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Como montar uma loja de Materiais de Construção

Publicado em: 18/11/2021 11:51 | Atualizado em: 05/09/2022 21:49

Capa materias de construção

 

3 passos para montar uma loja de materiais de construção

 

Se você está pensando em abrir sua primeira loja ou expandir o seu negócio, este artigo é para você! Neste conteúdo especial, listamos todos os passos que precisa seguir para montar uma loja de materiais de construção ou elaborar estratégias de crescimento de vendas.

 

Como montar loja de materiais de construção

 

Antes de tudo, você precisa planejar! O planejamento é a etapa inicial de qualquer negócio, pois através dele é possível entender os riscos e oportunidades existentes no mercado. Sem isso é praticamente impossível qualquer empresa resistir por muito tempo.

 

passo a passo

 

Nesse momento inicial, existem 3 etapas que você precisa seguir:

 

Passo 01: Análise de mercado:

 

Se você chegou até aqui, provavelmente já se decidiu a respeito do segmento que deseja atuar: materiais de construção.

 

Mas por acaso você sabe como é o desempenho desse setor? Sabe dizer qual é o perfil do cliente? E o tempo médio de vida de uma empresa dessa área, conhece?

Todas essas respostas precisam estar na ponta da língua para que possa identificar os riscos e oportunidades do setor, bem como descobrir quais serão seus pontos fortes e fracos frente aos concorrentes.

 

Analisando o mercado

 

Você sabia, por exemplo, que cerca de 81% das empresas do segmento de materiais de construção já possuem mais de 10 anos no mercado?

 

Este é um dado levantado pelo SEBRAE sobre o setor e mostra como a maioria dessas empresas já estão consolidadas no mercado. Uma informação com um lado positivo que é a perenidade do segmento, mas outro negativo que é a barreira de entrada, já que as novas empresas vão concorrer com quem já tem o reconhecimento no mercado.

 

Contudo, isso não deve te desanimar! Pelo contrário, isso precisa te incentivar a fazer algo novo e diferente para atrair os clientes.

 

O primeiro passo para isso é fazer essa análise de mercado, através de pesquisas e estudos aprofundados a respeito do segmento de materiais de construção. Você deve investigar tudo sobre o setor, buscando conhecer de perto todos os detalhes desse setor, desde o público-alvo, concorrentes, fornecedores até as estratégias de gestão e vendas.

 

Os principais pontos de análise são:

 

  • Mercado: entender o setor e todas as variações (faturamento médio, % crescimento anual, tempo médio dos negócios, fornecedores, oportunidades, entre outros).
  • Público-alvo: definir o perfil do consumidor desse segmento (idade, estado civil, profissão, interesses, etc.)
  • Ponto de venda: análise do melhor local para abertura da loja física. Deve considerar a movimentação e comércio local, acessibilidade e visibilidade ao público.
  • Concorrência: levantamento das principais lojas de materiais de construção.
  • Marketing: definir as estratégias de divulgação da loja e dos produtos e definição de possíveis promoções e ofertas de lançamento, campanhas comemorativas, descontos.
  • Vendas: ações de vendas no ponto físico e online (redes sociais, WhatsApp, site de parceiros).

 

Além desses itens, não pode esquecer das exigências legais! Elas são determinantes para o sucesso do seu negócio. Afinal, sem o devido registro fiscal, nem mesmo fornecedores poderá obter.

 

Então, atenção aos os documentos principais de registro e abertura da empresa:

 

  • Registro na Secretaria da Fazenda para obtenção do CNPJ e emissão da nota fiscal.
  • Cadastro na junta comercial de sua cidade para gerar a inscrição estadual.
  • Registro na prefeitura municipal para liberação do alvará de abertura.

 

Depois de concluir o estudo de mercado e listar todas as informações importantes, chegou a hora de organizar as ações de planejamento do negócio.

 

Passo 02: Planejamento do negócio

 

O próximo passo é para colocar a mão na massa e começar a estruturar o plano da sua loja de materiais de construção. Nesta etapa você fará a estruturação do plano de abertura da sua loja de materiais de construção.

 

mirando no alvo

 

Para isso, deve listar as seguintes informações:

 

  • Perfil do público-alvo: compilação de todas informações da análise de mercado resumidas no perfil de pessoa fictícia. Elabore uma ficha que contenha a faixa etária desse potencial cliente, gênero, profissão e principais interesses. Com isso, vai elaborar objetivos mais assertivos para alcançar seus consumidores.
  • Objetivos e metas da empresa: definição dos alvos quantitativos (faturamento, vendas, estoque de produtos, etc.) e qualitativos (prêmios, reconhecimentos, opinião do cliente, entre outros) que pretende alcançar dentro de um determinado período. Deve traçar vários objetivos pensando em todas as áreas e atuações da empresa, como por exemplo:

Vendas:  aumentar em 10% o número de vendas de ferragens.

Marketing: realizar 3 campanhas grandes promocionais no ano.

Cliente: crescer em 5% o número de clientes cadastrados.

 

  • Ações necessárias para atingir esses objetivos: são os objetivos definidos de forma prática, ou seja, as medidas que deve executar para alcançar o plano traçado. Se a meta for melhorar as vendas, a ação pode ser a realização de promoções e/ou ofertas mensais.
  • Estratégias de diferenciação dos concorrentes: com os objetivos e ações definidos, busque comparar isso com seus concorrentes. Avalie o que eles estão fazendo em relação a isso e veja como pode se diferenciar deles. Se eles também fazem promoções, por exemplo, veja como criar algo diferente e atrair mais pessoas para sua loja.

 

Utilizando essas informações, vai poder construir um ótimo planejamento inicial e ter mais sucesso na abertura da sua loja.

Mas atenção! Mesmo com todo o planejamento definido, isso não significa que ele será totalmente cumprido.

 

O mundo muda o tempo todo e constantemente é preciso fazer adaptações nos planos de negócios. Por isso, esteja preparado para antever possíveis adaptações aos acontecimentos do mercado.

 

Para isso, você deve sempre se manter atualizado às notícias, tendências e conhecimentos de gestão para não ficar atrás da concorrência. É indispensável buscar continuamente novos aprendizados que vão gerar novas oportunidades e, consequentemente, mais vendas para sua loja.

 

Passo 03: Atualização de conhecimentos do segmento

 

Uma sugestão para você se manter sempre atualizado é aproveitar a gama de cursos online e gratuitos disponibilizados por grandes instituições de apoio a negócios, a exemplo do SEBRAE. Através do portal deles pode se capacitar na área de gestão de empresas e ajudar no crescimento do seu negócio.

 

Cursos online

 

No site do SEBRAE é possível encontrar cursos com temáticas bem importantes, como: Gestão Financeira, Atendimento ao Cliente, Gestão de Pessoas, Marketing digital para o empreendedor, entre outros. Inclusive, este mês está acontecendo um dos maiores eventos para lojistas do segmento de materiais de construção e ferragens: o Descomplica Varejo, uma jornada online e gratuita para capacitar lojistas de todo o Brasil a gerenciar melhor seus negócios.

 

Quer ficar preparado e estar por dentro das tendências no ramo de ferragens para móveis e materiais de construção?

 

Confira abaixo como participar do evento!

 

Como participar do maior evento para lojistas de materiais de construção

 

Os desafios para abertura e manutenção de uma empresa no Brasil são enormes!

 

Por isso, a Completa, em parceria com o SEBRAE, está promovendo o evento Descomplica Varejo, um evento exclusivo para capacitação estratégica dos lojistas iniciantes e experts do segmento de materiais de construção.

 

A jornada de capacitação foi criada para atender de forma específica cada perfil de gestor. Desta forma, garantimos que tanto iniciantes quanto experts percorram uma trilha de conhecimento relevante ao estágio do seu negócio.

 

Os lojistas iniciantes que estão na fase de planejamento e abertura da empresa, podem seguir uma trilha de conteúdos que envolvem temas fundamentais da abertura do negócio. São eles:

 

  1. Inteligência Emocional + Mercado de Ferragens: conhecimento das tendências do mercado de ferragens para móveis e aprendizado de táticas para desenvolvimento pessoal.
  2. Como tirar uma ideia do papel: passo a passo para ajudar você a executar sua ideia de negócio usando o método estratégico Business Model Canvas.
  3. Descomplique o Marketing e os canais de vendas: formas para facilitar a gestão de marketing e do canal de vendas do negócio.
  4. Organize suas finanças: formas de estruturação do departamento financeiro.
  5. Como se formalizar: esclarecimento do processo de formalização do negócio e dicas para superar a burocracia.

 

Já os gestores experts, trilham um caminho de aperfeiçoamento para entender como realizar melhorias em áreas como vendas, estoque, financeiro e marketing. Entre os temas estudados, estão:

 

  1. Controle de estoque: como estruturar seu estoque com passos que podem melhorar o lucro do negócio.
  2. Organize suas finanças: como gerenciar e ajustar as demandas financeiras da empresa de forma correta.
  3. Conheça os canais de vendas e venda melhor: como driblar o movimento fraco e a expandir os canais de venda da sua empresa.
  4. Visual Merchandising: tudo sobre o ponto de venda e como dicas para se destacar da concorrência.

 

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