Informe seu estado para receber
as ofertas personalizadas para a sua região.
*A geolocalização do seu navegador está desabilitada! Para que a seleção seja feita automaticamente, acesse as configurações do seu navegador e permita que o site da completa acesse a sua localização.
Publicado em: 12/02/2021 09:19 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28
A gestão de uma empresa familiar exige dos envolvidos uma boa dose de estratégia e inteligência emocional. Afinal, juntar família e negócio é uma tarefa bem desafiadora, podendo até ser desgastante muitas vezes.
Para tornar essa relação mais tranquila e com bons resultados para a empresa, elaboramos este artigo. Nele você vai entender como explorar as principais vantagens de uma empresa familiar, driblar as barreiras, conhecer exemplos de grandes empresas e aprender estratégias eficazes de sucesso.
Confira o texto e saiba como superar os desafios na gestão da empresa da família!
Talvez, por diversas vezes, você tenha desejado não ter uma empresa familiar, tamanho desafio que é a convivência, os conflitos na hora de gerir, a execução das ideias, a gestão como um todo.
Contudo, um dado que você pode não saber é que cerca de 80% a 90% das empresas no Brasil são familiares.
Sabe o porquê disso?
É muito comum que os negócios surjam pela necessidade de fonte de renda para a família. Por isso, ao invés de constituírem sociedade com estranhos, o caminho natural dos empreendedores é mobilizar os membros da casa em prol de um mesmo objetivo: obter recursos financeiros.
Assim, muitas pessoas acabam escolhendo o modelo familiar por ser mais fácil no começo ou por ser a única opção dada a necessidade do momento.
Mas existem outros benefícios além do financeiro:
Como nem tudo são flores, existem algumas desvantagens também:
Esses problemas também acontecem na gestão da sua empresa familiar?
Se sim, não se preocupe! Esta é a realidade da maioria dos negócios familiares.
O mais importante agora é aprender a reverter esse quadro desenvolvendo ações estratégias de mitigação desses problemas. É hora de aprender como acabar com esses efeitos negativos da empresa familiar e explorar mais as vantagens e benefícios escondidos nesse modelo de gestão.
Além da maioria dos negócios brasileiros serem empresas familiares, existem grandes marcas no mundo que surgiram no ceio da família e hoje estão consolidadas no mercado mundial. E mais, elas ainda continuam sendo representadas ou conduzidas pelos membros da família.
Parece utopia, não é? Mas é pura verdade!
Alguns exemplos que podem ser citados são:
Por isso, quando os desafios surgirem, lembre-se que você não está sozinho!
Se eles conseguiram elevar seus negócios a esse nível de reconhecimento e relevância na sociedade, há um caminho possível para você também.
Agora, uma pausa para pergunta...
Você sabe o que essas grandes empresas familiares têm em comum?
Tudo isso não anula as demais ações como: alto investimento de recursos financeiros, tecnologia de ponta e contratação de bons gestores. Pelo contrário, é justamente o anseio de cumprir sua missão e deixar um legado que faz essas empresas familiares investirem pesado no negócio.
Mesmo em um mundo econômico cruel e com todas as crises, são os negócios com propósito que fazem a diferença. É isso que gera a aproximação com o cliente, mantendo a marca sempre lembrada na cabeça dele.
Como fazer isso diante de tantos desafios internos e externos?
É preciso olhar com atenção para todos os fatores positivos e negativos do modelo de gestão, equilibrar os pontos e explorar todo o potencial de crescimento das empresas familiares.
Vamos, então, às estratégias de negócio que podem te ajudar a ter bons resultados.
A principal dica para uma boa gestão de empresa familiar é usar e abusar das vantagens do modelo de gestão. Isso porque, ao mesmo tempo que há muitos desafios, é justamente no ceio da família que vai encontrar a força para o avanço do negócio.
Depois de tudo que apresentamos e dos excelentes exemplos, vamos para a aplicação prática das estratégias no dia a dia da gestão familiar:
Use da flexibilidade nos processos para inovar, experimentar novas possibilidades na execução das tarefas. Isso pode ser uma porta para otimização de recursos e aumento da produtividade.
Transformes os valores e ideais mais importantes da família em pilares do seu negócio. Por exemplo, se a confiança for algo essencial, preze por construir relacionamentos confiáveis com todos os envolvidos na empresa, sejam eles funcionários, fornecedores ou clientes.
Isso vai formar uma cultura interna e imagem da empresa junto aos clientes.
Se por um lado a gestão familiar gera maior confiança na administração financeira, por outro ela é extremamente prejudicial pela falta de instrumentos de controle das finanças. Por isso, busque ferramentas de formalização e gestão do negócio.
Procure auxílio de outros profissionais ou instituições para organizar os contratos de trabalho, fluxo de caixa, orçamento, relatórios, processos internos, entre outros.
Esteja pronto para crescer!
Como a maioria dos gestores dessas empresas são mais velhos, é muito comum que a administração acabe sendo mais conservadora e com pouca inovação. A saída é se juntar com pessoas mais jovens, sejam filhos, sobrinhos ou enteados. Eles possuem mais facilidade com tecnologia, maior disponibilidade para atualização dos fatos ao redor do mundo e mais vigor para executar inovações.
Inclua pessoas novas ao negócio e explore mais as ferramentas tecnológicas.
Saber controlar as emoções é fundamental na rotina da administração de uma empresa familiar. Isso porque, ao mesmo tempo em que uma pessoa é o dono do negócio, ele também pode ser o pai, a mãe, o irmão. Toda essa proximidade deixa os sentimentos muito à flor da pele, fazendo com que os conflitos sejam vistos pelo lado pessoal.
Não deixe que o seu afeto interfira na tomada das decisões. Defenda sua ideia e ações com argumentos técnicos, se distanciando ao máximo da emoção.
A chave para superar os desafios da gestão nas empresas familiares é utilizar as desvantagens do modelo de negócio como propulsor de mudanças. Junto a isso, explorar ao máximo os benefícios da administração familiar para gerar impactos positivos e, claro, o crescimento do negócio.
Deseja receber mais conteúdos exclusivos da Completa?
No blog de hoje, abordaremos os principais indicadores a serem acompanhados e como eles podem ajudar na tomada de decisões estratégicas.
No blog de hoje, vamos discutir os principais elementos de um plano de marketing eficaz e como aplicá-los à sua loja.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
PRODUTOS
© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024