteira é bem flexível, chegando a ser mole. Esse formato até facilita a instalação nas extremidades dos móveis, mas são pouco duráveis.

 

O uso mais comum dessas ponteiras é feito em mobílias de madeira e de ferro. Já suas principais vantagens são: proteção contra arranhões no piso e proteção contra a umidade. Isso quer dizer que ela oferece apenas o básico de qualquer ponteira, proteção contra os atritos com o chão, e nada mais.

 

Considerando os outros modelos que oferecem muito mais do que o básico, essas vantagens da ponteira de silicone são bem irrelevantes, comparadas às.

 

Agora vamos para os pontos negativos!

 

  1. Alto custo e preço elevado

    O primeiro ponto não tinha como ser outro, senão o que mais pesa no bolso: preço.

     

    Justamente por conta do seu processo de fabricação e por causa do custo da matéria-prima, as ponteiras de silicone têm um custo mais elevado. Porém, isso tende a ser repassado para o cliente de uma forma positiva, dando a entender que por conta do alto preço, ela é realmente tem boa qualidade.

    Fique atento!

     

    Esse preço elevado não representa a qualidade do produto, mas sim reflete o alto custo do seu processo de produção.

  2. Possui uma aparência desfavorável para a estética dos móveis

    Não tem outra forma de dizer isso: a ponteira de silicone é um acessório feio.

     

    Diferente dos outros modelos de ponteira que buscam combinar o acabamento com o design do móvel, as de silicone não oferecem essa opção.

     

    Ela sempre vai ter o formato mais tradicional, mais reto ou redondo, e com a tonalidade entre o branco e o transparente sempre, independente do estilo do móvel.

     

    Por isso seu uso provoca um certo estranhamento visual para quem chega no ambiente e nota essa falta de combinação estética.


    Cadeira com ponteira silicone

  3. Produzida em um material extremamente flexível

    Embora essa característica tenha seu lado positivo, já que esse tipo de estrutura facilita o encaixe da peça no móvel, a verdade é que ela está mais para uma desvantagem.

     

    O material desse tipo de ponteira é muito mole e os móveis que são muito movimentados, acabam sendo prejudicados na locomoção.


    Mão puxando uma ponteira de silicone

  4. Baixa aderência ao móvel

    O silicone possui uma excelente aderência ao chão e, por isso, não tem boa fixação ao móvel. Isso facilita o desencaixe na hora que o móvel é arrastado.

     

    No exemplo mostrado na foto ao lado, você vai notar como a parte inferior vai sendo pressionada e provoca o movimento de saída da ponteira do pé da cadeira.

     

    É exatamente isso que acontece no dia a dia!

     

    Se você realmente quer um acessório que proteja os móveis, o melhor é escolher outra ponteira, a não ser que você queira ficar colocando-a no lugar toda hora.

     

  5. Facilmente danificada

    Por não ser muito resistente a cortes, a ponteira de silicone é facilmente danifica se tiver contato com áreas pontiagudas, com lascas de madeira ou até mesmo em extremidades de ferro. O atrito vai acabar cortando a ponteira com muita facilidade.

     

    Fica a pergunta: Vale a penas usar? Veja o quadro de prós e contras e decida você mesmo!

    Infográfico ponteira de silicone

 

Dicas para substituir as ponteiras de silicone

 

Confira algumas alternativas que podem cumprir o mesmo papel da ponteira, mas com melhores benefícios:

 

 

Feltro para moveis

 

Se o seu móvel for de madeira e estiver procurando uma ponteira que evite os arranhões e riscos no chão, existe a possibilidade de usar feltros que foram criados justamente para facilitar a locomoção dos móveis e sem danificar o chão.

 

Com eles você vai poder arrastar tranquilamente sem se preocupar que a ponteira se solte ou até mesmo de fazer barulho para o vizinho.

 

Agora, se além de não danificar o chão você quer um acessório que seja antiderrapante, existe o modelo de feltro protetor da 3M, composto por um material grosso e emborrachado que impede escorregões no móvel e protege contra a água.

 

 

Sapata móvel de madeira

 

É uma sapata produzida com prego, com fixação muito melhor que a ponteira de silicone e aspecto visual bem mais discreto. Além disso, ela ainda eleva o móvel, protege da umidade e facilita o deslizamento nas movimentações.

 

Seu uso não é muito indicado para ambientes com pisos de madeira, já que por ser plástico, está passível de gerar riscos no chão.

 

 

Ponteira para moveis

 

Para cadeiras de ferro, o mais indicado são as ponteiras internas de plástico. Elas fazem o mesmo trabalho das ponteiras de silicone, mas com um custo menor e mais resistência a danificações. Além disso ela também conta com função isolante e protege as extremidades tubulares do contato com água.

 

Como você aprendeu, a ponteira de silicone não é a melhor opção para quem deseja proteger as extremidades do móvel. Suas desvantagens acabam superam os poucos pontos positivos que ela possui. Por isso, considerando o melhor custo-benefício, o ideal é comprar acessórios como feltros, sapatas e ponteiras de plástico quando o objetivo é proteger móveis de madeira.

 

Para descobrir o modelo ideal de ponteira ideal para sua necessidade, acesse nosso e-book gratuito “Guia completo de Ponteiras”.

 

DESTAQUES

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Neste guia, vamos explorar dicas e práticas essenciais para se destacar e alcançar o sucesso em vendas nas redes sociais no mercado de peças de móveis.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024