blog-banner

Parafusos: como escolher o modelo correto?

Publicado em: 14/07/2023 14:25 | Atualizado em: 14/07/2023 14:26

 

Parafusos: como escolher o modelo correto?

 

Escolher fixadores pode parecer uma tarefa fácil, mas nem sempre estamos atentos aos diferentes tipos de parafusos existentes para as mais diversas aplicações, apenas no momento do uso, quando percebemos que talvez não estejamos usando o modelo correto.

 

Pensando nisso, no blog de hoje, vamos te explicar tudo sobre as diferenças entre os modelos mais conhecidos do mercado, e suas aplicações. Além disso, vamos te dar algumas dicas de como escolhê-los corretamente.

 

Passos para escolher o parafuso correto

 

O primeiro passo para escolher o modelo correto de parafuso é analisar onde ele será aplicado. Deste modo, será possível eliminar alguns tipos e identificar quais são os tipos específicos para a sua necessidade. Após definir a aplicação, é necessário atentar-se a 5 características para a escolha do tipo correto que você precisa, entre elas: 

 

  • Modelo: Identifique o modelo específico que deseja utilizar, por exemplo, parafuso para madeira, máquina, auto-atarraxante, brocante, etc;

 

 

  • Tipo de cabeça: Preste atenção sobre qual o tipo de cabeça do parafuso, como cabeça panela, chata, sextavada, cilíndrica, além da fenda do fixador, por exemplo, fenda simples, fenda phillips, fenda torx, e não se esqueça de identificar se o fixador deve vir com porca, sem porca, etc;

 

  • Rosca/Passo: Saiba qual o tipo de rosca deve ser solicitado, como polegada, métrica, rosca grossa (UNC) ou rosca fina (UNF), pois cada tipo de rosca de parafuso possui o seu número de filetes e inclinação específica, ou seja, não deve ser utilizado em qualquer aplicação;

 

 

  • Material: Atente-se ao tipo de composição do fixador, por exemplo, aço de carbono 5.8, 8.8, grau 2, grau 5, grau 8, entre outros;

 

  • Banho/Acabamento: Verifique qual o acabamento do parafuso, como polido, zincado branco, bicromatizado, galvinado a fogo, etc.

 

 

Aplicações de parafusos

 

Os parafusos com buchas são os mais utilizados nas construções, pois possuem características mais duras e resistentes, entretanto, para penetração e sustentação, é recomendado utilizar os parafusos com bucha. Caso a aplicação seja em paredes de gesso e drywall, por se tratarem de superfícies mais delicadas, são indicados os parafusos com buchas específicas.

 

Já para a madeira, existem diversos tipos de parafusos, porém, os tipos variam de acordo com a superfície e necessidade, como portas e paredes de madeiras que podem ser fixadas com ganhos especiais e possuem uma rosca auto cortante.

 

No caso de móveis de madeira, também é preciso utilizar parafusos específicos, como o soft ou sextavado interno. Alguns tipos de parafusos são classificados de acordo com suas funções, por exemplo, parafusos de pressão, que são fixados através da pressão e parafusos pioneiros, que não possuem cabeça e rosca.

 

Compre os seus parafusos na Completa

 

Agora que você já conhece quais são os principais tipos de parafusos e os modelos corretos, aproveite a oportunidade para conhecer os modelos disponíveis na Completa. Oferecemos produtos de alta qualidade que atenderão com eficiência a demanda da sua loja.

 

Com certeza você ficará satisfeito com o resultado e os seus clientes também receberão materiais com qualidade. Verifique em nosso catálogo todos modelos disponíveis.

 

Lembre-se: investir em bons produtos é a chave para grandes resultados. Compre conosco e evite dores de cabeça com produtos de baixa qualidade e reclamações de clientes. A Completa te oferece o melhor, sempre.

 

Para mais infomações sobre estoque, preços e condições comerciais acesse nossos Termos e Condições

© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024