Informe seu estado para receber
as ofertas personalizadas para a sua região.
*A geolocalização do seu navegador está desabilitada! Para que a seleção seja feita automaticamente, acesse as configurações do seu navegador e permita que o site da completa acesse a sua localização.
Publicado em: 25/09/2020 17:33 | Atualizado em: 28/09/2021 15:28
É verdade que nos últimos anos a concorrência entre as empresas no mercado em geral tem crescido bastante. Diversas marcas novas estão ingressando a cada dia, o avanço da tecnologia tem facilitado a criação de novos serviços e produtos, o que tem ativado mais a rivalidade no mundo dos negócios.
No segmento de materiais de construção existem cerca de 150 mil lojas espalhadas pelo Brasil, segundo dados da Associação Nacional de Materiais de Construção (Anamaco). Um número que torna ainda mais intensa a concorrência no setor e exige dos lojistas novas estratégias para conquistar clientes e manter as vendas em crescimento.
Porém, antes de tentar aplicar ideias para atrair clientes, os empresários precisam conhecer mais sobre o mercado, a concorrência da sua região, entender seus diferenciais e traçar ferramentas e estratégias específicas para o seu porte.
Por isso, separamos abaixo algumas informações essenciais para ajudar lojistas a se diferenciarem frente aos concorrentes.
Ao mesmo tempo em que o grande número de concorrentes na sua região demonstra uma ameaça e perda de espaço no mercado, existem oportunidades escondidas que podem ser exploradas pela sua loja para se destacar da concorrência e garantir seu espaço no mercado.
Mas antes, você sabe diferencial uma concorrência direta e indireta? Saber distinguir isso será fundamental para otimizar suas estratégias e focar em ações que vão trazer vantagens competitivas para o seu negócio.
Quando citamos concorrência direta, estamos falando daquelas empresas que se encontram no mesmo segmento que o seu, falam para o mesmo público e comercializam os mesmos produtos e serviços, inclusive com uma variação de preço e negociação parecidos.
Já a concorrência indireta não oferece o mesmo tipo de produto e serviço que a sua empresa, mas foca no mesmo público buscando oferecer produtos de substituição e influenciar na decisão do consumidor que pode optar por soluções alternativas.
Agora que você já sabe os tipos de concorrência, tire um tempo para avaliar o seu negócio e identificar quem são seus concorrentes diretos e indiretos. Para isso, faça uma análise do perfil da concorrência:
Feito isso, chegou a hora de encontrar o seu diferencial em relação aos concorrentes. Escolha ao menos 3 empresas similares à sua e crie uma lista de pontos fortes e pontos fracos, como no exemplo abaixo.
Concorrentes Diretos |
||
Empresas concorrentes |
Pontos Fortes |
Pontos Fracos |
Empresa A: |
||
Empresa B |
||
Empresa C |
|
|
Depois de feito o primeiro levantamento da sua concorrência, agora é hora de descobrir o que possui de diferente para usar como vantagem.
Após a avaliação da concorrência e levantamento de todos os pontos fortes e fracos de cada concorrente, é natural que alguns lojistas se sintam em desvantagem. Afinal, às vezes pode parecer que os concorrentes têm tantos benefícios que é quase impossível superá-los.
Mas isso é um engano!
Existem oportunidades escondidas no meio de tanta concorrência que podem e devem ser bem aproveitadas. Aquilo que é fraco no seu concorrente é sua oportunidade e aquilo que for forte é um alerta para melhorias no seu negócio.
Para descobrir quais são seus diferenciais, avalie sua empresa e liste tudo aquilo que precisa melhorar em relação aos pontos fortes do seu concorrente e o que pode aproveitar das fraquezas dele.
Criamos um exemplo abaixo com uma ampliação da tabela anterior para que verifique como listar suas vantagens frente aos concorrentes.
Concorrentes Diretos |
||||
Empresas concorrentes |
Pontos Fortes |
Melhorias para sua empresa fazer |
Pontos Fracos |
Oportunidades para sua empresa |
Empresa A: |
- Atendimento via WhatsApp.
- Vendedores capacitados para negociação. |
- Criar conta business no WhatsApp
- Aprender novas técnicas de venda.
- Estudar as marcas e diferentes tipos de produtos por categoria. |
- Poucas opções de marcas. - Grupo limitado de fornecedores. |
- Ampliar portfólio de produtos com marcas complementares.
- Construir parcerias com diferentes fornecedores. |
Empresa B: |
- Entrega sem custo adicional.
- Parcelamento sem juros. |
- Reavaliar custos para entregas grátis.
- Criar mais opções de pagamento ou política de desconto. |
- Falta de contato pós-venda |
- Criar planilha de contato dos clientes para pesquisa de satisfação e envio de ofertas futuras. |
Empresa C: |
- Exposição de produtos por categoria.
- Investimento alto em divulgação |
- Montar um espaço dedicado para exposição dos principais produtos.
- Definir orçamento para marketing da sua loja. |
|
|
Ao replicar essa tabela você pode ter nas mãos uma ferramenta bem simples e muito precisa para identificar seus diferenciais e vantagens. Quando ela estiver completa, você vai saber exatamente por onde começar a diferenciar o seu negócio do concorrente.
Além dessa ferramenta, existem algumas técnicas e dicas que já podem ser aplicadas ao seu negócio para que se destaque da concorrência.
Loja
Dados do setor afirmam que do total de vendas realizadas no segmento de materiais de construção, 70% ocorrem no Ponto de Venda. Por isso, é fundamental cuidar da organização da loja.
Atendimento:
Vendas:
Divulgação/Marketing:
Outra vantagem das redes é que são tanto um canal de divulgação, podendo inclusive fazer anúncios, quanto um canal de atendimento ao cliente, onde as pessoas podem tirar dúvidas ou fazer pedidos.
Produtos e Serviços:
Para se destacar da concorrência, os lojistas precisam realizar uma análise profunda das empresas que estão na sua região, avaliar o perfil de clientes de cada uma, verificar seus pontos fortes e fracos e fazer um levantamento dos diferenciais competitivos frente aos concorrentes.
Além disso, é obrigatório estar atento às técnicas básicas para as áreas de atendimento, vendas, divulgação e ponto de venda, sempre mantendo-se informado sobre as mudanças tecnológicas e novidades do setor.
Lembrou de outros lojistas que também precisam se diferenciar no mercado?
Compartilhe este artigo com ele e ajude a espalhar o conteúdo para mais pessoas!
No blog de hoje, vamos discutir os principais elementos de um plano de marketing eficaz e como aplicá-los à sua loja.
No blog de hoje, vamos explorar técnicas e ferramentas que podem ajudar a manter um estoque eficiente, garantindo que sua loja opere de maneira fluida e lucrativa.
Dúvidas? Entre em contato conosco.
PRODUTOS
© Todos os direitos reservados COMPLETA - 2024