blog-banner

Descubra quais são os principais tipos de abraçadeira e como escolher a ideal

Publicado em: 02/02/2024 12:23 | Atualizado em: 02/02/2024 12:23

Descubra quais são os principais tipos de abraçadeira e como escolher a ideal

 

No universo das ferramentas e acessórios, há elementos aparentemente simples que desempenham papéis fundamentais em diversas situações. As abraçadeiras são um desses itens versáteis, muitas vezes subestimadas, mas indispensáveis em uma variedade de tarefas. Seja para organizar cabos, fixar componentes ou garantir a segurança em projetos DIY, escolher a abraçadeira certa faz toda a diferença.

 

No blog de hoje, vamos te ajudar a entender os principais tipos de abraçadeira no mercado e como auxiliar o seu cliente a escolher o modelo ideal.

 

Funções das abraçadeiras

 

No mercado existem diversos tipos de abraçadeiras que são utilizadas de várias maneiras e produzidas com diferentes tipos materiais. Elas são caracterizadas como um “abraço” ao se conectarem e, geralmente, são usadas para fixar objetos em uma superfície, lacrar ou prender algo. O modelo mais popular surgiu em 1958, com Maurus C. Logan, que em uma visita a uma fábrica de aviões, viu que os funcionários machucavam as mãos ao amarrar cacos com um cordão de cera. A partir disso, Logan idealizou a abraçadeira.

 

As abraçadeiras são uns acessórios essenciais para a organização e instalação de diversas partes de uma obra. Além de um excelente custo-benefício, elas possuem tamanhos que podem variar de 9mm até mais de 30mm. Os modelos são fabricados com materiais de alta resistência e são ótimas opções para a instalação de tubos, conduítes em áreas internas ou externas e até mesmo mangueiras.

 

Em geral, as abraçadeiras possuem a função de fixar um objeto em determinado local, por exemplo, parede, chão ou em outro objeto, inclusive, amarrar equipamentos ou tubulações. Além disso, elas podem unir dois objetos. Para cada situação ou equipamento, existe uma abraçadeira ideal, que cumpre sua função.

 

Tipos de abraçadeiras

 

Os principais tipos de abraçadeiras presentes no mercado são:

 

  • Abraçadeira de Nylon: modelo com diferentes cores, tamanhos e funções, que pode ser utilizada em indústrias ou atividades domésticas, garantindo a organização. Esse modelo possui alta resistência e garante mais segurança, sobretudo, em ambientes com crianças, evitando acidentes. Além disso, a abraçadeira de Nylon pode presentes fios e cabos elétricos soltos, fixar peças de veículos, lacrar malas e embalagens, fechar armários, organizar depósitos, entre outro. Elas são fabricadas de diversos tamanhos para atender o maior número possível de aplicações, principalmente manuais, e são resistentes à chuva e sol, como as abraçadeiras de nylon que são reutilizáveis.

 

  • Abraçadeira de Metal: esse modelo possui diferentes tipos, como Tipo U e Tipo D, entre outras. Possui alta resistência e maior poder de fixação. Geralmente, é utilizada na construção civil em indústrias de diferentes segmentos, pois possuem um ótimo custo-benefício, além de durabilidade, e garante segurança aos trabalhos por ser excelente no processo de fixação.

 

  • Abraçadeira tipo U: feita em metal e utilizada para instalar um tubo de saída de uma calha. A quantidade de abraçadeiras varia de acordo com o comprimento do tubo, porém, é recomendado uma a cada 1,5 m.

 

 

  • Abraçadeira tipo D: feita em metal e não funciona sozinha para fixar, necessitando somente de um parafuso, que deve ser bem fixado para resistir ao peso da instalação. Esse modelo auxilia em fixações elétricas e em mangueiras hidráulicas, além de redes de água e esgoto, redes de incêndio e construção civil, como indústrias, supermercados, shoppings, edifícios residenciais, hospitais, entre outros.

 

  • Abraçadeira para mangueiras: evita a interrupção do fluxo de água ao dobrar a mangueira, não apenas no uso doméstico, mas também industrial. Esse modelo é ajustável, ou seja, se adequa de acordo com o formato ou a necessidade. O produto é fabricado com aço inox ou aço carbono, que possuem excelente resistência.

  • Abraçadeira de aço inox: modelo higiênico e possui excelente resistência mecânica a tensões, evitando o rompimento dos materiais. É indicada para locais abertos que sofrem com umidade, raios UV ou corrosão ácida. As abraçadeiras de aço inox são utilizadas para prender mangueiras, como compressores, botijão de gás e mangueiras de jardim.

 

Como escolher a abraçadeira correta

 

Para escolher corretamente uma abraçadeira, é necessário avaliar o material de fabricação, por exemplo, as abraçadeiras de aço inoxidável são fabricadas com a finalidade de alta resistência à corrosão e são ideais para ambientes úmidos e agressivos, por exemplo, na indústria alimentícia e química.

 

Entretanto, as abraçadeiras de aço carbono possuem excelente resistência mecânica e podem ser utilizadas em aplicações mais leves. Outros fatores também devem ser considerados, entre eles:

 

  • Tamanho e capacidade de ajuste: é fundamental verificar as dimensões da mangueira ou do objeto que será fixado para que a abraçadeira se ajuste;

 

  • Tipo de abraçadeira: existem diversos tipos com indicações para uso específico, como abraçadeiras do tipo tucho, tucho com canaleta, abraçadeira para tubos, abraçadeira mola, abraçadeira radial, entre outros modelos que devem ser escolhidos de acordo com a necessidade;

 

  • Pressão de trabalho: escolha a abraçadeira que mantenha a pressão do fluido dentro da mangueira conforme os limites estabelecidos, evitando vazamentos e falhas;

 

  • Ambiente de trabalho: o fator externo também influencia na escolha do modelo, pois se a aplicação for em áreas externas ou expostas a chuva e radiação solar, é necessário escolher modelos que resistam às condições climáticas.

 

Compre os seus produtos na Completa

 

Agora que você já sabe como escolher a abraçadeira ideal, trazemos a principal dica: compre as abraçadeiras na Completa. Confira nosso catálogo

 

Aqui, na Completa, os itens são despachados no mesmo dia do pedido, ou seja, não é necessário fazer grandes estoques de mercadorias ou se programar com antecedência. Deste modo, você irá comprar apenas o que realmente for preciso para abastecer o estoque.

 

Lembre-se: investir em bons produtos é a chave para grandes resultados. Compre conosco e evite dores de cabeça com produtos de baixa qualidade, atrasos na entrega e reclamações de clientes. A Completa te oferece o melhor, sempre.

 

 

DESTAQUES

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

Como escolher os materiais certos para móveis duráveis e de alta qualidade

No blog de hoje, vamos trazer os principais materiais utilizados na fabricação de móveis e fornecer dicas práticas para os clientes escolherem os produtos mais adequados para suas necessidades e orçamento.

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Saiba como deixar o seu ponto de venda (PDV) mais atrativo

Neste artigo, vamos explorar estratégias e dicas para tornar o seu PDV mais atraente, proporcionando uma experiência de compra memorável e diferenciada.

MAIS ACESSADOS

Tags

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024