blog-banner

Mix de produtos e o impacto no crescimento das vendas

Publicado em: 03/12/2020 12:13 | Atualizado em: 03/12/2020 13:55

Funcionário checando o mix de produtos

 

O mix de produtos tem a ver com a variedade de itens oferecidos ao cliente, considerando os diferentes modelos, preços, qualidade e benefício dos produtos. Logo, quanto mais opções disponíveis, maior também o volume de pessoas interessadas em visitar e, claro, comprar na sua loja.

 

Por isso, todas as empresas que investem no mix de produtos ganham uma boa vantagem frente aos concorrentes. Afinal, onde o cliente vai preferir ir: na loja limitada em opções ou naquela com maior variedade de itens e preços para escolher?

 

Certamente, ele vai escolher aquela onde as chances de encontrar o que procura são maiores.

Quer saber como aproveitar essa oportunidade para vender mais?

 

Confira abaixo as técnicas que compartilhamos para você ampliar o seu mix de produtos

 

3 razões para investir no mix de produtos 

 

Antes de aprender como ampliar seu mix de produtos, saiba que é fundamental investir dessa área para melhorar as ofertas para o cliente e atrair novos consumidores para sua loja.

 

Mas se isso ainda não for o bastante para te convencer, listamos três motivos para entender como essa é uma ótima oportunidade para o seu negócio.

 

  1. Maior possibilidade de aumentar o lucro da sua loja

    É muito comum que clientes já cheguem às lojas em busca de determinadas marcas. Às vezes, são consumidores fiéis que não aceitam comprar outra coisa. Tudo porque tiveram uma boa experiência com aquela linha e não querem trocar.

    Cliente analisando o mix de produtos

    Então, ao ampliar o mix de produtos, as empresas passam a ter maior diversidade de marcas e consequentemente, probabilidade de obter novos clientes. Assim, aqueles que antes iam embora por não encontrar a marca que desejavam, agora vão comprar na sua loja, contribuindo assim para o aumento do seu lucro.

    E mais, a variedade de marcas também traz novas possibilidades de margem de lucro para sua empresa. Cada marca tem um preço distinto e pode te dar maior percentual de lucro na venda. Logo, além de atrair mais clientes e vender mais, também pode obter maior lucro em diferentes produtos.

    Investir para ter um bom mix de produtos é apostar com segurança no crescimento das vendas.


  2. Estratégia para reduzir os impactos da baixa estação

    Os produtos mais consumidos em datas comemorativas ou períodos festivos, tendem a ter uma baixa logo após esses períodos. Itens como tintas, pincéis e lixas são muito vendidos em meses como dezembro e janeiro, pois são momentos que as pessoas começavam a comprar para reformar a casa para o Natal e Ano Novo e proporcionar mais conforto à família.

    Mostrando o mix de produtos para o cliente

    Para não ter uma queda brusca nas vendas, depois dessas datas, é ideal investir em outros tipos de produtos, principalmente aqueles não vinculados a estações do ano. Isso vai te ajudar a balancear a falta de procura e manter as vendas mais regulares.

    Quanto maior o mix de produtos, menos você vai depender das festas para manter seu caixa em dia e as vendas crescendo.

  3. Mais vantagem diante da concorrência

    Diante do crescimento do empreendedorismo no Brasil, é natural que a concorrência também cresça no segmento de materiais de construção e marcenaria. Afinal, novas empresas ingressaram no mercado e estão disputando os clientes que já estavam fidelizados.

    Painel de mix de produtos

    Para sobreviver a esse tempo altamente competitivo, as lojas precisam se diferenciar de todas as formas, seja no atendimento, preço, qualidade, e sobretudo, no mix de produtos. As empresas que não diversificam sua linha de produtos tendem a ficar limitadas na oferta e na aquisição de novos clientes.

    Na disputa para conquistar a atenção do consumidor, as empresas precisam investir em diferentes linhas de produtos e aumentar seu mix, tanto com diferentes modelos dos itens principais mais vendidos quanto dos complementares.

 

Técnicas para ampliar o mix de produtos para loja de ferragens

 

Agora que você já entendeu a importância de investir em novos produtos, vamos à prática!

 

Confira abaixo alguns passos antes de adquirir novos itens para sua loja:

 

  1. Estude seus concorrentes:

    Sempre que possível, verifique o que a sua concorrência está fazendo. A sugestão aqui não é que você bisbilhote, mas sim faça uma avaliação crítica da empresa concorrente.

    Avalie pontos fortes e fracos do mix de produtos, descubra quais marcas eles oferecem em cada setor e estude os benefícios de cada uma delas. Faça um estudo detalhado mesmo e veja o que pode aprender ou corrigir no seu mix de produtos.

    Depois disso, ache sua vantagem diante da fraqueza do concorrente e explore bastante isso no seu negócio

  2. Observe o seu histórico de vendas:

    Tire um tempo para observar o volume de vendas de cada item e setor da sua loja. Descubra quais são os três mais procurados e vendidos. Depois liste todos eles, esses serão os tipos de itens que vão sustentar a sua venda naquele setor.

    Por exemplo, no segmento de ponteiras para móveis, considere que entre as primeiras colocadas apareceram, respectivamente, ponteiras PVC e ponteiras plásticas. Agora, você avalia dentre esses modelos quais marcas tiveram mais saída, a qualidade e a faixa de preço delas.

    Com isso em mãos, você vai ter um guia para ampliar o mix de produtos adquirindo produtos de outras marcas similares com maior margem de lucro e até preferência pelos clientes.


  3. Entenda as necessidades do seu cliente:

    Não vai adiantar você sair comprando vários produtos somente para aumentar as opções oferecidas. É preciso entender a real necessidade do consumidor, visto que, ao saber que tipo de produto ele deseja encontrar, vai poder oferecer melhores opções de preço, qualidade e benefícios.

    Por isso, o passo seguinte antes de ampliar o seu mix de produtos, é verificar quais são as demandas do seu público. Avalie o que eles costumam procurar e trace um perfil de compradores do seu negócio.

    Além dos requisitos do produto em si, avalie outros aspectos que podem ser decisivos para ele, tais como: bom atendimento ao ponto de esclarecer todas as dúvidas sobre o produto, condições de compra para aqueles itens mais caros, ambiente da loja e facilidade para localizar as peças que deseja.


  4. Avalie possíveis itens complementares:

    Visite setores da sua loja e simule uma venda para descobrir quais itens complementares podem casar com aquela compra. Assim vai descobrir quais produtos são indispensáveis na aquisição de um produto.

    Além disso, vai poder planejar ofertas casadas ou até promoções com boa margem de lucro. Isso sem falar da satisfação do cliente que não vai precisar ir em outro local para comprar acessórios ou complementos.


Pronto, agora é só aplicar as técnicas e acompanhar o resultado nas vendas.

 

Lembre-se, quanto mais opções de escolha o consumidor tiver na sua loja, menor será o interesse dele em procurar outros locais.

 

Uma loja com boa variedade de produtos torna-se bem quista pelos consumidores, pois eles vão saber que ali podem encontrar o que desejam, tamanha diversidade de opções.

Por que, então, você deve investir na ampliação do mix de produtos?

 

Devido aos diversos benefícios que ele gera ao negócio, como:

  • Mais variedade de produtos e opções de oferta aos clientes.
  • Grande potencial para alcançar novos consumidores.
  • Impacto no aumento das vendas e lucro do negócio.
  •  Melhoria da satisfação dos clientes.

 

Além do mix de produtos, outras técnicas de vendas podem ser combinadas para melhores resultados.

 

Quer saber como vender mais?

 

E-Book Guia de Ponteiras

DESTAQUES

Diferenças entre as corrediças telescópicas e corrediças com roldana

Diferenças entre as corrediças telescópicas e corrediças com roldana

Talvez você não saiba, mas as corrediças telescópicas e com roldana são os principais modelos responsáveis por garantir a mobilidade de gavetas instaladas em armários, aparadores, gaveteiros, entre outros móveis da casa. Por isso, esse tipo de ferragem é tão importante para abertura e fechamento dos compartimentos.

Rodinha para móveis e rodízios industriais: principais diferenças e funções

Rodinha para móveis e rodízios industriais: principais diferenças e funções

A rodinha para móveis é um daqueles acessórios quase invisíveis no dia a dia, mas um item imprescindível para o bom funcionamento de um móvel que precisa ter mais facilidade na locomoção. Na hora de escolher a rodinha você deve considerar diversos fatores, tais como: ambiente, peso e tipo de rodízio.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2021