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Publicado em: 09/04/2021 12:30 | Atualizado em: 28/09/2021 15:32
A inflação, de longe, tem sido um dos maiores desafios do ano de 2021. Com o surgimento da pandemia e todo o abalo econômico gerado no mundo, provocou escassez de alguns insumos e, consequentemente, a reavaliação dos preços de produtos e serviços no mercado. Esses acontecimentos impactaram diretamente no consumo e nas vendas do comércio, estabelecendo um cenário não muito positivo para alguns lojistas.
Mas, afinal, o que é inflação e porque isso interfere tanto na economia?
Descubra a resposta aqui e saiba como proteger seu negócio dos impactos da inflação 2021.
A primeira coisa a saber é que a inflação é uma taxa que representa o aumento dos preços de bens e serviços no mercado. Logo, qualquer variação nela tem relação direta com o chamado poder de compra da moeda, ou seja, o valor econômico do Real (R$).
Para chegar até o percentual da inflação o Banco Central mede alguns índices de preço, sendo eles:
A avaliação do consumo e gastos da renda familiar com esses itens mostram se os preços subiram ou reduziram mês a mês. Ao final dessa análise chega-se à taxa do IPCA que é o índice oficial de inflação no Brasil.
A principal diferença entre esses dois índices está na amplitude. Enquanto o IPCA avalia uma parcela maior de pessoas e renda mensal, o INPC avalia um grupo menor que sofre mais com as variações de preços, já que tendem a gastar seus recursos em itens básicos como medicamentos, transporte e alimentação.
Como o cálculo precisa ter uma maior representação da população, o Banco Central utiliza como base para a inflação o IPCA. Ele mostra um cenário mais amplo, sendo ideal para a definição das metas da inflação e taxas de juros.
O IBGE realiza mensalmente a pesquisa de preço relacionada aos itens da cesta de produtos e serviços consumidos pela população. Esses dados são comparados com o mês anterior gerando assim um valor único que reflete a variação geral de preços ao consumidor naquele período. Define-se assim o IPCA, o índice principal da inflação.
A partir desse dado, o Banco Central determina a meta da inflação, ou seja, o índice máximo de aumento dos preços, estabelecendo junto com ele as medidas para controlar esse aumento.
Todo esse fluxo econômico é muito importante, pois impacta diretamente no poder de compra do consumidor. Se a inflação sobe, indica que houve um aumento dos preços e, portanto, uma redução do poder de compra das pessoas.
Aquilo que antes era possível comprar com R$ 10,00 já não é a mesma coisa. A capacidade de adquirir determinados bens e serviços se torna menor.
Mas você pode estar se perguntando:” O que a pandemia tem a ver com isso? TUDO!
Até porque, essa variação da inflação acontece justamente por conta das mudanças no mercado, as chamadas pressões econômicas que surgem a partir da:
Na pandemia, muitos perderam o emprego ou reduziram alguns gastos. Isso impactou diretamente na pressão da demanda, ou seja, a busca por compra reduziu. Na outra ponta, as empresas entraram em quarentena e alguns itens deixaram de ser comercializados. Com isso, segmentos que dependiam desses materiais, elevaram os preços por conta da escassez.
Todo esse cenário interferiu nos preços em 2020, logo no início da crise pela covid-19, e ainda hoje tem apresentado variações mês a mês.
Estima-se que para 2021, uma das projeções para a inflação seja:
Fonte: Relatório Trimestral Inflação - BACEN
Mesmo diante desse cenário econômico desfavorável, existem algumas estratégias que podem ajudar a não perder dinheiro nesse momento.
Com a situação da pandemia no Brasil, a projeção da inflação para 2021 ainda não é tão animadora. Alguns preços continuam puxando para cima o IPCA, elevando também o aumento geral dos preços da cesta de produtos e serviços consumidos pela população.
O resultado disso é o aumento da taxa da inflação, bem como de outros índices de preços. Consequentemente, o poder de compra do consumidor é reduzido e o comércio sofre pela baixa nas vendas.
Por isso, uma coisa é fato, não tem como fugir dos efeitos da inflação!
Contudo, é totalmente possível contornar os caminhos que ela propõe através de estratégias de vendas e marketing. Por isso, nos últimos meses, temos produzido diversos conteúdos para ajudar lojistas e profissionais de marcenaria a manterem o negócio com altas vendas.
Quer aprender mais estratégias?
No blog de hoje, abordaremos os principais indicadores a serem acompanhados e como eles podem ajudar na tomada de decisões estratégicas.
No blog de hoje, vamos discutir os principais elementos de um plano de marketing eficaz e como aplicá-los à sua loja.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
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