blog-banner

Calços para telha: o que são, para que servem e como utilizá-los

Publicado em: 23/06/2023 13:20 | Atualizado em: 23/06/2023 13:24

 

Calços para telha: o que são, para que servem e como utilizá-los

 

Os calços para telha são dispositivos utilizados na construção e instalação de telhados. Eles são pequenas peças, geralmente, feitas de materiais como madeira, plástico ou borracha, que possuem uma forma cunhada ou retangular.

 

No blog de hoje, nós vamos te explicar mais sobre este item, sua função e a maneira correta de utilizá-lo.

 

Cuidados no telhado e cobertura

 

Muitas pessoas podem não saber, mas o telhado ou cobertura são um dos itens mais sensíveis da edificação. Por isso, é importante adequar corretamente a capacidade da estrutura, além das características essenciais para garantir conforto térmico e acústico no interior da obra. Na maioria das residências, o telhado é o que garante o estilo da casa.

 

É importante que haja cuidado na execução de um telhado ou cobertura, seja de residência, prédios ou galpão, mesmo que a estrutura seja metálica ou de madeira. Essa etapa da obra é fundamental para evitar problemas futuros, por isso, a escolha dos itens que irão fixar o telhado necessita de atenção, pois poderá evitar infiltrações, trincas, gotejamentos, entrada de raios solares, vento, animais no telhado, entre outros.

 

Importância dos calços para telhas

 

Entre os itens mais importantes no processo de execução de telhas estão os calços para telhas, que são complementos essenciais que garantem total segurança no fechamento do telhado, além de serem utilizados como apoio para a fixação de telhas, auxiliando como guias para parafusos. Deste modo, evitam que as telhas quebrem ou dobrem na instalação e durante as manutenções periódicas. Por isso, os calços podem ser considerados como ponto de apoio mais forte, inclusive, permitindo que o instalador de telhas pise sobre ele, sem que haja quebra.

 

Cada tipo de calço é indicado para determinado modelo de telha. É importante destacar que todo calço deve ser fixado com ganchos nos furtos no meio do item. Geralmente, são indicados de 4 a 5 ganhos por m², reforçando os que são responsáveis por sustentar a estrutura superior do telhado.

 

 

Principais benefícios e finalidades

 

Os principais benefícios dos calços para telhas são:

 

  • Facilidade na fixação das telhas;
  • Aumento da rigidez na cobertura, evitando quebras e outras danificações nas telhas;
  • Reforça a fixação das telhas no telhado.

 

Entre as principais finalidades dos calços para telhas estão:

 

  • Nivelamento: auxiliam na nivelação das telhas durante a instalação;

 

  • Proteção contra infiltrações: os calços permitem a passagem da água evitando infiltrações através do espaço entre as telhas;

 

  • Estabilidade: os calços impedem que as telhas escorreguem ou movem com mudanças de temperatura e ventos fortes.

 

 

 

Como utilizar os calços para telhas?

 

Para utilizar os calços para telhas, é importante seguir alguns passos, entre eles:

 

  • Verificar a estrutura do telhado;
  • Posicionar os calços ao longo da estrutura do telhado.
  • Coloque os calços de forma uniforme;
  • Caso seja necessário, utilize pregos e parafusos para fixar os calços;
  • Verifique se eles estão realmente fixos;
  • Inicie a instalação quando os calços estiverem devidamente posicionados;
  • Verifique conforme a instalação o alinhamento e nivelamento;
  • Faço ajustes quando necessário.

 

Compre os calços para telhas na Completa

 

Agora que você já conhece as finalidades e benefícios dos calços para telhas, aproveite a oportunidade para conhecer os modelos disponíveis na Completa, entre eles: calço para telha fibrante onda grande 8262 e calço para telha fibrante onda pequeno 8263.

 

Oferecemos produtos de alta qualidade que atenderão com eficiência a demanda da sua loja. Com certeza você ficará satisfeito com o resultado e os seus clientes também receberão materiais com qualidade. Verifique em nosso catálogo todos modelos disponíveis.

 

 

 

DESTAQUES

Guia prático: como escolher o rodízio ideal

Guia prático: como escolher o rodízio ideal

Estes pequenos componentes desempenham um papel significativo na funcionalidade e na mobilidade dos móveis, influenciando diretamente na experiência de uso e na preservação dos pisos. Diante da diversidade de opções disponíveis no mercado, a tarefa de selecionar o rodízio ideal pode parecer desafiadora. No blog de hoje, preparamos um guia prático sobre os principais aspectos a serem considerados ao escolher os rodízios, oferecendo orientações úteis para facilitar sua decisão e garantir a funcionalidade e durabilidade dos seus móveis.

Saiba tudo sobre os diferentes tipos de puxadores disponíveis no mercado

Saiba tudo sobre os diferentes tipos de puxadores disponíveis no mercado

A variedade de tipos de puxadores disponíveis no mercado é vasta e diversificada, indo desde os mais simples e discretos até os mais elaborados e sofisticados. No blog de hoje, vamos explorar os diferentes estilos, materiais e funcionalidades dos puxadores, proporcionando uma visão abrangente sobre os itens para auxiliar na escolha certa para cada ambiente e necessidade.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024