Informe seu estado para receber
as ofertas personalizadas para a sua região.
*A geolocalização do seu navegador está desabilitada! Para que a seleção seja feita automaticamente, acesse as configurações do seu navegador e permita que o site da completa acesse a sua localização.
Publicado em: 03/04/2020 09:52 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28
O equipamentos de proteção individual (EPIs) são de extrema importância na prática profissional da grande maioria das profissões, uma vez que zelam pela saúde e bem-estar dos trabalhadores ao mesmo tempo em que reduzem os riscos e gravidade de possíveis acidentes.
Tais equipamentos são de especial importância para profissionais que atuam em serralherias, já que a prática profissional envolve uma série de situações de risco em potencial, como solda, corte, carregamento de peso e manipulação de ferramentas perigosas.
Para evitar que você, serralheiro, seja exposto à situações perigosas sem a devida proteção e para evitar processos trabalhistas motivados por acidentes em situações em que os colaboradores não estavam utilizando os equipamentos adequados, preparamos este artigo, que contém a listagem dos principais EPIs indicados para serralheria e suas funções no dia a dia profissional.
Óculos de proteção
Trata-se de um equipamento de proteção individual de extrema importância pois além dos olhos serem a área mais sensível da face, e por isso mais propensa a acidentes, o trabalho de corte é diário em serralherias, e raspas podem acabar respingando no rosto.
Luvas de raspa
É importante lembrar que o trabalho com metais sempre deixa rebarbas, que não só podem como causam cortes, como também sujeitar os trabalhadores a doenças como o tétano e infecções, tornando este EPI obrigatório.
Botas de couro
Além de ter a ponteira em ferro, que protege a ponta dos pés contra possíveis machucados causados pela queda de objetos pesados e/ou cortantes, este equipamento também é capaz de garantir proteção contra fagulhas de solda.
Avental de couro
Equipamento que segue a mesma lógica de proteção do anterior, uma vez que além de proteger o tronco e pernas contra queimaduras por fagulhas de solda, também é capaz de garantir que equipamentos perfurantes não causem danos à pele da região.
Máscara de solda
Aqui temos aquele que talvez seja o EPI mais importante no trabalho do serralheiro, uma vez que a máscara de solda protege contra queimaduras nos olhos causadas pela radiação da solda, que mesmo que não sentida na hora, pode causar sérios danos à visão, podedo levar inclusive à cegueira.
Respirador com filtros
Durante o trabalho de corte, pequenas partículas de metal se dispersam pelo ar, e quando aspiradas podem causar uma série de problemas ao sistema respiratórios, alguns de natureza grave, justificando a obrigatoriedade de uso deste equipamento.
Apesar os EPIs listados acima serem os mais importantes para a proteção individual dos trabalhadores de serralherias, existem diversos outros que também são vitais para garantir a segurança do trabalho, evitando acidentes e garantindo a proteção legal do empregador.
Se você deseja saber mais sobre segurança do trabalho em serralheria, recomendamos ler na íntegra os textos das normas aplicáveis a tal tipo de estabelecimento, incluindo:
-NR 01 e 02: de caráter geral;
-NR-7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO);
-NR-9: Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) ;
-NR-10: Serviços em Eletricidade;
-NR-15: Atividades e Operações Perigosas;
-NR-17: Ergonomia.
Para ter acesso a esse e outros conteúdos e ficar sempre informado, não deixe de visitar o blog da Completa regularmente. Até a próxima!
Quem trabalha com marcenaria ou com móveis planejados sabe que o custo dos materiais impacta diretamente no lucro e na qualidade do serviço.
Em um mercado cada vez mais competitivo, destacar-se não é apenas uma questão de preço, mas de valor agregado.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
PRODUTOS
© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2025