blog-banner

Ferragens para móveis: tudo que você precisa saber

Publicado em: 28/08/2020 11:48 | Atualizado em: 05/09/2022 21:44

dobradiça sendo parafusada, ferragens para moveis

 

As ferragens para móveis estão presentes em praticamente todos os mobiliários que existem na casa e são peças que garantem a funcionalidade da estrutura do móvel (seja ele um móvel comercial ou residencial), além de ser determinante para qualidade e durabilidade da mobília.

 

Entre os itens que estão no grupo de ferragens, encontram-se acessórios como corrediças, cantoneiras, sistemas de portas de correr, fechos, dobradiças, entre outros. Todos muito utilizados na marcenaria, principalmente para a fabricação dos planejados.

 

Para entender melhor sobre os tipos, usos e aplicações, listamos abaixo as informações mais importantes sobre esses acessórios.

 

Características e tipos de ferragens para móveis

 

Por definição, ferragem é tudo aquilo que é aplicado em um móvel para garantir sua articulação e fixação e que não é feito de madeira. Por isso, é totalmente possível que existam diferentes itens na sua casa, quase imperceptíveis muitas vezes, que são peças de ferragens e estão mantendo a funcionalidade de uma determinada mobília.

 

As ferragens, quando instaladas em um móvel, são responsáveis por tornar a mobília algo mais prático, versátil e de fácil manuseio. Ela garante a usabilidade do móvel e, claro, maior conforto no dia a dia, dependo da tecnologia usada na ferragem.

 

Para aqueles que costumam fabricar ou encomendar móveis, é muito comum ter que lidar com a pergunta sobre qual tipo de ferragem é mais adequada para as mobílias e qual possui melhores benefícios quanto a funcionalidade, qualidade e durabilidade.

 

Mas antes de escolher, saiba que existem diversos modelos que podem ser encontrados no mercado, cada um com um desempenhando uma função diferente. Por isso, primeiro deve conhecer e avaliar as opções, depois verificar aquelas que melhor atendem sua necessidade.

 

Segmentos, tipos e modelos de ferragens

 

As ferragens estão divididas em dois segmentos:

 

Técnico: como o nome sugere, esse segmento consiste em acessórios relacionados à estrutura da sua mobília e têm a responsabilidade de garantir um bom funcionamento para ações como abrir e fechar as portas ou gavetas.

 

Fazem parte desse nicho ferragens como corrediças, dobradiças, suportes, trilhos, buchas, sistemas de portas de correr, entre outros.

 

Decorativo: esse é composto pelos acessórios relacionados ao aspecto externo do móvel e são determinantes para o design e sofisticação da mobília, agregando mais funcionalidade e valor à peça.

 

Entre eles, estão alguns itens como: puxadores, pés, iluminação, aramados e organizadores.

 

Modelos e aplicações em móveis

 

Dobradiças:  Muito comuns na área de marcenaria, as dobradiças costumam ser utilizadas para facilitar o abrir e fechar das portas de mobílias, sendo usada praticamente em todos os projetos de planejados. Afinal, sem elas ficaria impossível abrir ou fechar qualquer móvel.

 

Dobradiça para móveis sendo parafusada

 

Algumas dobradiças em destaques são:

  • retas: são as mais comuns e indicadas para portas sobrepostas;
  • curvas: ideal para aquelas portas sobrepostas parcialmente;
  • supercurvas: adequadas para as embutidas
  • com amortecedores: garante que o fechamento das portas seja feito de modo suave, evitando assim o choque na hora de fechar.

 

Quanto ao tamanho, as variações de 1” a 3”, as chamadas dobradiças comuns, são peças usadas para fabricação de móveis pequenos, as de 3” a 5” para médios e as superiores a 5” para mobílias grandes.

 

Corrediças: aplicadas em gavetas de armários, são responsáveis pela fluidez na abertura e fechamento dessas divisões. Entre os tipos existentes, é possível achar diversos modelos que variam na usabilidade e na carga suportada, chegando a 50 kg dependendo do tipo de mobília.

 

Corrediça branca para gaveta

 

O principal benefício dessa ferragem é o suave deslizamento proporcionado para a peça, podendo ter diferentes sistemas de funcionamento:

 

  • Toque: a gaveta se abre com apenas um empurrão da mão.
  • Convencional: a abertura e fechamento são feitos por puxadores.
  • Pressão: você abre um pouco e a ferragem conclui o restante do processo.

 

Os seus modelos disponíveis variam entre: invisíveis, telescópicas, roldanas, com sistemas laterais e com/sem amortecimento.

 

Sistemas deslizantes e trilhos: a combinação dessas ferragens resultam na otimização dos espaços. A escolha pelos trilhos e sistema de deslizamento, popularmente conhecido como sistema para porta de correr, elimina o espaço na abertura das portas aumentando o tamanho do ambiente.

 

 

Sistema deslizante

 

 

Para aplicação dessas ferragens é preciso considerar o cálculo do peso da porta e o modelo mais adequado ao móvel.

 

Fechos: a tecnologia dessas peças elimina o uso de puxadores, pois o travamento e destravamento das portas é garantido com apenas um toque.

 

Fecho pega ladrão

 

Parafusos: eles se enquadram como peças de fixação e são responsáveis pela união de duas partes. Seus modelos são usados para madeira, drywall, paredes e possuem os mais diversos tipos, sendo seus grupos divididos entre: sextavados, francês, allen, rosca máquina, auto atarraxantes.

 

Amontuado de parafusos

 

Suportes: usadas para dar sustentação e apoio às prateleiras, também são ferragens de fixação que servem para garantir a união entre duas partes.

 

Suporte flamingo

 

Articuladores: também conhecidos como sistemas de elevação, os articuladores

 

Articulador de televisão

 

Principais critérios na hora de escolher a ferragem

 

Como pôde notar, os produtos que fazem parte da linha de ferragens para móveis são os mais variados, com opções para todo tipo de necessidade.

 

Contudo, antes de escolher o modelo de ferragem é preciso avaliar os seguintes pontos: sistema de fechamento, tamanho, preço e amortecimento. Por isso, deve saber:

 

  • a qual segmento pertence a ferragem procurada?
  • o modelo escolhido é adequado ao móvel onde (design, funcionalidade etc.)?
  • como a mobília será utilizada no dia a dia?
  • qual investimento disponível para a fabricação ou aquisição do móvel?

 

Ao responder essas perguntas conseguirá escolher corretamente a ferragem adequada à usabilidade que deseja conceder ao móvel. Adotar uma opção assertiva também evita que a ferragem solte ou apresente travamento ao longo do tempo.

 

Com isso torna-se praticamente impossível fabricar ou escolher um móvel sem considerar o modelo de ferragem aplicado. As ferragens para móveis são peças essenciais para garantir melhor funcionalidade, articulação e fixação do seu móvel, sem falar na função estética que muitos modelos possuem, sobretudo aqueles embutidos ou com sistema de deslizamento. Por isso, uma escolha errada impacta diretamente no desempenho e durabilidade do seu móvel.

 

Para fazer uma avaliação dos modelos existentes, visite a página exclusiva sobre linha de ferragens para móveis da Completa.

 

Acesse: Ferragens para móveis.

DESTAQUES

Gabarito Copiador de Contornos: saiba mais sobre essa ferramenta

Gabarito Copiador de Contornos: saiba mais sobre essa ferramenta

No blog de hoje, vamos explorar os recursos e benefícios do Gabarito Copiador de Contornos Brasfort, bem como suas diversas aplicações em diferentes áreas.

Encontre o puxador ideal para o seu móvel

Encontre o puxador ideal para o seu móvel

No blog de hoje, exploraremos a importância dos puxadores na estética e funcionalidade dos ambientes, além de discutir diferentes tipos e materiais que influenciam o design.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024