blog-banner

Tudo sobre os amortecedores de vibração

Publicado em: 24/06/2021 16:14 | Atualizado em: 28/09/2021 15:32

Capa com amortecedores de vibração

 

Amortecedores de vibração: tudo que precisa saber antes de comprar o produto

 

Os amortecedores de vibração, também chamados de vibra stop, são acessórios fundamentais para reduzir os impactos e ruídos causados pela alta propagação das vibrações em eletrodomésticos e equipamentos industriais, a exemplo da máquina de lavar, ar-condicionado, retíficas e geradores.

 

Se o seu cliente sofre com o alto desgaste ou barulho dos maquinários por conta do impacto das vibrações, saiba como oferecer uma solução eficaz para o problema dele.

 

Descubra para que serve os amortecedores de vibração e quais modelos podem ser usados para cada tipo de equipamento em casas e empresas.

 

O surgimento dos amortecedores de vibração e seus principais benefícios

 

Buscando construir uma peça capaz de minimizar os impactos das vibrações nos equipamentos industriais e, consequentemente, acabar com o excesso de ruido, desgaste auditivo e stress por conta do barulho, a empresa Vibra Stop criou o amortecedor de vibração.

 

A criação desse produto na década de 50 gerou resultados tão positivos que o mercado recebeu muito bem o acessório e passou a chamar ele de vibra stop, espalhando assim o termo mais comum entre os consumidores.

 

Para você entender o tamanho desse mercado hoje, somente no Brasil a empresa fabrica algo em torno de 80.000 amortecedores a cada mês em diferentes pontos de venda no país.

 

Por acaso a sua loja já é um desses pontos de revenda?

 

Caso não, saiba que você pode estar perdendo dinheiro com isso! Afinal, os amortecedores de vibração se tornaram peças tão importantes nos equipamentos que seu uso tem sido indicado tanto em itens residenciais quanto industriais.

 

Dentro de casa, os consumidores podem usar o vibra stop para reduzir ruídos causados pela máquina de lavar, ar-condicionado e equipamentos de ventilação, por exemplo. Já nos estabelecimentos comerciais e industriais, o acessório pode ser utilizado em itens como bancadas com maquinário, limadoras, retíficas, serras, geradores, lixadeiras, injetoras, compressões e máquinas, entre outros equipamentos.

 

Betoneira e amortecedores

 

É verdade que a indústria já conhece esse acessório há bastante tempo. Já os consumidores não estão por dentro dessa solução e ainda acreditam que precisam ficar sofrendo com o barulho dos equipamentos domésticos.

 

É preciso mostrar para os seus clientes que a falta de amortecedores de vibração não só causa desconforto auditivo, como também gera desgastes ao equipamento, reduzindo sua vida útil. Lojistas e consumidores devem estar cientes de todas as vantagens que o produto possui para prevenir danos e gastos com manutenções.

 

Os principais benefícios dos amortecedores de vibração são:

 

  • maior absorção das vibrações de maquinários;
  • melhor regulagem e nivelamento dos equipamentos;
  • proteção contra desgastes no piso e função antiderrapante
  • redução dos ruídos e impactos de vibração
  • aumento da vida útil dos equipamentos
  • isolamento da eletricidade

 

Todas essas vantagens são proporcionadas pelos diferentes modelos de vibra stop que contam com estruturas específicas para cada tipo de equipamento.

 

Conheça na próxima seção as características dos principais amortecedores de vibração e saiba como indicar seu uso aos clientes.

 

Tipos de aplicação e modelos de amortecedores de vibração

 

Você já sabe para que serve e quais equipamentos podem receber os amortecedores de vibração. Agora vamos aos aspectos técnicos para você montar seu mix de vibra stop e preparar-se para aumentar as vendas na sua loja.

 

Começando pelo processo de fabricação, a matéria-prima usada na fabricação dos amortecedores pode ser: borracha, ligas de níquel, aço e outros metais.  Já os tamanhos variam conforme a capacidade de carga que fica em torno de 10 kg a 350 kg.

 

Atenção! Antes de escolher o tipo de vibra stop, é necessário conhecer a classificação da carga indicada para o amortecedor:

 

  • Carga estática: a definição da carga do objeto parado em cima do amortecedor. Ou seja, trata-se da capacidade de suporte apenas do peso total da peça.
  • Carga dinâmica: define o peso suportado do objeto, quando movimentado acima do vibra stop. Nesse caso, o valor é definido pela força da inercia e o peso do objeto.

 

Para melhor entendimento, note no exemplo as características do Vibra stop Micro:

 

Amortecedor Micro

Carga estática Kgf

20 a 50

Carga dinâmica Kgf

100 a 200

Diâmetro

45

 

No caso acima, kgf é uma unidade de força que mede o quilograma por força para cada tipo de carga. Logo, os números indicam a capacidade de carga do amortecedor, conforme a capacidade do objeto se manter inerte, sem movimentar-se.

 

Vamos aos modelos de amortecedores de vibração para compor seu mix de produtos.

 

Amortecedor de Vibração Micro

 

Esse modelo possui uma estrutura fabricada em borracha com o objetivo de amortecer vibrações e base larga. É o tipo mais popular entre os amortecedores, devido ao uso mais frequente em equipamentos domésticos ou reparos industriais de pequenos portes.

 

 

Características do amortecedor de vibração micro

amortecedor micro
  • Ótima estabilidade e amortecimento
  • Indicado para pequenos equipamentos
  • Boa capacidade de aderência do amortecedor ao chão

 

Tabela amortecedor micro

 

Amortecedor de Vibração V.S.

 

Fabricado em borracha de baixa dureza, o amortecedor de vibração V.S foi feito inicialmente para uso em tubulações industriais, com o objetivo de reduzir significativamente a vibração nessas áreas e evitar o afrouxamento de parafusos dos flanges e redutores, minimizando também o risco de danificações à estrutura dos equipamentos.

 

Além desse uso em tubulações, outra função do vibra stop V.S é dar sustentação para móveis domésticos e pequenos equipamentos, cuja capacidade de carga esteja entre 10 kg e 40 kg.

 

Por isso, o modelo conta com o melhor custo-benefício do mercado, sendo muito comum em projetos de serralheria e em mobílias como mesas e bancadas que suportam altas vibrações.

 

 

Características do amortecedor de vibração V.S

amortecedor vs
  • Evita escorregamentos
  • Possui boa aderência ao chão
  • Capacidade de carga estática entre 10 kg e 40 kg
  • Ideal para projetos de serralheria, em tubulações e mobílias em geral

 

tabela amortecedor vs

 

Amortecedor de Vibração Mini

 

Esse modelo é indicado para equipamentos que precisam de um amortecedor com excelente capacidade de redução de ruído e alta minimização de impactos na estruturas. Por isso ele costuma ser muito usado em maquinários maiores que sofrem altas e recorrentes propagações de vibração.

 

 

Vantagens do amortecedor de vibração Mini

amortecedor mini
  • Recomendado para equipamentos e maquinários grandes
  • Ideal para áreas com elevadas e recorrentes vibrações
  • Excelente redução dos níveis de ruídos e impacto

tabela amortecedor mini

 

Amortecedor de Vibração Ventosa

 

É o amortecedor ideal para fixar e dar mais estabilidade aos equipamentos e maquinários instalados em superfícies lisas. Sua principal responsabilidade é evitar que o movimento dessas estruturas diante das vibrações recorrentes.

 

Os amortecedores de vibração ventosa servem para manter os equipamentos totalmente grudados ao piso, seja qual for a intensidade da vibração.

 

 

Características do amortecedor de vibração ventosa

amortecedor ventosa
  • Excelente redução dos níveis de vibração
  • maior fixação aos equipamentos em Superfícies lisas
  • Sistema de sucção que fornece uma ótima aderência com o piso

tabela amortecedor ventosa

 

Amortecedor de Vibração Articulado

 

Esse modelo é muito usado em pisos com desníveis muito acentuados. Por isso, ele funciona como uma espécie de calço, mas com a vantagem do ajuste até 360º.

 

Assim como os demais modelos, sua função é sustentar os maquinários, dando mais apoio, resistência e estabilidade diante das vibrações na estrutura.

 

  Características do amortecedor de vibração Articulado
amortecedor articulado
  • Recomendado para maquinários em pisos com desníveis.
  • Excelente resistência a cargas mais pesadas.
  • Sistema de regulagem de altura.

tabela amortecedor articulado

 

Linhas industriais de vibra stop

 

São modelos que fazem parte da linha de amortecedores de mola e contam com uma estrutura interna que mescla a estabilidade e rigidez da mola com a ductibilidade e amortecimento proporcionado pela borracha. Os resultados dessa combinação são:

 

  • Excelente absorção das vibrações e impacto
  • Mais estabilidade e fixação dos maquinários
  • alta capacidade de carga dinâmica
  • Redução expressiva de ruídos

 

Sua estrutura é composta por duas partes de borracha ou de aço, mediadas por uma mola com alto desempenho. Já sua fixação pode ser feita na base dos equipamentos ou diretamente no piso de forma chumbada.

 

Entre os modelos existentes é possível encontrar:

  • Mola simples
  • Mola VIP
  • Mola Dupla
  • Mola Tração
  • Mola quádrupla
  • Mola Plus com chapa

 

Pronto. Você já sabe tudo sobre os amortecedores de vibração!

 

Aproveite essa novidade da loja e espalhe para seus consumidores, principalmente aqueles que não conhecem o acessório.

 

Muitas vezes o cliente desconhece a existência do vibra stop, mas com certeza entende de perto o incomodo causado pelo excesso de ruído do ar-condicionado ou da máquina de lavar. Se ele encontrar uma solução simples para acabar com esse problema e ainda gerar mais durabilidade do equipamento, com certeza vai adquirir o produto.

 

Então, depois de montado seu mix, explore diferentes estratégias de divulgação para aumentar as vendas:

 

  1. Utilize um painel expositor para deixar os amortecedores mais visíveis.
  2. Produza um cartaz com um título atrativo como por exemplo “Saiba como eliminar os ruídos da sua máquina de lavar”
  3. Busque todas as informações sobre o produto e esteja preparado para responder às perguntas
  4. Destaque os benefícios do amortecedor de vibração.

 

Visite nosso blog e conheça outras dicas para a sua loja! Acesse: completa.com.br/blog

 

Se quiser uma ajuda nessa atualização de conhecimento, visite nossa página exclusiva sobre vibra stop e conheça com mais detalhes as características técnicas de cada modelo.

 

Botão amortecedores

DESTAQUES

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Guia prático para ser um sucesso em vendas nas redes sociais

Neste guia, vamos explorar dicas e práticas essenciais para se destacar e alcançar o sucesso em vendas nas redes sociais no mercado de peças de móveis.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024