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Publicado em: 26/02/2021 18:40 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28
O Varejo 4.0 é a mais recente novidade que tem impactado a forma de gestão das empresas e o relacionamento com os clientes. Diferente das versões anteriores, esta nova onda possui ênfase na tecnologia e busca entender profundamente o comportamento do consumidor para promover inesquecíveis experiências de compra.
Você já conhece essa estratégia e sabe como ela funciona no segmento de construção civil?
Aprenda neste artigo todos os detalhes do novo varejo, suas principais ferramentas, vantagens e benefícios.
Antes de descobrir como funciona a nova tendência de mercado varejista, acompanhe abaixo cada uma das versões do varejo e como elas foram evoluindo com o tempo:
Embora esses quatro modelos de varejo tenham surgido em épocas distintas, ainda hoje é possível ver o funcionamento do varejo multiformato. Ou seja, todos esses tipos de varejo podem acontecer ao mesmo tempo. Assim a empresa pode buscar altos volumes de venda, quanto priorizar o relacionamento e conexão com o cliente e, sobretudo, digitalizar a experiência de compra do seu consumidor usando diferentes ferramentas tecnológicas.
Quanto ao termo Varejo 4.0 ele nada mais é do que uma adaptação feita por profissionais de negócios, a partir dos estudos de Philip Kotler. Este, um grande estudioso da área de
marketing, mais conhecido como Kotler, é o principal responsável por muitas das atuais estratégias de negócio usadas pelas empresas, sobretudo para propaganda e vendas.
Baseado nesses estudos, grandes mentores do mercado varejista começaram a perceber uma mudança no comportamento do consumidor, principalmente por conta do crescimento acelerado da tecnologia.
As ferramentas tecnológicas passaram a mediar as relações na sociedade através de suas ferramentas digitais usadas para entretenimento, relacionamento e compra. Assim, cada vez mais, inovadores instrumentos tecnológicos surgiram buscando otimizar a experiência de compra das pessoas.
Essa mudança no comportamento do consumidor gerou tantos impactos que fica difícil listar todas elas. Os principais que merecem maior destaque são:
Esses são os efeitos causados pela tecnologia no mercado varejistas e que consolida o chamado varejo 4.0. Para ter uma noção, em 2020 as vendas online cresceram 47%, segundo a pesquisa realizada pela Ebit | Nielsen em parceria com a Elo.
Agora, quando ouvir o termo vai saber que ele se refere a transformação digital dos últimos anos dentro do mundo varejista.
Além de conhecer o conceito desse universo 4.0, é importante ficar por dentro de alguns termos muito comuns:
Depois dessa explicação, você pode estar se perguntando: “E o segmento da construção civil nessa história, fica como?”
Assim como todos os outros setores, o mercado de construção civil precisa se digitalizar e promover experiências de compra inesquecíveis aos seus consumidores, sem esquecer os pilares das demais versões do varejo: alto volume de vendas, foco no relacionamento, conexão com o consumidor através de valores éticos e vendas centradas em experiências.
Entre as diversas estratégias de varejo 4.0, algumas ferramentas que qualquer lojista pode explorar são:
Customer Relationships Management – CRM: qualquer planilha simples de excel já permite montar um sistema de gestão das informações do consumidor. Não precisa contratar um software avançado para anotar dados como: nome, aniversário, frequência de compra, interesses, entre outros.
Omnichannel: Disponibilize diferentes canais de atendimento e venda para o seu consumidor. Além das tradicionais formas de atendimento, por telefone e contato presencial, deixe à disposição outros meios como o WhatsApp e redes sociais e facilite a comunicação com o público.
E-commerce: Se não puder montar um site para comercializar os produtos, use as redes sociais como forma de divulgação. Publique com frequência conteúdos que vão atrair o consumidor para a compra e se mostre disponível para ajudá-lo na tomada de decisão.
Explorando ao menos essas possibilidades mais simples, os lojistas podem praticar o varejo 4.0 e já ingressar na tendência de mercado que deve ficar por muito tempo. Afinal, enquanto houver avanços tecnológicos, mais possibilidades vão existir para o segmento varejista explorar.
Quer dicas para vender mais?
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