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Publicado em: 19/02/2021 17:52 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para que lojistas aumentem o volume de vendas e melhorem o faturamento do negócio. Por isso, preparamos este artigo com tudo que precisa saber para planejar promoções e aproveitar as datas comerciais para vender mais.
Mas antes de compartilhar nossas dicas, uma pergunta: você sabe quais datas são mais importantes para o setor de construção civil e marcenaria?
Se a resposta for não, você está na leitura certa!
Além de conhecer quais são as datas principais que movimentam o comércio, você vai aprender a explorar cada uma delas de modo criativo e vantajoso para o público da área de construção e móveis.
Antes de qualquer planejamento, você precisa ter em mente quais são as datas comerciais mais importantes para o seu público. Por isso, deve listar todos os dias comemorativos que conhece e verificar quais deles são interessantes para o tipo de consumidor que atende.
Para facilitar sua busca, preparamos um calendário com as datas mais importantes do setor de construção civil para você baixar. Clique na imagem e salve no seu computador ou celular!
Nesta fase você vai avaliar tanto o seu negócio quanto a concorrência para obter ideias novas e se diferenciar numa época cheia de ofertas para o cliente
Se já realizou promoções em anos passados, reavalie elas e veja o que pode melhorar ou como inovar no que já foi feito. Outra possibilidade é espiar o que a concorrência já fez, para isso pode usar as redes sociais e procurar a data comercial específica.
Avalie bem cada ação e anote todas as ideias que surgirem, de acordo com cada época comemorativa e público que deseja atingir.
Por exemplo, no mês de maio pode listar várias ideias de promoção voltada para os profissionais da construção civil, buscando explorar o Dia do Trabalho e incentivar a compra de materiais e equipamentos.
Você deve definir bem e com detalhe tudo que pretende fazer especialmente para a data comercial, o que em marketing é chamado de campanha. Assim, como exemplo, em dezembro você terá duas campanhas: uma de Natal e outra de ano novo.
Agora retorne ao calendário de 2021 na seção anterior e verifique quantas campanhas você precisa pensar e detalhar a cada mês. Depois monte um calendário semelhante ao exemplo abaixo e escreva todas as informações do que pretende fazer para cada data:
Quadro adaptado da Biblioteca SEBRAE
Em relação ao atendimento, a qualidade deve ser a melhor possível, pois poderá receber pessoas que estão visitando a loja pela primeira vez e, dependendo da recepção, podem nunca mais voltar.
Por isso, todos devem estar à par do que vai acontecer e preparados para deixar uma boa impressão da loja.
Durante a visitação na loja é natural que os clientes acabem não prestando atenção em algumas informações. Por isso, cuide para que o visual da loja usando elementos que reforcem a campanha promocional que está acontecendo.
Espalhe cartazes sobre as promoções em todos os setores, deixe à mostra na vitrine ou em expositores os produtos com desconto e destaque nas prateleiras também os que pretende enfatizar mais.
Com tudo pronto, chegou a hora de avisar para os consumidores da região.
Assim como organizou o ponto de venda, elabore pequenos cartazes digitais com as principais informações da campanha e os contatos da sua loja. Depois espalhe isso em listas de transmissão no WhatsApp, nas redes sociais ou até mesmo jornais locais.
Para comércios de bairro, anunciar na rádio ou com carro de som são excelentes opções.
Você já aprendeu como planejar as campanhas, agora é hora de descobrir como aproveitar cada data comercial. Entre as opções para as ações promocionais, pode escolher fazer sorteios, descontos, brindes ou até promoções em setores específicos.
No Dia do Consumidor (15/março), por exemplo, pode fazer algo mais simples e dar um desconto aos clientes que realizarem compra naquele dia. Já no Dia do Frete Grátis, pode deixar a entrega por conta da casa, tornando a compra mais barata para o cliente.
Confira abaixo mais ideias para as principais datas comemorativas:
Dia do Trabalho; promova o mês das profissões, com maior destaque para os profissionais da construção civil e marcenaria, dando desconto nos equipamentos que esses eles mais utilizam.
Dia do Amigo: A famosa ação “indique um amigo e ganhe um desconto” sempre funciona e pode cair como luva para essa data. Você sugere aos clientes a indicação de um amigo em troca de cupons para compras na sua loja. Nessa mesma ideia, pode usar as redes sociais para fazer um sorteio e pedir aos seguidores a marcação de um amigo no post.
Dia dos Pais: pode dar desconto em ferramentas mais vendidas para uso em trabalhos manuais, para pequenos consertos em casa.
Dia do Cliente: Possibilidade de fazer ações para fidelização dos seus clientes. Cupons de desconto e brindes exclusivos para seu cliente se sentir especial.
Cyber Monday : como é uma data voltada para produtos eletrônicos e elétricos, pode explorar os descontos de forma setorizada, apenas no mix de elétrica.
Black Friday: esta data não pode passar em branco, pois é a época que o segmento de varejo supera todas as projeções de venda elevando e muito o faturamento. As promoções devem ser imperdíveis e de fato “arrasadoras” para não deixar a concorrência vencer.
Para isso, converse com seus fornecedores e preparar um bom estoque de vendas ou até mesmo girar aquele que estava parado por conta das baixas estações.
Natal e Ano Novo: por ser uma época de muita confraternização e encontros, muitos consumidores fazem aquela reforma na casa para receber bem a todos. Por isso, uma ótima opção de promoção é destacar o mix de produtos mais voltados para manutenção, decoração e pequenas reformas de residências.
Os resultados de vendas com as datas comerciais dependem do planejamento das promoções interessantes para o seu perfil de cliente. Para isso, deve pesquisar novas ideias em campanhas anteriores, tantos da sua empresa como da concorrência, criar o calendário promocional, treinar a equipe de atendimento, arrumar a loja e divulgar a campanha para outras pessoas.
Seguindo esses passos sua empresa terá mais chances de melhorar as vendas nas datas comemorativas.
Quer mais dicas de vendas?
No blog de hoje, abordaremos os principais indicadores a serem acompanhados e como eles podem ajudar na tomada de decisões estratégicas.
No blog de hoje, vamos discutir os principais elementos de um plano de marketing eficaz e como aplicá-los à sua loja.
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