blog-banner

Rodinhas de silicone: principais características e modelos

Publicado em: 07/12/2021 11:35 | Atualizado em: 07/12/2021 12:25

Rodizio silicone duplo

 

Muitos acreditam que as rodinhas de silicone são feitas de silicone, mas isso não é verdade!

 

Os termos rodas de silicone, rodízio de silicone e rodízio de gel se popularizaram por conta da aparência transparente do acessório. Mas a sua fabricação mesmo, esta é feita com outro tipo de material, com o objetivo de sustentar a mobília, dar mais mobilidade ao móvel e evitar que o atrito da roda com o chão danifique os pisos e revestimentos.

 

Para descobrir qual é o material usado nessa peça e os benefícios que ela esconde, acompanhe as próximas seções deste artigo!

 

O que é e para que servem as rodas de silicone para móveis

 

O Rodízio de Silicone (ou rodinha silicone) é um acessório para móveis que fica instalado nos pés de mobílias e estruturas para melhorar a locomoção dos móveis e equipamentos, além de facilitar o transporte interno de cargas. Ele é uma peça fundamental para a mobilidade de móveis como: cadeiras de escritório, gaveteiros, pequenos armários, racks, escadas, entre outros.

 

Essas peças praticamente invisíveis, são indispensáveis nos setores moveleiro, comércio, marcenaria, construção civil e indústria. Sem elas, a parte funcional das mobílias fica bem limitada.

 

Os benefícios da rodinha de silicone para móveis incluem:

 

  • maior praticidade e mobilidade na locomoção de móveis residenciais e comerciais
  • mais facilidade no transporte interno de cargas
  • evita arranhões e danificações aos pisos e revestimentos
  • possui excelente versatilidade, com modelos variados
  • boa capacidade de carga para pesos de leve a médio

 

Quanto à sua estrutura, o rodízio de siliconte é composto por três partes principais: eixo, roda e freio/trava. Cada uma dessas partes desempenha uma função específica, quando instalada no móvel:

 

Componentes do rodizio silicone

 

Eixo: também chamado de rodízio, é a parte que define o tipo de fixação da peça, determinando também a capacidade de movimentação que o acessório vai ter (fixa ou giratória).

 

Quando o termo rodízio é usado, ele se refere, principalmente, a esse dispositivo que é acoplado ao equipamento que sustenta a rodinha. Entre os modelos de eixo de rodízio de silicone mais comuns estão:

 

  • Rodízios chapa: são aqueles fixados nas estruturas horizontais e planas. Os modelos mais comuns com esse rodízio são os industriais que costumam ser instalados por baixo de uma chapa de metal e presos com solda ou parafuso ou solda.

 

rodizio silicone base aplicação

 

Existem também os modelos de rodízio moveleiro, que possui as mesmas características do industrial, mas sua fixação é feita em madeira.

 

Você pode identificar facilmente esse tipo de rodízio em carrinhos de plataforma, racks e mesas de centro.

 

  • Rodízio em chapa U: são modelos aplicados em extremidades verticais de móveis. Entretanto, o modelo L não possui um dos lados das hastes, o que permite melhor fixação em qualquer tipo de quina.

 

chapa u aplicação

 

  • Rodízio fixo: ele mantém a rodinha de silicone fixada em uma mesma posição, deixando-a travada assim em todo tempo e rodando em uma única direção.

 

Esse modelo é o mais comum na indústria moveleira, principalmente em móveis para escritórios e áreas administrativas e comerciais, já que sua estrutura facilita a locomoção de materiais entre os setores, contribuindo assim para a saúde dos trabalhadores que transportam arquivos ou produtos diariamente.

 

O rodízio fixo é muito aplicado em mobílias residenciais, a exemplo dos gaveteiros, racks, mesas de centro, armários pequenos, entre outros.

 

  • Rodízio giratório: diferente do modelo fixo, ele possui mais liberdade de giro ao móvel, possibilitando movimentações em até 360º.

 

Rodizio giratorio aplicação

 

Roda: sendo a parte mais visível do acessório, ela é responsável pela movimentação dos móveis. Seus tipos podem ser:

 

  • Colada: quando é composta por um núcleo interno sólido e uma parte externa com revestimento em outro tipo de material.
  • Sólida:  quando fabricada apenas com um material, seja na parte interna ou externa.

 

Freio (ou trava): um dispositivo de travamento da roda que pode impedir a movimentação do rodízio e, consequentemente, do móvel. Esse sistema de travamento é indicado para ambientes com facilidade de deslizamento no deslocamento de cargas e áreas com declives.

 

Rodizio trava aplicação

 

 

Os modelos com esse tipo de trava costumam ser aplicados em pufs, mesas de centro e racks, justamente por conta da facilidade da peça se locomover e provocar acidentes domésticos.

 

Chegou a hora de descobrir quais materiais de fabricação usados na produção do rodízio de silicone!

 

Como você já sabe, as rodinhas de silicone não são feitas de silicone. Essa associação acontece por conta da transparência e maciez das rodas. A verdade é que elas são fabricadas em dois tipos de material: propileno transparente (PP) ou poliuretano (PU).

 

Geralmente, as rodas de silicone mais duras são feitas de Propileno transparente, um tipo de material muito usado em rodízios, cuja aplicação é feita em equipamentos com capacidade de carga de leve a médio. Além disso, esse tipo de rodinha é usado em itens que precisam de mais facilidade para realizar manobras e movimentações.

 

Principais características:

 

  • menor capacidade de amortecimento
  • maior durabilidade e resistência a impactos e abrasão.
  • ótima relação custo benefício
  • facilidade no transporte de cargas leves e médias;
  • menor resistência ao rolamento;
  • ótima relação custo x benefício;
  • boa resistência a impactos e abrasão.

 

as rodas mais “macias” possuem uma camada externa de Poliuretano (PU), que possui um aspecto sintético em sua composição que mantém a uniformidade da peça, menor resistência no rolamento e maior facilidade em manobras.

 

Diferente do anterior, o PU tem capacidade para suportar cargas maiores e possui alta resistência à abrasão e desgastes. Por conta dessas características, esse tipo de roda consegue transportar cargas mais pesadas, além de ser bastante resistente a rasgos ou cortes e promover a conservação dos pisos.

 

Principais características:

 

  • ótima capacidade de suporte a cargas elevadas;
  • mais proteção e conservação de revestimentos e pisos
  • baixa resistência ao rolamento;
  • maior facilidade no manuseio e direcionamento;
  • alta resistência ao desgaste e abrasão.
  • baixa capacidade de amortecimento;
  • maior rigidez e baixa suavidade no deslocamento

 

Quando ao design, os rodízios de silicone contam com um acabamento bem sofisticado, ideal para compor ambientes modernos e elegantes. Essa função estética faz toda diferença no móvel, tornando-o mais atual e contemporâneo.

 

Entre as vantagens das rodas de silicone, estão o preço superacessível e a facilidade de instalação, o que torna o acessório com excelente custo-benefício para o cliente. O método de fixação é tão simples que qualquer pessoa usando uma ferramenta manual pode instalar a peça, sem precisar contratar mão de obra especializada.

 

Além desses aspectos do material de fabricação e design, outro ponto muito importante na produção dos rodízios de silicone é a capacidade de carga.

 

No rodízio de silicone para móveis, a lógica é quanto mais o material for pesado e denso, maior será sua capacidade de carga. Contudo, nem sempre deve-se optar pelo que pode suportar cargas maiores, pois dependendo do móvel isso pode ser desnecessário e acabar danificando o chão.

 

Para que faça a escolha correta, de acordo com o piso da sua residência ou escritório, listamos abaixo algumas indicações de uso mais adequadas para cada tipo de rodízio de silicone.

 

Indicações de rodas de silicone para cada tipo de piso e revestimento.

 

Botão catalogo rodizio silicone

DESTAQUES

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Neste guia, vamos explorar dicas e práticas essenciais para se destacar e alcançar o sucesso em vendas nas redes sociais no mercado de peças de móveis.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024